Técnico acessa fotos de ex-desenvolvedora e é pego em análise minuciosa

Por isso todos os meus devices possuem uma conta, sem privilégios de administrador e sem senha para que qualquer um possa usar mesmo em caso de roubo. Assim eu nunca preciso fornecer a minha senha a ninguém.

1 curtida

O duro é que isso deve ser recorrente, se o cara fosse investigado, com certeza achariam bastante material.

5 curtidas

certeza, o cara deve ter um bom armazenamento de arquivos deste tipo.

Agora, esperar o cara compartilhar para a policia fazer algo é de doer, depois que o estrago tiver feito na vida dela, correr atrás do cara depois disso é menor que pode acontecer.

@victorssantos isso não adianta também não, o certo é levar sem hd/ssd.

2 curtidas

Quando tive problema no painel do meu Dell o reparo foi feito em casa.
Situação complicada essa em todos os sentidos.

Você só se protege desses bandidos se o HD/SSD estiver criptografado com BitLocker, VeraCrypt ou LUKS (Linux)

Falta de conhecimento de muita gente. Pra troca de tela não é necessário dar a senha do computador. Nenhum driver precisa ser instalado para a tela funcionar.
Já tive que mandar meu note pro conserto mas antes eu ativei a conta de Convidado, pro caso de precisar testar o sistema, numa outra oportunidade o técnico pediu minha senha, após ele ter trocado o modem. Tb não dei a senha e disse que eu faria os testes de conexão qdo chegasse em casa.

Eu tenho uma conta visitante, minha maquina Macbook e MacMini, possuem SSD Soldado, e criptografamos pelo FileVault.

senhas somente Biometria e gerenciadas pelo 1Password, diferente da senha da máquina *user e senha de root.

O problema que a maioria das maquinas agora vem soldado na placa mãe, Pelo menos isso ajuda.

“analise-minuciosa” :roll_eyes:

Oloco! Vi esse caso no Twitter e achei massa on Tecnoblog dando visibilidade ao caso.

6 curtidas

Bom, é assim que a justiça funciona. Só dá pra prender o cara se de fato ele cometer o ato

Ao contrário, ainda são poucos notebooks que veem hd/ssd soldado da placa. Somente a linha premium, ultra fina ou a Apple que faz.
Porém, a tendência é que deve aumentar. E vai ser um problema. Pc/note tem que ter criptografia padrão, não da para ficar sem não. O problema é que segurança digital é quase nada na população.

@Matheus_Motta pelo que está na notícia, já tem condição da policia ir atrás, porque ter a senha não significa que você pode pegar arquivos dos outros sem autorização, logo é furto ou apropriação indébita, a última é que apresenta ser.

Senão me engano a polícia tem que fazer perícia pra ela poder usar como prova no tribunal. Agora é com ela isso

1 curtida

Necessário não é, mas é comum o cara pedir para ele testar principalmente a webcam e a antena do wi-fi que ficam na tela como também é bom validar o trackpad e o teclado, e se o cara tiver na má intenção e a máquina não tiver com o disco criptografado ele ainda vai conseguir acessar seus arquivos (usando um o Ubuntu em pendrive por exemplo)

Na boa, pode ser preconceito meu, mas um prestador de serviço que se comunica com seus clientes com “tcharam!”, “meu anjo” (como já ví em outros casos), emojis, etc, não é um profissional pra ser levado a serio.

2 curtidas

Parabéns ao Tecnoblog por dar a devida visibilidade ao caso.

Enfim… Todo cuidado é pouco com assistência técnica. Prefiro fazer em casa. Claro que uma troca de tela é um trabalho mais complicado do que trocar um HD ou botar um pente de memória, e nem todo mundo tem paciência para isso. Mas… Taí. O risco existe, e fotos íntimas são apenas parte do problema.

2 curtidas

Para fazer prova não. Polícia não tem a exclusividade.
Mas é a polícia é quem tem mais agilidade e amplitude na coleta das provas, em tese pelo menos.

Muito legal o tema abordado aqui no Tecnoblog, contudo, como advogado, discordo totalmente da análise feita tanto pelo policial como pela advogada especialista entrevistada. Houve uma alteração legislativa em 27 de maio deste mesmo ano, feita pela Lei. 14.155 que modificou o tipo penal do crime de invasão de dispositivo informático.

Resumindo em poucas palavras — até porque a Lei muda vários pontos do Código Penal e mais outro do Código de Processo Penal — a nova Lei retirou a necessidade de que a invasão devesse ocorrer mediante violação indevida de mecanismo de segurança, ou seja, mesmo que a vítima forneça a senha do dispositivo informático e com isso o criminoso obtenha o acesso a dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do usuário do dispositivo, o crime resta consumado.

Recomendo que a vítima busque um advogado para que faça sua defesa técnica nesse caso, até porque o prazo de 6 meses eplicitado no texto é real, passado esse prazo ocorrerá a decadência do direito.

6 curtidas

Na verdade se ela tiver provas suficiente eu processaria no civil e pediria danos morais tanto do cara quanto da empresa responsável.

já que o criminal precisa comprovar efetivamente o crime, no civil basta comprovar o ato, dano e nexo e pronto.