Excelente trabalho da polícia! Deve ter mais alguém envolvido… que todos sejam presos!
Ah vá… Só 15k BRL para “facilitar” um roubo dessa magnitude? Conta outra…
O que transpira dessa notícia é que qualquer funcionário insatisfeito ou mal-intencionado da empresa pode acessar o sistema e desviar dinheiro, desde que não sejam milhões de uma vez. A única coisa que alertou foi o valor muito grande.
Interessante, não foi um phishing, o infeliz literalmente instalou uma backdoor. Mas ele recebeu só 15k? Algo errado não está certo. Ou ele foi inocente demais achando que iriam pescar só alguns trocados, ou foi algo maior (ameaça?)
Independente disso, o sujeito tinha acesso tão privilegiado assim as contas reservas?
Acredite, tem gente que faria por menos.
Por que você tá cobrando uma matéria sobre política num site de tecnologia? Que eu saiba, os desvios não envolveram nenhum ataque hacker ou coisa que seja motivo de pauta por aqui.
Infelizmente nem todos os acessos podem ser restritos por questões de manutenção e suporte. Se eu proibir todo mundo de acessar o banco de dados ou algo mais crítico, a operação para se der algum pau ali.
A única forma de mitigar esse risco é garantir que pouquíssimas pessoas com cargos mais senior tenham esse tipo de acesso, e que ele seja devidamente autorizado, logado e monitorado de forma tempestiva. Provavelmente foi isso que falhou no controle de acesso da CMSW.
Tá muito mal explicado, o próprio sistema impediria movimentações vultuosas mesmo vindo de um login com acesso restrito à contas reservas; coisa que pelo que se vê era possível com a senha dele. As rotinas de uso dele seriam capturadas e comparadas em tempo real… Tudo que se faz dentro desses sistemas PRECISAM de confirmação, e estas confirmações vêm de um nível de gerência superior. Se há 270 milhões em uma conta aguardando transferência, o GOLPE NÃO É NADA NOVO.
Me pagando 10k e um BigMac, fazia também. ahahahahahahahaha
Sim, ainda bem mal explicado. Mas tenho a impressão pelos relatos que a quadrilha elaborou uma forma de fazer milhares de transferências pequenas para tentar não chamar a atenção. Vamos ver o que sai das investigações.
Certeza que recebeu R$ 15mil para aparecer nos registros da investigação, que teve pagamento, para dificultar rastreamento (“Ele teria trocado de celular a cada 15 dias para evitar que fosse rastreado.”), os milhões foram em bitcoin, em chave física para dificulta rastreamento. Deve ter gastado meses para implantar cada etapa, além que exploram uma falha de segurança, juntando tudo, fica fácil sobrescrever os privilégios de acesso, de dentro para fora e não de fora pra dentro, o famoso cavalo de troia.
Ele poderia ser um funcionário mal pago, que tem chefes horríveis.
Terceirizado normalmente é isso, mal pago e chefes ruins!
Gastou os 15 mil só trocando de celular a cada 15 dias