Tecnocast 177 – O grande vazamento de dados do Brasil

Originally published at: Tecnocast 177 – O grande vazamento de dados do Brasil – Antivírus e Segurança – Tecnoblog

Sempre quando vejo essas notícias de vazamentos fico bastante preocupado com informações que não podem ser trocadas, como a biometria. Me admiro hoje não existir nenhuma lei que imponha algumas restrições quanto ao uso de dados biométricos e eu fico bem incomodado com isso.

Hoje pedem a minha biometria para absolutamente tudo! Desde conta em banco, até trabalho, faculdade, celular etc. O problema é que não confio nenhum pouco nesses servidores onde são armazenadas essas informações e, para piorar, no caso de uma empresa onde você trabalha, por exemplo, ou fornece sua digital ou está fora (imagine um funcionário indo contra o patrão que implementou um sistema de ponto digital que utiliza biometria?).

E então entramos naquela questão: Se uma empresa com focos em dados digitais, como é o Serasa, poderia deixar vazar tantas informações sigilosas, imagine um mercado com foco em comida e que, por acaso, tem um sistema biométrico para funcionários com os equipamentos mais baratos que devem existir.

Tem o contrário né. Querem passar uma lei para entregarmos nossa biometria na mão de uma rede social, junto ao nosso C P F. O próprio Facebook já tem diversos históricos de vazamentos e quebra de privacidade, imagina com uma lei obrigando a entregar esses dados para diversas empresas, sem o mínimo preparo jurídicos, tendo em vista cenários como essa de agora.

Espero realmente que o que aconteceu, seja punido com o mais alto rigor, e que este caso se torne o exemplo a ser lembrado.

Só sei que depois dessa “brincadeira”, os golpes não só vão aumentar como vão ficar bem mais sofisticados.

Será um loooongo 2021…

A arte da capa ficou ótima, mas eu gostava mais do estilo das artes do Leandro Massai.

A gente também gostava do estilo anterior, mas estava na hora de dar uma repaginada. Estávamos usando ilustradores desde 2014

2 curtidas

Pelos dados disponíveis neste vazamento de dados, acredito que não sejam só da serasa experian, mas que hajam dados de órgãos governamentais. Nesse caso, chutaria que vazaram dados também da receita federal por conter impostos e situação de pagamento.

Sobre a questão de ter uma instituição pública manter os dados de scores de crédito, vejo isso como uma péssima opção. Quanto mais centralizadas as informações, maior o inpacto de um vazamento e maior o desejo de invadí-la. No caso americano, nem todos os cidadãos de lá estavam no sistema da empresa em questão, mas em sistemas de outras empresas que provavelmente têm uma segurança maior. Além disso, pelo histórico de governos como o próprio governo americano, vira e mexe algum hacker consegue invadir sistemas governamentais.

No Brasil, considero que um dos causadores desse grande vazamento foi justamente ter colocado todos os brasileiros nos cadastro positivo e no serasa experian. Isso permitiu o acesso a dados de toda a população e quanto maior o volume de dados e informações, e quanto mais centralizados os dados, maior o ganho com uma invasão.

Estava ouvindo o tecnocast 177 e me lembrei de um ocorrido com app do Serasa que tenho em meu celular, deve ter uns 6 meses fui nele verificar minha pontuação foi ai que percebi que ela estava caindo já tinha vários meses seguidos, 22 pontos aqui, 10 ali mais 14 outro mês, como quase nunca olhava o app ai fui olhar o histórico dele, acredito que é algum problema no bot ou o que gerencia o app que constava que eu dividia as faturas do meu cartão de credito, uso cartão de credito tem mais de 15 anos mas não centralizo meu dinheiro todo em um banco, ai sempre pagava um valor x por um banco e o restando em outro banco e para o app eu estava parcelando as faturas e minha pontuação caindo, com isso agora com o pix não tenho mais que pagar Ted ou fazer um boleto e esperar para fazer a transferência para as carteiras que utilizo ai pago a fatura de 1x. Obrigado a todos, vlw

Olá turma do TB essa é minha primeira participação nos comentários do Tecnocast, sempre ouço vc´s qnd estou dirigindo a caminho do trabalho ou qnd faço minhas caminhadas onde marco o tempo do tecnocast para me inteirar das novidades e me exercitar, então TB tbm é saúde…rs!
Quanto ao vazamento desses dados, isso nos leva a crer que a privacidade sempre foi pública e que nossas informações são cada vez mais mineradas para nos direcionar e tendenciar à um estilo de vida favorável aos interesses privados ou estatais. Aproveito para deixar aquela pulga atrás da orelha: “Quais corporações já compraram ou tiveram acesso a estes dados?”.
Por muitas vezes colocamos nossos dados de maneira indiscriminada em sem saber o alcance deles.
Falando em alcance, as instituições governamentais já estão se movimentando para reduzir o estrago que na minha opinião ainda está por vir.
Aqui em Brasília, o DETRAN já está solicitando autenticação em todos os documentos relacionados a compra de um veículo. Ela deve ser por autenticidade e não mais por semelhança. Isso é uma triste tentativa de evitar o colapso do sistema que passou a pouco por uma mudança digital, onde a CNH e outros papeis moeda foram substituídos
pela emissão digital.
Finalizo deixando um agradecimento especial a toda equipe do TB pq graças a vc sempre fiz boas escolhas na compra de eletrônicos.
Grande abraço!

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.