Tecnocast 195 – Regras (não ditas) de etiqueta no Zap

As duas coisas que me irritam no Whatsapp são as pessoas que acham que a comunicação é sincrona e as que acham que preciso ficar falando “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”. Os que mandam “oi” ou algo parecido e ficam esperando resposta, nunca recebem ela. Eu ignoro mesmo. Também não sou de ficar cumprimentando toda hora que vou falar alguma coisa (ainda mais se forem pessoas próximas). Pra mim Whatsapp é uma conversa só.

Quanto a receber áudio, não ligo não. Mesmo nas comunicações “walkie talkie” não vejo problema. Também não vejo problema em receber mensagens de trabalho fora do horário. Se for algo que consigo responder, respondo de boa. Se não, falo que vou procurar e só respondo quando vou trabalhar.

Já nos grupos, fora os de amigos e familiares próximos (pai, mãe e irmãos), o resto é tudo silenciado. Se precisam que eu veja algo, que me marquem.

As pessoas
que se comunicam
assim
comigo
ficam sem
resposta.

Me incomoda também quem entra e fala: bom dia, tudo bem? E ficam esperando uma resposta minha. Poxa, fala de uma vez o q quer e eu respondo. Me parece um zelo no q tange à educação, mas q é desnecessário nesses tempos de comunicação escrita online.

3 curtidas

Uma coisa que eu me atento quando preciso enviar áudio é o segunite: eu não quero tomar o tempo da pessoa e gostaria que ela ouvisse meu áudio inteiro (pois existem pessoas que ouvem só a metade…), então quando estou gravando a mensagem de voz, se eu vejo que estou complicando muito, eu cancelo e começo de novo o áudio, resumindo o que eu preciso falar.
Outra coisa que me irrita também é quando a pessoa não quer fazer uma chamada/ligação mas quer ficar conversando por áudio. Aí tem que esperar o áudio dela, ouvir e enviar, e ficar esperando ela ouvir para depois responder… Eu perco muito tempo nisso quando a pessoa quer conversar assim. Sou programador, e isso me atrapalha deveras na concentração que até paro o que estou fazendo só porque a pessoa não quer conversar em tempo real.

2 curtidas

Sobre usar o whatsapp pra trabalho, eu acho um saco quem não se toca e já está te mandando mensagem, ou ligando, até antes de vc começar a trabalhar.
No Teams e Outlook eu setei o horário de trabalho exato, das 7:30 as 16:30, não adianta vir me falar de trabalho depois desse horário pq o celular é pessoal, então eu não me sinto obrigado moralmente à responder do MEU celular depois do horário, até pq banco de horas é mediante aprovação do chefe, então não vou ficar lendo email de graça.

Sobre grupo de família, nunca me colocaram em nenhum. Não sei se existe, se existe, tiveram o bom senso de não me colocar nele, pq ou eu ia brigar como o Mobilon ou eu seria o agente do caos como a Vivi.

Eu saí do grupo da turma da faculdade, só fiquei em um de amigos mesmo, da mesma forma q a Vivi (foda-se a boa convivência, eu quero sair), de magrugada tbm; por sorte na época o wpp ainda estava implementando a função de bloqueio pra adicionar no grupo, e eu sou beta, então bloqueei quem me adicionaria de novo e sigo feliz.

Função que eu queria:
bloquear chamada de wpp tbm, minha mãe me liga pra eu ver uma mensagem; se for importante vc devia apenas ligar.
o botão de chamar do whatsapp ser configurável pra eu ligar do celular, não do wpp

Eu sou como o @lucasbraga. Como trabalho direto com clientes, uso muito ligações de voz ainda e esse tempo de ligações ilimitadas pra qualquer operadora e DDD me ajudaram a economizar pra caramba. Tem coisa q não dá pra resolver por Whatsapp ou e-mail. Uma ligação é mais efetiva.

Bem mais.
O problema é o pessoal q liga por whatsapp ou até teams

Olá a todos, como vão as coisas?

Sobre a questão das notificações ficarem pipocando toda hora no celular, eu instalei um app chamado nCleaner, onde tu configura quais apps ficam “silenciados”, aí, ao invés de puxar pra baixo pra ver as 387 mil notificações, ambas ficam guardadas em uma única notificação. Aí eu separo o final do dia pra ver o que apareceu de importante (95% é coisa fútil) e as notificações mais importantes (WhatsApp, Telegram, SMS e chamadas), deixo ativado. Grupos da família e do bairro eu deixo sempre silenciado.

Mensagens de SMS eu instalei o Pushbullet pra visualizar essas mensagens no PC. Poderia fazer pelo app padrão do Google, Mas resolvi dar essa função pro Signal. Como não tem versão web da mesma, fiz essa integração para o Windows.

Muitas pessoas sentem falta daquele botão de “Chamar a atenção”, que tremia a tela da conversa e tudo mais. Eu uso a função de “Chamada de voz do WhatsApp” como se fosse o “Chamar a atenção” de hoje em dia.

E sobre o que me irrita no WhatsApp é o fato de ser do Facebook, mas aí já é chover no molhado.

Continuem com esse trabalho ótimo que estão fazendo.

Não é que não dá, ate daria, mas aí tomaria um ban do WhatsApp. Aí tu acaba voltando uns vinte anos no tempo pra ligar pra pessoa e mandar SMS.

Não estou em nenhum grupo de WhatsApp. Detesto conversas fúteis, ou brigas acerca de coisas que nenhum dos participantes entram dispostos a mudar de ideia com bons argumentos. Essas brigas constantes, aliás, são como um tiro na cabeça. Ou você morre, ou ficará com sequelas.

Sobre usar o WhatsApp para trabalhar, prefiro mil vezes. Todos o meus clientes (até idosos) já estão educados. Descobri o quanto odiava ligações, ao ver que é perfeitamente possível resolver tudo do meu trabalho, pelo mensageiro. E mesmo porque ali está registrado tudo o que eu disse sobre algo, o que me serve de backup, numa discussão sobre se fiz ou não fiz, expliquei ou não expliquei algo.

O WhatsApp me ajuda muito a colocar o cliente num cercadinho que só envolve o trabalho, resolver o problema e receber o dinheiro (só!!!) . Antes eu conversava muito e criava vínculos desnecessários. Quando isso acontece o cliente começa a se achar seu amigo e imagina que ele é tão especial pra você, que você não precisa e nem deveria cobrá-lo. Acho ideal a forma dos americanos se tratarem em questões de trabalho. Você tem que ser assertivo e afiado. Amizade se faz outra hora.

1 curtida

Vim aqui dizer que a @ViviWerneck não tá doida: desde semana passada, eu acho, meu WhatsApp as mensagens arquivadas foram pro topo, e desde então, quando alguém que está lá manda mensagem, não volta mais pra lista de mensagens, só fica lá escrito “Arquivadas “x””, sendo esse x o número de mensagens sem resposta lá dentro. Pode ser porque meu WhatsApp é beta, não sei se o dela é. Detalhe que não consigo ainda acelerar as mensagens.

1 curtida

O meu fica assim também!!!

1 curtida

Vocês usam Android? @ViviWerneck

1 curtida

Eu sim. Tô no Marshmallow ainda, acho que é por isso que não consigo acelerar os áudios sem apps de terceiros :roll_eyes:

Sim, uso Android. Meu WhatsApp é beta também.

1 curtida

Vocês esqueceram de falar sobre um tema importantíssimo: figurinhas.

Pra mim usá-las é uma arte, e meu namorado domina muito bem, ele tem um acerto vasto de stickers e memes e sabe aplicá-los na hora certa.

Porém minha irmã é o contrário disso, ela faz parte de um grupo de pessoas que NÃO tem limites e abusa de reações, como dá pra ver abaixo.

2 curtidas

Sua irmã ainda ta tranquila, apesar de nenhuma ligação entre elas, são figurinhas tranquilas.

Um amigo só fica enviando sticker de sexo sem nexo no meio da conversa, é simplesmente ridículo.

Vou deixar só isso aqui

4 curtidas

Odeio quem manda o gemidão.