Tecnocast 137 – Para ouvir, insira o código de verificação

Originally published at: https://tecnoblog.net/329583/tecnocast-137-para-ouvir-insira-o-codigo-de-verificacao/

Eu presenciei um caso curioso.
Em dezembro, tive meu celular roubado. Fui na delegacia e enquanto eu esperava apareceu um cara falando que “clonaram o número dele”, mas a real é que ele informou o código de verificação para um desconhecido.
Semanas depois, voltei lá para buscar o BO, estava ele lá de novo. Desta vez, realmente pegaram o número dele.
Que azar da porra.

2 curtidas

Putz, é muito azar mesmo. Mas eu fiquei consternado quando você disse que teve que esperar semanas para receber o BO, é sério isso?

Não é só titularidade que é falha não.
Há uns anos, tive que retificar o número de documento (RG) na minha CNH.
Levei um xerox da identidade no Detran, o atendente trocou no sistema, mas não me exigiu nada, só o original da identidade pra conferir.

Por outro lado, estamos tão acostumados com burocracia no Brasil, que quando algo sai rápido, nós estranhamos.

Eu era cliente do serviço SERASA Antifraude, mas este ano não renovei o plano porque vi que tem um número de telefone associado ao meu perfil. Só que cancelei o referido telefone em 2018. Este telefone está associado ao endereço do município “A” só que hoje moro no município “B”. Já solicitei várias vezes a atualização dos meus dados cadastrais, mas a Serasa ignorou. Quero saber o que a Serasa fará quando a LGPD entrar em vigor. Fica o meu alerta para os novos clientes não sofram o que venho sofrendo com a Serasa. Em relação à operadoras de Telecomunicações basta lembrar o caso da Vaza Jato onde os meliantes exploraram uma vulnerabilidade no sistema de caixa postal dos celulares.

Assaltos usando maquininhas de cartão não são tão incomuns. Tenho um amigo que sofreu meio que um sequestro relâmpago enquanto andava em São Paulo, os ladrões o obrigaram a passar vários cartões de débito e crédito, e óbvio, conseguiram efetuar as compras. Logo após ser liberado procurou uma delegacia pra abrir boletim de ocorrência e avisar os bancos. Não conseguiu reaver o dinheiro ou o cancelamento das compras em alguns e segue com processo aberto contra os bancos.

Eu assinei o Serasa Antifraude em 2017 na assinatura mental, quando cancelei eles continuaram cobrando.

Já tive meus dois cartões clonados no mesmo dia. Estava chegando em casa. No cartão BB, recebi o aviso de uma compra de R$ 37 efetuada, no nubank, recebi 3 avisos de tentativas de compras. Bloqueie os dois…

1 curtida

O Cadastro Pré citado realmente é muito falho. No meu caso ele encontra dois números ativos, um na Oi e outro na Claro. Liguei na Claro, informei o ocorrido e não existe nenhuma linha com meu CPF. Fiz a mesma ligação em dois dias diferentes e em ambos o retorno era o mesmo, não há nada no seu CPF. Não sei em quem acreditar.

Olá me chamo Felipe Antonio tenho 17 anos e vim deixar duas histórias que se encontra no mesmo contexto desse podcast 137 para ouvir ínsira o código de verificação .
Á primeira história aconteceu no ano passado com meu amigo Wesley , no caso ele estava vendendo umas coisas na OLX agora no momento não lembro ao certo o que dele estava vendendo , mas ele deixou o contato do Whatsapp na descrição do anúncio , aí foi á isca para o golpe , aconteceu o seguinte , o golpista pegou o número que ele deixou na descrição do anúncio abriu o Whatsapp colocou o número em um celular e em outro celular ele começou á falar com esse meu amigo Wesley , até que uma hora ele falou se tinha chegado algum SMS relacionando são Whatsapp e se tinha chegado qual era o código que apareceu , aí ele leigo como era falou e o Whatsapp dele saiu na hora do celular dele . Aí nesse meio período eu vi que o contato dele passou á ter á foto da OLX eu apenas ignorei , mas uma meia hora depois ele chegou no WhatsApp da mãe dele desesperado por que ele não conseguia mais utilizar o WhatsApp e que o contato estava mandando mensagens com links duvidosos no grupo da família e mandou uma suposta mensagem de sequestro pedindo dinheiro para á tia dele . Aí acalmei o Wesley e expliquei que o número dele foi clonado e estava sendo utilizado para aplicar golpes e expliquei que seria melhor ele trocar de número por que o cara ativou á verificação de duas etapas , então impossível usar o Whatsapp , tanto pelo o que o cara podia fazer com aquele número , visto que estava com á foto da OLX no perfil então provalmente deveria ser passar por um vendedor e aplicar golpes no meu entendimento aí ele pegou um novo número .
E com isso concluo que esses golpes acontece por que o pessoal não tem ideia de que isso pode acontecer e tbm por confiar de mais nós outros , algum que não deveria acontecer pois estamos no Brasil , e o brasileiro no geral é bem leigo á questão de segurança virtual , então deveria realmente como disse no podcast o Whatsapp deveria deixar em negrito que não se deve passar o código do whatsapp .
Ah e atualmente esse número não tem mais Whatsapp tenho o número até hoje e atualmente apenas aparece para convidar ao WhatsApp.

Á próxima história também é dele Wesley ,na ocasião ele queria formatar o celular aí eu disse que seria uma boa , pois o moto g5 dele estava á mais de um ano sem formatar e que seria bom para melhorar á fluidez e fazer uma limpeza geral no celular , aí antes de dele formatar eu falei para ele salvar todas ás senhas , ok ele fez isso aí formatou , mas ele esquecer de um detalhe que ele tinha colocado verificação de duas etapas e uma das etapas estava em receber um SMS que estava no número antigo que ele tinha da história á cima aonde foi roubado o número aí ele não conseguia mais entra na conta do Google , aí eu tentei recupera pela minha conta falando para o Google que era minha aí perguntaram á data que foi criada e mais umas coisas e depois de um tempo eles mandaria um e-mail , aí nesse tempo ele foi para operadora dele com o chip do número antigo , chegou lá falou que precisava ativar o número antigo por causa que precisava receber um SMS na operadora , á operadora perguntou o que ele iria fazer , ele falou receber um SMS para entrar na conta Google , á operadora ativou recebeu o SMS e desligou á linha e ele recuperou á conta Google fácil fácil , ele não precisou comprovar que o número era dele antigamente , nem precisou do CPF apenas chegou com um chip que poderia ser de qualquer número visto que os chips não tem o número escrito nele , perdiu para ativar e ativou fez o que queria e aí depois de pronto desligaram á linha , como no caso do meu amigo tudo bem o número era realmente dele e ele realmente tava precisando para ativar á conta Google mas poderia ter sido qualquer pessoa na ocasião , poderia ter mentido falando que precisava do número para um SMS do Google , Facebook , Whatsapp, twitter ou o que mais seja e ter o SMS sem precisar comprovar que ele era o dono do número e depois de logado o cara poderia fazer o que quiser , então em questão de segurança nossas operadoras estão realmente bem fraca , abrindo brechas aonde pessoas de má intensões pode explora e usar ao seu favor

Obrigado por mais um podcast :slight_smile:

1 curtida

só para acrescentar sobre os cartões com contactless, ou aproximação, ele tem mais serventia na minha opinião para transporte público, no metrô aqui do rio de janeiro, basta aproximar o cartão da catraca e ela libera, isentando assim de ter que comprar o ticket da passagem, isso sim é um ganho significativo do que só evitar de enfiar o cartão na maquinha. (também ta disponível no trem do rio em alguns ônibus de são paulo)

tenho observado também que o contactless não funciona em supermercados, mesmo que a maquinha indica o simbolo de aproximação.

Se não me engano, não basta a máquina de cartão suportar NFC (pelo ícone de aproximação), a função tem que estar habilitada também. Eu só consigo pagar por aproximação nas máquinas em que aparece “insira, aproxime ou passe o cartão”, nessas sempre funciona pagar pelo Google Pay.

Rapaz, isso foi um processo.
Quando cheguei lá, já tinha uma senhora de idade reclamando que não tinha chegado nada no e-mail dela sobre o BO dela. Aí já liguei o sinal de alerta.

Depois de passar a tarde inteira lá (sim, cheguei no Video Show e saí em Malhação), perguntei o prazo para enviarem pro email. Não cumpriram. Liguei pra lá. Deram outro prazo. Não cumpriram. Aí se repetiu outras 2 vezes se não me engano. E nisso eles me perguntando se já verifiquei meu email. E olha que às vezes não atendiam e eu tive que ir várias vezes lá, foi como peguei o BO e encontrei o cara de novo lá.
Uma coisa de dezembro, só consegui pegar no meio de janeiro, se não me engano.

E eu precisava do BO, porque eu tinha direito ao seguro da Mastercard e não podia deixar passar. Cheguei a faltar prova e atrasar pra aulas importantes.

1 curtida

Eis a polícia no Brasil, a mesma que soluciona apenas 8% dos casos de homicídio. Eu só tive experiência ruim nas vezes em que precisei fazer BO, o descaso dos servidores da Polícia Civil do meu estado é absurdo, deixaram uma péssima impressão.

1 curtida

Olá Pessoal, estava ouvindo o TecnoCast 137 e indignado! Infelizmente caí no golpe do whatsapp com a história do SemParar, no dia 16/03 estava voltando do litoral norte e ao passar pelo pedágio usando o meu SemParar recebi uma ligação com o atendente falando o meu nome e sobrenome, modelo do carro e placa dizendo a hora e o pedágio que eu tinha passado e disse que havia sido cobrado em duplicidade e que precisaria iniciar os procedimentos para estorno de tal cobrança. Eu disse que estava dirigindo e que conversava depois, ele sempre muito educado disse que seria rápido e pediu para que eu apenas enviasse o código que havia chegado por SMS, (cabe dizer aqui que sempre tomei cuidado com senhas, mas como ele havia me passado os dados do meu carro e sabia minha localização usando o SemParar tinha conseguido desarmar minhas defesas), eu acabei fornecendo o código e ele me segurou na linha por 20 minutos até que eu desliguei, encostei o carro e fui verificar, constatei que o SMS era do Whatsapp, ali já tinha percebido que tinham tomado conta da minha conta e enviaram mensagens para meus contatos pedindo dinheiro.

O que me deixa indignado é que eu fui pesquisar sobre o golpe e tá rolando desde o início do ano e a resposta da empresa responsável pelo SemParar é padrão, dizendo que não fornece os dados dos usuários, mas eu me pergunto, como conseguiram saber onde eu estava?!

Detalhe: o suposto atendente pediu que eu falasse 6 números para alterar a senha do SemParar e eu na minha inocência falei o número do meu PIN, no dia seguinte solicitei o código para poder habilitar o app no meu celular e desconectar o golpista, estou aguardando os 7 dias de inatividade para poder voltar a acessar sem a necessidade do PIN.

Um amigo passou recentemente por esse problema de clonagem de whatsapp. É super complicado pra reaver a conta. Deveria haver uma forma de entrar em contato com o suporte deles de forma mais rápida.

Isso é bastante preocupante… o BO era pra ser válido justamente pra não ter que pagar as cobranças.

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.