Tecnocast 169 – Velozes e Silenciosos

Originally published at: Tecnocast 169 – Velozes e Silenciosos – Computador – Tecnoblog

Meu notebook não estava nada silencioso, é um Dell 15R de 2014 e o cooler estava fazendo muito barulho, decidi trocar e agora não ouço quase nenhum ruído. Eu deveria ter trocado logo, é uma peça tão barata.

Será que com o Mac OS sendo todo renderizado em ARM e em processador próprio, os hackintoshs tendem a acabar?
Com certeza é algo que ainda vai demorar, essa migração de X86 para ARM ainda tem muito chão pela frente, mas é possível que o hackintosh venha a ficar mais difícil e inviável.

Sempre vai ter alguém para dar um jeito de fazer acontecer. Se vai ser satisfatório e usável, difícil dizer. De qualquer forma, intel será suportada por décadas a fio. Ainda temos Macs de 2013 sendo atualizados, até chegar ao fim os recém lançados em 2020, tem estrada.

Como disse o colega, acredito que ainda não vai acabar justamente porque os Macs Intel continuam sendo suportados, então pelo menos por mais uns 5 anos a Apple ainda vai oferecer versões x86 do macOS. Porém, no futuro, talvez fique mais complicado mesmo. Até hoje a gente nunca viu alguém rodar iOS em outro dispositivo, e acredito que acontecerá algo assim no Mac também.

Pois é.
E considerando que agora a Apple está produzindo tanto o processador quanto o SO, vai ser muito mais fácil colocar algum tipo de trava pra impedir que o MacOS inicie em outro hardware.
E se bem implementada, pode inviabilizar um hackintosh.

Vai ser interessante acompanhar. Prefiro usar a máquina original, mas acho interessante acompanhar todo processo de tentativa e erro. Não sei como se desdobrará, a própria Apple ja disse que o Mac continua o Mac, agora o que isso representa, é bem vago.

Acho que falam isso mais pela questão de funcionalidade. O que permite a existência do Hackintosh é não apenas o processador x86, como também o hardware de terceiros. Os Macs usam GPUs da Intel/AMD/Nvidia, além de RAM, placa de rede e outros componentes de terceiros que também podem ser encontrados em PCs.

No dia em que o macOS suportar apenas o Apple Silicon, isso também implica em suportar apenas a CPU, GPU, memória e outros componentes projetados pela Apple que não existem em nenhum outro lugar. Um exemplo é que os Macs com M1 não aceitam mais eGPUs Thunderbolt.

Além disso, o macOS Big Sur (e os Macs com M1) têm mais restrições relacionadas a instalação de kexts modificados no sistema. Tudo isso vai dificultar bastante o processo a partir de agora (pode não ser impossível, mas…).

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.