Tecnocast 163 – Alexa, cadê minha casa inteligente?

Originally published at: Tecnocast 163 – Alexa, cadê minha casa inteligente? – Inteligência Artificial – Tecnoblog

1 curtida

Não ouvi o episódio ainda, mas eu acho bem desnecessários esses smart speakers. Eu só passo raiva com esses assistentes pessoais, pois eles só respondem comandos básicos, as vezes não entendem o que falo e sempre que tento dar um comando um pouco mais avançado para testar a inteligência do assistente, eles falham miseravelmente.

Acabei de testar com o Google Assistente algumas perguntas mais elaboradas sobre coisas que o Google domina, como o clima e informações sobre um local, mas ele falhou. Exemplos:

  • Quando foi a última vez que choveu?
  • Qual foi a temperatura de ontem?
  • Quando irá chover? (ela poderia dizer que não tem previsão de chuva nos próximos dias, mas não soube dizer isso)
  • Até que horas fica aberto o restaurante X?

Eu nunca abro o Assistente quando vou fazer uma busca, sempre abro o app do Google e escrevo o que quero pesquisar, pois o Assistente muitas vezes não me traz o resultado esperado e é menos completo que o app Google.
Se no celular já acho limitado, não vou comprar um smart speaker, só iria me servir de caixinha de som. E para controlar a casa conectada, não acho que um smart speaker seria relevante, eu usaria o próprio celular mesmo.

1 curtida

Entrei rapidamente aqui só pra falar que: eu, como entusiasta de casa conectada (inteligente é uma palavra que ainda não cabe :joy:), digo que o Mobilon tá certo.

#corre


Adendo: o cara falou que tinham empresas que integravam todas essas soluções wifi, Zigbee e etc., mas ou não existen mais ou migraram o modelo de negócios.

Errado: Samsung SmartThings e Homebridge estão aí pra isso. :man_shrugging:

Ah, e agora vai ter dispositivos com Bluetooth.

Coisas penduradas no roteador vão dar problema E são mais lentas principalmente se considerar sensores de segurança.

Eles entram mais em modo de suspensão pra economizar bateria, e ainda tem que reativar o chip wifi, enviar a informação pro servidor (sim, não é local e poucos tem essa opção), pra DEPOIS fazer o que precisa ser feito. Coloca ai uns 10s em média. :man_shrugging:

Eu sou do time Mobilon. Além dos argumentos custos vs benefícios dele, eu me incomodo com a falta de naturalidade das assistentes. Uso muito a google assistente para ações com o celular no bolso enquanto pratico atividades físicas e muitas vezes ela não me entende bem, e sou forçado a falar de uma forma não natural para que ela entenda. Sonho com um futuro que a indústria siga o caminho da visão da Apple e quando tivermos celulares androids intermediários com co-processadores neurais de pelo menos 512 núcleos para processar localmente minha interação com ele, quem sabe eu venha a aderir a casa conectada. Já demos início com o a14 bionic de 16 núcleos neurais. Basta os androids começarem a incluir. (OBS: Antes que contra-argumentem criticando, esse exemplo é um marco aleatorio que coloquei para representar, não como pré-requisito para uma interação por voz natural e fluida)

1 curtida

Eu estou no time dos early adopters (mais ou menos). Como adoro música, já fui para uma JBL Link e, de fato, o que eu mais uso do Google Assistente é comando para lâmpada e pedir músicas. Mas, ainda assim, eu prefiro já ter essa tecnologia, mesmo que ela faça pouca coisa, ainda, e ir me atualizando aos poucos. Ainda sonho com a cortina que se abre sozinha.
E, mesmo não tenho 22 dispositivos conectados em casa (longe disso), meu roteador também não anda sendo suficiente, não… Hora de uma rede mesh, pelo visto!
No mais, gostei muito do episódio! Parabéns!

Ainda não escutei o episódio, vou tentar ouvir essa semana (estou curioso), mas vou deixar minha impressão sobre esses dispositivos: não devem ser superestimados. Criamos uma expectativa de que eles serão quase um robô inteligente na nossa casa e isso até pode vir a ser um dia. Comprei o Echo (ainda nem existia a versão português) para ter uma caixa de som com algo mais e experimentar essas funcionalidades. Nós ainda somos beta-testers dessa tecnologia que já ajuda(automatiza) bastante, mas deve ser melhor ainda no futuro.

1 curtida

Tb não tive tempo pra escutar o episódio.
Mas vendo os comentários, tb acho que esses assistentes ainda são muito artificiais e tendem a evoluir muito ainda.

Pessoal, queremos muito a participação dos ouvintes no programa, mas a gente não tem como levar pra Caixa Postal os comentários de quem começa com “ainda não ouvi o episódio, mas…”

Não sejam comentadores de título, por favor. :slight_smile:

4 curtidas

Bom, consegui ouvir no carro, enquanto voltava pra casa.

Eu tenho a mesma opinião q vc…acho esses assistentes ainda um tanto incipientes.
Eu não tenho (ainda) casa conectada, então para mim seria só uma caixa de som cara.
E, concordo, certas coisas é mais fácil vc mesmo fazer, como acender uma luz, do q dar um comando de voz (q pode não ser entendido completamente) e ainda aguardar a ação feita pelo sistema da Amazon.

Sei que existem mais de 200 comandos diferentes q vc pode dar para o Echo, mas tirando os básicos como timer ou alarme pra acordar, além do tocar a playlist ABC XYZ, ainda prefiro a forma manual de fazer as coisas, seja consultando o smartphone, ou acendendo a luz eu mesmo.

A coisa vai ficar legal qd a IOT estiver mais difundida e o próprio sistema chamar os bombeiros se sua casa pegar fogo, ou chamar o SAMU se sua mãe desmaiar.
Posso pensar em 1001 utilidades, mas a latência vai ter q diminuir bastante e a IA também vai ter q se desenvolver mais, para deixar a coisa mais natural.

1 curtida

Talvez eu seja um dos poucos a comentar que adora essas coisas de casa conectada por aqui, tenho tampadas, adaptadores de tomadas e adoro dar um comando “alexa, ligue a sala” e ja ver a tv, ventilador e luz ligarem, a alexa controla ate a tv, posso falar pra ela (mude par chromecast e funciona!). Uso bastante essas configurações que fazem mais de uma função, o ruim por aqui fica no preço, que é um tanto salgado

Pergunta clássica, para vocês qual vale mais a pena, Assistente ou Alexa?

Ouvi somente ontem este episódio (estou atrasado com meus episódios, tentando botar em dia minha lista de podcasts haha), e concordo com o Mobilon.

Desde o começo do surgimento dessas assistentes pessoais, sempre fiquei com o pé atrás com relação à real utilidade delas. Eu mesmo ganhei um Google Home em 2017, durante uma viagem que eu fiz, e ao chegar por aqui, instalei ele usei por um dia para perguntar algumas coisas à assistente e, na semana seguinte, já foi pra caixa, de onde não saiu mais até então.

Não vejo muita utilidade principalmente porque as ações que poderia fazer com a assistente eu poderia fazer (de forma muito mais rápida e precisa) dando alguns toques no celular.

Um tempo atrás eu fiquei olhando o Echo Show, devido à tela que o aparelho possui, e cogitei comprar um. Mas seria só mesmo para torrar dinheiro e ter um despertador bonitinho com previsão de tempo na tela, e que poderia servir de porta-retratos digital também. Diante disso, preferi poupar um pouco e não comprar, porque sei que seria algo que não usaria.

Até mesmo no celular (Android), não uso nem o Google Assistente e nem a Bixby, para nenhuma ação. Outro ponto que me incomoda nessas assistentes é o fato que a gente tem que falar o que quer em voz alta. Ninguém que esteja em casa precisa ficar sabendo o que eu vou fazer, sou muito mais de digitar (ou, como disse, dar alguns toques e fazer o que realmente preciso fazer).

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.