Táxi substituindo o Uber, novamente?

Eu não gosto de dirigir, detesto e evito ao máximo. Diante disso, sempre opto por usar os apps de transporte.

Porém de um tempo pra cá, Uber e 99 tem tornando-se inviável de utilizar, cancelamentos seguidos um do outro e normalmente após um bom tempo de espera, em quase todos os casos, o motorista já estava em uma corrida e quando ele termina, ao invés de começar a minha, simplesmente cancela, já cheguei a ficar 30 minutos tentando uma corrida.

Normalmente, são viagens entre 8km a 12km e esse cenário que cito é para o Uber Black ou 99 Comfort, nunca usei o UberX e 99POP.

Antes que relacionem com minha nota, tenho 4.93 no Uber e temos algumas matérias que abordam essa minha reclamação.

Desde então tenho priorizado o táxi, todas as viagens são atendidas e o preço é o mesmo do Uber Black, as vezes sai até mais barato, já que usam o corredor de ônibus e acaba fazendo com que o taxímetro sai por valor menor do que o estimado.

Vejo que muita gente também tem reclamado de cenários similares, como tem sido a experiência da comunidade? Acreditam que o Táxi vai acabar substituindo aquele que um dia surgiu para resolver o problema com o táxi?

10 curtidas

Minhas rotas pra compromissos são de no máximo 5km.
Sempre pego Uber X mesmo e foram pouquíssimos cancelamentos.

Costumo pegar táxi qd chego em Congonhas, pq a diferença pro Uber é tão pequena, que ganho tempo com o táxi já parado na saída do terminal do q ficar esperando o Uber chegar.

Fora compromissos, faço muita coisa a pé ou de metrô. Na pandemia, passei a usar mais o carro, até prefiro - não uso mais meramente pelo custo (gasolina, estacionamento, etc.).

Fato é q o Uber e a 99 estão sucateando demais os motoristas. Mas como é algo de altíssima rotatividade, sempre vai ter alguém pra trabalhar pra eles, até descobrir q paga pra trabalhar.

11 curtidas

Eu entendo que esteja ocorrendo o sucateamento do UberX e 99Pop, mas já não concordo com a modalidade Black, pois como citei, sai praticamente o mesmo valor do Táxi.

A Uber e 99 não agem de boa fé com o motorista, o motorista não age de boa fé com o passageiro e o passageiro paga o pato.

Diante disso, acabo vendo o cenário que é o passageiro voltando para o táxi e quem perde é a Uber, 99 e o motorista.

6 curtidas

Na minha cidade preciso esperar apenas 2 ou 3 minutos e os cancelamentos foram mínimos.

4 curtidas

Esse é um ponto interessante, acredito que não seja em todos os lugares. Tenho visto muita reclamação e, inclusive, várias matérias sobre isso. Mas não tenho visto abordarem quais as cidades que tem sofrido mais com esse cenário.

2 curtidas

O que os motoristas me dizem é q eles recebem uma prévia da rota (não a rota exata), como, por exemplo - corrida acima de XX km. Aí eles acabam escolhendo quem vai fazer uma rota maior. Mas acredito que eles tenham limites de cancelamentos.

É exatamente a mesma coisa que os taxistas fazem - muitos escolhem rotas maiores, como para aeroportos. Já tive uma breve discussão com um taxista (muito antes de existir Uber). Ele não quis fazer a corrida, pq era relativamente curta.

Como pegava táxi sempre no mesmo ponto, numa oportunidade depois qd ele veio me oferecer a corrida, eu dei preferência pro colega dele, q estava logo atrás.

Entendo perfeitamente as condições de trabalho. Mas se a pessoa aceita fazer o trabalho, não deve ficar escolhendo (aguardando a enxurrada de Ubers e taxistas reclamando de mim).

12 curtidas

É estratégia dos motoristas para aumentar o preço das corridas

8 curtidas

Já pensou se a caixa do supermercado escolhesse quem atender?

Como você disse, entendo o ônus da profissão. Mas todas tem e não podemos usar como desculpa para prestar mal o serviço ou descontar no cliente.

Se não estamos contente com a profissão sempre podemos mudar, ou protestar contra a empresa a qual você presta serviço.

PS: Na verdade, pela lei, não se pode negar a prestação de serviço. É que normalmente, não estamos dispostos a entrar na justiça contra quem toma essa atitude e acabamos apenas por sairmos irritados com a má experiência.

7 curtidas

Ao menos pra mim, não tem tido diferença, e no taxi eu não preciso carregar as compras, o taxista para aonde eu quero, não tenho que ficar esperando chegar e ainda percebo bem mais vontade, os Ubers ultimamente tem passado a ideia de que estão ali por obrigação, estranhamente tenho usado mais taxi que Uber e sempre preferi os apps

7 curtidas

Uber e 99 estão uma tristeza… Faço um percurso diário de 20km ida e 20km volta, e passo por uns três ou quatro cancelamentos pra alguém aceitar… Acabo substituindo pela bicicleta elétrica sempre que não está chovendo.

10 curtidas

Eu acredito que isso só vá ser solucionado com um novo player do mercado, que tenha uma melhor remuneração para os motoristas e ao mesmo tempo, regras mais rígidas quanto a prestação de serviço.

Enquanto isso, os Táxis, como o outro colega citou aqui, tem oferecido uma experiência melhor. Atendendo as corridas sem cancelamentos e longas esperas.

Lembrando que antes do Uber e 99, o serviço de Táxi estava bem precário, eles aprenderam a lição e inverteram o jogo.

Eu priorizava o Uber e 99 por poder fazer tudo do app, chamar e pagar por ali. Agora que os Taxistas também oferecem tal recurso, sendo o taxímetro contabilizado pelo próprio App e já cobrando da sua conta Paypal, eu diria, que existe uma grande possibilidade desses apps perderem espaço a médio prazo (Lembrando que a Uber só apresenta prejuízo ano após ano).

8 curtidas

Por conta da pandemia, as raras vezes que preciso ir ao escritório a empresa paga a corrida, mas é só pelo Uber. Pelo próprio app tenho a opção de fazer o pedido em nome da empresa.
18 horas na Vila Olímpia está quase impossível conseguir um carro, são inúmeros cancelamentos, fica pulando de um motorista pra outro e cheguei a esperar mais de 30 minutos. Devido a esses inúmeros cancelamentos, o departamento da empresa responsável por isso aceitou que pedíssemos Uber Black, ele tem menos cancelamentos. Geralmente eu aguardo o Uber VIP cancelar 6 vezes e aí solicito um Black, no Black tenho no máximo 3 cancelamentos.

3 curtidas

Não tem a ver com sua nota nem nada. O problema é que combustível, manutenção e aquisição ou aluguel dos veículos subiram muito e Uber/99 e afins se fizeram de desentendidas e não aumentaram as tarifas.

Assim os motoristas estão precisando ficar mais criteriosos se quiserem ganhar alguma coisa. A maioria das corridas não estão valendo a pena.

8 curtidas

Nos últimos meses o serviço do Uber piorou muito. Mês passado mesmo fiquei quase 30 min tentando pegar um Uber na saída de um shopping e uns 5 motoristas aceitaram e cancelaram a corrida. Muitos agora aceitam a corrida, enviam mensagem perguntando qual é o destino (algo que o Uber diz que não é permitido) e cancelam logo assim que você responde.

Outra coisa que atrapalha são motoristas que aceitam a corrida e ficam parados esperando você cancelar. Não sei se eles recebem aquela taxa de cancelamento, mas é o que parece.

Não acredito que nada disso seja relacionado à nota do Uber, pois a minha também está em 4,94 e ouço relatos parecidos de várias outras pessoas.

4 curtidas

Vocês que passaram a usar mais táxis, estão usando os apps da 99 e da Uber mesmo ou algum outro (principalmente em SP/Capital)?

2 curtidas

O app da 99 eu parei de usar pq ele não me deixa cadastrar o cartão de crédito e o suporte está se lixando pra isso. Pedem pra escanear o cartão no próprio app pra ele ler os números.
Mas…

  1. Só uso cartão virtual nesse tipo de app;
  2. Mesmo meu cartão físico não tem números mais, portanto, não adianta escanear.

Portanto, tenho usado apenas o Uber. Táxi eu só pego do aeroporto de Congonhas pra casa, por achar mais prático e rápido.

4 curtidas

Deve ter 1 mês mais ou menos q teve uma greve de trens aqui em sp, vim até a estação mais próxima do trabalho e ia pegar um 99 ou Uber.
99 sequer achava motoristas, quando dava sinal q ia aceitar o motorista provavelmente já cancelava.
Uber eu chamei uns 3-4, ou aceitava e ficava parado (não sei se por falha do gps ou de sacanagem) ou eles mesmos cancelavam.
Ultimamente uber e 99 pra mim são questões puramente emergenciais, não está dando pra contar com eles para situações que exigem pressa ou pontualidade.

4 curtidas

Também estou tendo uma má experiência com Uber.
(Só uso por necessidade, não possuo carro, e ônibus na Pandemia tô fora)

Agora existe a categoria “promo” que é pra você ficar igual um idiota, pois não acha motorista ou se acha estão a mais de 9km de distância e cancelam (Curitiba).

As categorias mais caras do Uber estão demorando muito pra achar um motorista, parece que tem metade ou menos dos motoristas de antes.
E o serviço prestado está decadente (higiêne do veículo, estado físico do veículo,etc) já peguei 2 ubers esse ano que não possuíam cinto de segurança, pra ter ideia.

Já disse aqui que não vejo futuro para esses apps, eles pegaram fama no começo tomando um baita “prejuízo” pra agradar os motoristas e usuários, e assim que ganharam terreno, mostraram suas garras.

Pagando mal o motorista e prestando um péssimo atendimento ao consumidor.

4 curtidas

Eu estou usando a própria 99, porém apenas a opção Taxi Top, que seria o equivalente ao Uber Black. Mas estou cogitando começar a testar o Ame Drive que é uma parceria com a Wappa. Porém, usando com Táxi, a 99 vem me atendendo bem.

3 curtidas

Já tentou usar o Paypal com a sua conta 99? Eu não coloco cartão direto, também não. Conecto com o Paypal que tem meu cartão virtual.

4 curtidas