Técnico de informática que chantageou cliente com fotos íntimas é condenado

“Nesse caso pode ser possível criar uma conta de administrador separada com configurações limitadas. Dessa forma a revisão consegue acesso ao dispositivo, mas os arquivos pessoais permanecem com outro nome de usuário”, conta Viviane Cardial, da Info Preta, assistência que oferece serviços para mulheres negras e pessoas de baixa renda.

Medida totalmente inocula. Isso só vai dar uma falsa sensação de segurança ao usuário.
O ideal é procurar alguém de confiança mesmo, com recomendações de colegas e conhecidos.

6 curtidas

Como se senha de administrador fosse ajudar, Tira o HD SSD se não tiver com o Bitlocker ativado, vai ler tudo.

Se for linux, da para sacar senha de root com acesso físico

Se for MACBOOK com SSD soldado e com senha ai complica mas da para acessar tb .

1 curtida

Particularmente nunca achei ninguém que eu confiasse e que fizesse um serviço que considero aceitável, sinceramente não vou entrar na discursão de piratear o Windows, tenho medo até de que ativador muitos usam, mas por vezes vejo gente ainda instalando como se fosse a era do Windows XP, socando Ccleaner, algum programa para rodar ISO, antivirus qualquer, winrar mesmo quando temos soluções gratuitas, pacote pirata do Office e adobe pra ler PDF.

Particularmente acho tudo isso descartável, inclusive o próprio Windows, maioria das pessoas só usam pra atividades básicas que não sentem diferença alguma indo para soluções gratuitas.
Pelo menos minha experiencia em instalar Linux no PC da minha vó foi bem positiva para ambos os lados, mais fácil para eu gerenciar e ficou mais rápido o PC que tem recursos limitados, e a curva de aprendizado foi bem rápida, coisa de 10min para mostrar que era basicamente a mesma coisa.

Eu morreria de fome se fosse viver disso, ia ser chato pra k#t com cliente pedindo software pirata, e olha que até defendo a pirataria em vários casos, mas ganhar dinheiro com isso é osso.

concordo, principalmente quando o Windows faz o favor de não ter criptografia por padrão ativada.

2 curtidas

Esses tempos precisei trocar a tela do note e tirei o ssd antes de mandar pro técnico. :slightly_smiling_face:

É realmente uma situação muito complicada para os clientes. O ideal é cada um saber formatar o seu próprio computador e só mandar para a assistência para troca de peças.
Eu mesmo só mando celular para a assistência depois de resetar o aparelho, quando retorna eu adiciono minha conta novamente.

Isso daí é um bandido disfarçado de técnico

1 curtida

O BitLocker é ativado por padrão desde o Windows 8.1 se o PC atender todos os requisitos do Modern Standby:

• UEFI com inicialização segura ativada
  • Módulo TPM disponível e ativo
  • Unidade de boot é um SSD
  • Pentes de memória RAM são soldados
  • Refrigeração passiva durante os modos de suspensão
1 curtida

Essa eu não sabia, mas isso vale mesmo pra versão Home? Que embora não possui BitLocker, possui aquele outro tipo de criptografia. Pelo menos esse requisito de ter um SSD mata a possibilidade do pessoal leigo que tive contato ter ativado por padrão, só vejo HD nos dispositivos que usam, os outros requisitos são mais fáceis.

Esse “outro tipo” é… o próprio BitLocker, mas com outro nome. Na versão Home e derivadas ele não é customizável, só pode ser ativado no disco de boot e o módulo TPM é obrigatório, caso contrário a página de criptografia do dispositivo nem mesmo é exibida no app Configurações.

Nas edições Pro, Enterprise e derivadas, você consegue ligar o BitLocker em qualquer disco, configurar a criptografia mesmo sem um módulo TPM (precisa ligar uma política de grupo) e tem mais opções de gerenciamento da chave de criptografia…

1 curtida

Alguns requisitos são bem difíceis de atender e assim a maioria dos computadores não ativará por padrão.

Faltou pedir um dinossauro e um nobel da paz como requisitos.

1 curtida

Colocar senha no usuário é inútil e dá falsa sensação de segurança. Com acesso físico ao aparelho, dificilmente o malfeitor não conseguirá acessar o conteúdo, a não ser que seja tudo criptografado.