Tecnocast 193 – Uma constelação de internet

Pra quem se interessar no site pra ver os satélites da Starlink que o @mobilon citou em 01:25, encontrei esse site aqui que você coloca as coordenadas e ele mostra quais dias e horários será visível.

4 curtidas

Foi esse mesmo que vi :slight_smile:

2 curtidas

O Rafael citou o fato de que a Starlink terá que cobrir a Terra toda e 70% da superfície terrestre é água, mas isso não é um problema tão grande, pois tem muitos navios circulando e com certeza grande parte deles vão aderir ao Starlink, assim como aviões.
No Marine Traffic e no Flight Radar é possível ver a quantidade enorme de possíveis clientes para a Starlink, sem contar os aviões em solo que não aparecem no radar.
Eu já fiz a reserva da Starlink, mas acho que vou acabar pedindo o dinheiro de volta, pois a internet via rádio aqui da fazenda melhorou bastante no último mês, embora ainda esteja longe de ser tão boa quanto o que a Starlink promete, o custo dessa via rádio é menor. Acho até que algumas empresas de internet vão acabar comprando antenas da Starlink e distribuindo um ponto entre várias fazendas via rádio pra diluir o custo.

1 curtida

Gente, o custo mensal da internet via satélite não está caro não. Pensem com a seguinte lógica: quanto você pagaria para ter internet hoje?

Tem pessoas que se mudam de casa/apartamento só para ter acesso a internet mais rápida, agora pense numa pessoa/vilarejo que não tem nenhum acesso a rede? Qual o valor disso para essas pessoas?

Meus pais moram na fazenda e não pega nem sinal de celular lá, eles precisam pegar o carro e andar 15km para chegar num ponto onde podem ligar. Imaginem o quanto isso é horrível nesse mundo pandêmico que estamos vivendo?

Até pouco tempo atrás a única alternativa era instalar uma antena gigante e contratar via satélite. Custo: R$ 30.000 + R$ 600 por mês. Fiquem tranquilos, já estou vendo para tentar colocar internet para os velhos, mas é isso a vida fora dos centros é complicada demais.

1 curtida

Se eles contratarem a Starlink e dividirem com algumas fazendas próximas, distribuindo internet para essas fazendas via rádio, dá pra ficar com um custo bem em conta. Mesmo que os 99 dólares seja convertido para 900 reais, dividir isso entre 4 fazendas já fica um valor aceitável.

Boa ideia, mas acho que obstáculos e grandes distâncias impediriam isso.

E esse tal de copo e caneca Stanley que o @LucasBraga citou hein, mais alguém tem algum relato? Há tempos que tenho pensando em comprar uma caneca térmica.

Aqui no sítio dos meus pais fiz pequena estrutura com dois rádios Intelbras e um modem da Elsys pra ter internet 4G com plano da Claro, 120GB de franquia por R$120, com velocidade até que estável de uns 45mbps.

A Starlink seria um grande avanço pra fugir da franquia. O ping é até semelhante ao que já tenho. Agora o que pesa é o valor, não sei se pagaria mais de R$200 pra usar, mesmo com franquia, o que tenho hoje me atende bem, as vezes tenho que policiar nos downloads e baixar um pouco a resolução dos vídeos mas não estaria disposto a pagar muito mais pra tirar essas limitações.

Nem na conversão mais ponderada, esse valor seria viável. Estamos falando de algo por volta dos 800, fora o equipamento que deve sair por volta de 4 mil. Amenos que a Starlink queira ganhar margem de mercado e queime dinheiro no início, para ter o atrativo dos preços similares a internet via satélite convencional.

Pessoal, excelente Tecnocast como sempre. Eu estou um pouco atrasado mas gostaria de dar os meus pitacos sobre o assunto do Starlink.

  1. A Velocidade da Luz é de 300 mil quilômetros por segundo NO VÁCUO. Na fibra ótica, a velocidade é 1/3 disso. E para radio-difusão, a atmosfera da terra não interfere na velocidade. O que significa que, dependendo do caso, pode ser mais rápido ir do ponto A ao ponto B usando um satélite a 350 km de altura do que fazer o mesmo trajeto usando fibra ótica. Isso se torna especialmente vantajoso em distâncias maiores (como entre continentes, por exemplo).

  2. O preço do kit do Starlink atualmente é de 500 dólares, mas vocês estão esquecendo que o Starlink ainda está em BETA. O mantra do Elon Musk é “produção em escala”. Ele conseguiu baratear os satélites ao extremo porque ele produz eles em escala. Ele está colocando 60 satélites a cada 9 dias atualmente. Os satélites são muito mais baratos do que os geoestacionários. O mesmo vai acontecer com os kits em terra. Quando ele conseguir escalar a fabricação desses kits, a tendência é que o preço deles caia bastante.

  3. As antenas do Starlink são “mecanizadas”, mas a ideia é que elas não precisem ser. Eles usam uma tecnologia chamada Phased Array, e a ideia deles é que a antena, em breve, não tenha partes móveis, o que vai permitir que: A) o custo seja muito menor, e B) permita a instalação de terminais móveis (em barcos, aviões, trailers recreativos, caminhões, carros, etc). Já existe uma antena fixa em testes em um dos protótipos do Starship (o foguete novo que eles estão desenvolvendo).

  4. A velocidade atual é de mais ou menos 100 MBPS, mas a rede foi pensada para “vários Gigabits por segundo”, não tem ainda pois ainda faltam muitos satélites para lançar. Lembre-se que a ideia deles é colocar 42 mil satélites em órbita. Hoje, há pouco mais de 1000.

  5. Com relação aos obstáculos… Isso acontece com qualquer tipo de comunicação via satélite. O mínimo que você tem que ter é visão desimpedida do céu. Uma forma de evitar que uma árvore bloqueie o sinal é simplesmente colocando a antena longe da árvore, ou em algum mastro mais alto do que ela. Com o aumento progressivo no número de satélites, esse problema deve se tornar ainda menor.

Eu recomendo alguns vídeos interessantes sobre isso:

Esse fala sobre a tecnologia, antenas, latência, e sobre a estratégia da SpaceX ter entrado neste mercado.

Este outro aqui fala sobre a parte econômica, e dá detalhes sobre os custos (estimados) de cada satélite, lançamento, infraestrutura, e o lucro projetado para a Starlink dependendo de quantos assinantes eles conseguirem.

De fato, isso faz sentido. Só pelo que vi (não lembro onde), esse valor de US$500 que estão cobrando não cobre os custos, que a Starlink/SpaceX ainda sim teria prejuízo de US$1000 por kit. Mesmo quando baratear, eles provavelmente venderão no prejuízo pra compensar nas mensalidades.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.