Suposto subaproveitamento do OTG!

A tecnologia OTG existe há tempos entre nós, mas provavelmente é pouco aproveitado! Não entendo o porquê(pode ser porque inexiste modo desktop nativamente nos smartphones)! Ele transforma o aparelho no microcomputador, pois suporta pen drive, mouse, teclado etc! Para aproveitá-los melhor ao mesmo tempo, deve comprar o hub USB! Quem usa?? Independente da resposta positiva ou negativa, gentilmente, deixem as respostas neste tópico!

raramente uso já que sempre tenho um PC por perto, mas tenho um hub usb com cabo micro usb e otg para emergências, já me serviu pra mexer num celular que o touch estragou.

Talvez em alguns anos com os celulares mais potentes vejamos soluções para substituir o desktop, celular médio ainda não da conta do recado.

1 curtida

Bem, já temos alguns smartphones topo de gama com 16GB RAM, a exemplo do S20 Ultra e Red Magic 5G(que eu saiba)! Daria para conectar caixa de som no OTG via Hub??

faz mais sentido o som pelo bluetooth. Não sei se um hub otg suporta som, imagino que não.

2 curtidas

É isso! Som via Bluetooth faz mais sentido, pois a partir do 4.2 houvera certa melhora na latência entre os equipamentos em geral!

Eu nunca usei, mas realmente, o wireless e nuvem tornam desnecessário para maior parte dos usos, acho que mais para convergência de desktop mesmo, usar o cel com um monitor, mouse e teclado, mas tirando monitor o Bluetooth atende os outros dispositivos de interface atualmente. Mas comercialmente, smartphones integrados com impressoras, scanners de barra, RFID, ainda tenham um bom uso.

1 curtida

Também com o Bluetooth 5.0 tornou um mundo wireless nos PCs e smartphones mais possível!! Falta muito, porém, a latência está razoável!! Mudança real será com o 5.2— suporta LE Audio, conectando múltiplos produtos gastando pouca energia!! Lamento pelo USB OTG ser tão pouco usado!

1 curtida

A questão está nos softwares e na experiência de uso, sendo Android ou iOS não consigo por exemplo utilizar softwares ou sdk’s para programar, acredito que os usuários que tem esse tipo de necessidade vão diretamente para o PC quando precisam utilizar telcado/mouse e os demais, mesmo que esses periféricos ajudassem em alguns momentos, no uso geral do dia a dia não precisam e conseguem se virar bem somente com a tela do smartphone.

1 curtida

Encontrei essa lib que promete facilitar a comunicação usb Android:

Mas talvez as fabricantes tenham que compilar o Android para usar recursos mais avançados, já no IOS deve ser mais restrito.

2 curtidas

E esta compilação custaria cara às fabricantes?? Poderia vir nessa tendência porque suspeitamente o USB OTG é subaproveitado! Tecnologia inventada desde 2001 pensada no futuro dos dispositivos e ser supostamente negligenciada considera-se frustante!! “Ah, temos Bluetooth”! “Talvez gastaria bateria rapidamente”! Difícil…

Oi Rodrigo, então, o projeto Android é código aberto, assim não é preciso pagar nada para usar, contanto que não inclua os serviços da Google, o que inclui a loja de Apps.

Por isso que a Huawei não é impedida de lançar aparelhos Android.

Mas para usar os serviços da Google tem que se associar com ela e com isso recebe atualizações mas tem que cumprir algumas regras, eu acho, mas não tenho certeza, que essa associação tem um custo sim.

Outro ponto, compilar o Android leva um tempão mesmo que vovê tenha uma boa máquina, então não é tão simples.

Por exemplo, uma empresa que quer criar um aparelho específico para algum uso comercial, industrial pode usar o Android e modificar seus componentes, acessar recursos de hardware da forma que precisar, se não usar Apis do Google nem precisa de autorização.

Para o mercado de smartphones parece que não há demanda para o uso do OTG. Bom, a função está disponível em alguns aparelhos, mas apenas usos mais específicos exigem drivers e desenvolvimento complementar.

2 curtidas

Um exemplo de dispositivo que usa esse recurso e inclusive estou procurando uma, é camera 360. Conecta na usbc ou micro usb do smartphone. Como a Huawei Envizion 360.

1 curtida

Neste caso, procurará usar um Hub USB???

E quando houver futuramente modo desktop, seja nativo ou paralelo, possibilitará o incremento na utilização do USB OTG?? Nota: tem um app que transforma seu smartphone no PC portátil nomeado Google Desktop Remote! Disponível na Play Store!! Como o Android nativamente inexiste essa opção, eis a resposta feita por terceiros!

1 curtida

Se o aparelho possui controladora usb e alimentação, suporta OTG e já permite adicionar um hub para expandir o uso da porta para periféricos (teclado/mouse). Para saída de vídeo é necessário MHL ou driver de vídeo específico. Mas pode transmitir o vídeo por streaming wifi (miracast/chromecast) se tiver suporte, só que fica com delay, assim é meio chato usar como um desktop.

Existem apps que transformam o Android em “visão desktop” como é o caso do Sentio, mas é uma camada por cima do Android (gambiarra), um launcher.

O Samsung Dex é algo mais elaborado e proprietário da Samsung, uma modificação no Sistema Operacional que possibilita controlar as tarefas e exibir a interface nesse modo.

Assim, generalizando, é possível fazer uma gambiarra para transformar o smartphone em um desktop usando OTG e esse apps, mas não vai ficar legal.

Primeiro o aparelho tem que suportar MHL (para não ter tanto delay) e OTG(conectar periféricos - mas bluetooth resolve tb), depois o software não é feito para isso, as modificações no Android para se ter um modo desktop eficaz são maiores do que esses Apps(da Palystore) são capazes de proporcionar, mas talvez já venha de fábrica nas próximas versões do Android Nativo.

1 curtida

Esse App apenas permite você acessar um PC com Chrome no Android. É um cliente de acesso remoto, mas não transforma o Android em Desktop. Não sei se foi essa a dúvida, mas, se vc usar um teclado e mouse bluetooh e acessar um terminal remoto, pode usar o Android como thin-client, vai haver um delay de conexão e um pc sempre ligado para acessar remotamente, mas dá sim.

1 curtida

Ops, foi mal pelo erro!! Tinha um app chamado Flow Desktop Laucher, tentei encontrá-lo na Play Store, entretanto, sem sucesso!! Peço desculpa por errar!!

1 curtida

Imagina, deu pra entender sim :slight_smile:

1 curtida

Ok. Já usou o OTG alguma vez??

Com interfaces(teclado,mouse): não, só usei bluetooth. Para emprestar energia para carregar outro cel: sim, algumas vezes. Uma vez num smartphone de um colega meu para conectar um pendrive e transferir arquivo com adaptador.

1 curtida