Excelente episódio! Como Engenheiro de Software, tenho utilizado bastante as IAs para algumas tarefas repetitivas e chatas como: resumir documentações, verificações de testes de software desenvolvidos e outras sugestões de melhorias de código. Já utilizei o Copilot Pro, Google Gemini Advanced e Chat GPT Pro. É incrível como as ferramentas da OpenIA e Microsoft estão à frente da Google tanto na qualidade das respostas geradas como nos códigos que elas geram. Acredito que fazer uma aplicação completa e complexa ainda demorará a ser possível através da IA, mas, acredito que scripts, planilhas e apps android mais simples possam ser desenvolvidos por IAs nos próximos anos.
Olá pessoal. Primeiramente episódio e discussões sensacionais. Eu sou Dev Web/Front há 1 ano e 7 meses. Foi a LLM da OpenAI que me salvou no meu estágio; quando o Dev do meu time responsável por me monitorar não tinha tempo, lá ia eu esgotar minhas requests no Chat kkkkk, até chegava o ponto de precisar ficar trocando de contas várias vezes por dia. Ganhei o apelido aqui de DevGPT kkkkk.
Hoje tenho um fluxo de trabalho bem mais produtivo usando IAs, pois meu conhecimento evoluiu e sei questionar praticamente tudo que recebo de resposta do Chat. Também Tenho no meu Notion Templates de Prompts que agilizam demais montar minhas perguntas de forma extremamente precisas. Eu sempre falo para os Devs aqui que um prompt feito com carinho e pensado no tamanho do contexto da LLM pode demorar, mas diversas vezes gera resultado satisfatório até de primeira tentativa (lindo quando isso acontece).
Fazendo uma relação com o episódio e falando da criação de softwares, eu mesmo já criei várias “mini apps” aqui para mim no Windows, para tarefas bem específicas, somente criando SCRIPS para rodar no Shell, e tudo graças ao CharGPT. Sem contar como no começo dos meus estudos da programação, criava várias WEB Apps para monitorar meus exercícios físicos.
Um abraçoooooo!
Muito legal ver o caso de alguém usando IA como escada e não como muleta.