Tecnocast 191 – No cookies for you

Nada relacionado, mas, o nome do meu cachorro (Floki) nunca foi tao mencionado num podcast! :joy:

2 curtidas

Infelizmente, o mais importante de tudo isso de FLoC, FLAC e ALAC não foi dito:

Eu vou parar de receber propaganda de produtos que já adquiri? :joy: :joy: :joy:

PS: FLoC me lembra FORTEMENTE nome de uma marca fictícia de biscoitos. :joy:

~FLoC, os biscoito mais crocantes do Brasil!~ HAHAHAHAHAHA

1 curtida

Só vim dizer que contrariando a opinião do participantes a tradução do cookie deveria ser bolacha e não biscoito. :stuck_out_tongue_winking_eye:

1 curtida

Pra mim essa coisa de biscoito ou bolacha é igual jacuzzi. Toda jacuzzi é uma banheira, mas nem toda banheira é uma jacuzzi.

Então: Todo biscoito foi uma bolacha, mas nem toda bolacha será um biscoito. E o que determina isso pra mim são os ingredientes e o modo de preparo.

Mas voltando ao tema do podcast. Esse inferno que é esses pop ups e banners para confirmar e prosseguir, não vão ter fim, até surgir uma padronização.

Talvez criarem um consórcio, que unam todos (ou mais relevantes) browsers e OSs, similar ao movimento de acessórios de casa inteligente. Porque enquanto essa permissão for por site, você não tem controle algum na verdade, o instinto é apenas se livrar daquela notificação.

Penso que se essas diretrizes viessem dos browsers e OSs, poderia ser oferecido de imediato uma tela de configuração, envolvendo tudo relacionado a anúncios (privacidade também) e aí ficaria a critério do usuário decidir qual configuração ele quer adotar para aquela máquina que está logado e se essa máquina deveria ser tratada como um usuário identificável ou apenas ser adicionada a uma rede de outras máquinas com configurações semelhantes, tirando o caráter de indivíduo único.

Isso resolveria boa parte dos problemas. Uma configuração que desse essa flexibilidade e colocasse na mão do usuário o destino sobre seus hábitos de uso e como ele gostaria que fossem tratados.

Não vejo problemas em publicidade direcionada, acho ótimo na verdade. Só que hoje esse modelo é falho por tentar prever o que o usuário quer e o mesmo não ter controle. Se eu pudesse dizer para o OS/browser minhas preferências e ele aplicasse isso por toda parte, pra mim seria a experiência perfeita. Porque aí entra o que falei acima desse painel de configuração. Quando se tem essa transparência e proatividade do usuário em gerenciar os dados e como estão sendo tratados, fica uma relação mais honesta.

Não precisa acabar com a publicidade direcionada, mas ela precisa deixar de ser feita como é hoje.

Divagando um pouco… Esse passo que a Apple deu, é só o começo e imagino que ao longo dos anos ele será refinado para ganhar essa granularidade que mencionei. Porém só irá para frente se for algo de mercado e não só da Apple.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.