Sugestões de suporte para celular

Fala pessoal!

Tenho de ministrar aulas pelo Microsoft Teams/Google Meet/Zoom e pretendo usar a câmera do celular, em vez da câmera nativa do notebook - como sabem, a câmera do Odyssey 2 tem resolução baixa.

Quero comprar um suporte para celular e peço ajuda na escolha. Parece algo simples de ser feito, mas não tem sido, porque quero um item durável, leve (mobilidade), com muitas possibilidades de posicionamentos e com o máximo de estabilidade. Diante destas características, o que me sugerem?

Duravel? Só aquele tripés de marca conhecida, mas aí tem a questão do preço… Até quanto tu pretende gastar?

Acredito que até R$ 1 mil.

Ai tem os tripés da Manfrotto. Ex.: Manfrotto Compact Light… só que tu precisaria de um adaptador pra celular (dá para comprar um daqueles tripés de 5 reais para celular para aproveitar o adaptador, acho)
Também tem o mini tripé da Manfrotto, o Pixi Smart.

2 curtidas

Com mil reais de orçamento, abre-se inúmeras possibilidades.

  1. Tripé de mesa: existe o Manfrotto mini, o Gorillapod ou o Foto pro Ufo. Particularmente prefiro esses dois últimos, pela flexibilidade.

  2. Tripé de chão: qualquer tripé simples do Mercado Livre te atende. O que garante a estabilidade deste tipo de equipamento não é apenas ele, mas sim o peso que você adiciona. Todo tripé bom vai ter um eixo central com um gancho para adicionar um saco de peso.


Particularmente, neste caso eu optaria pelas opções 3 e 4 em conjunto:

  1. Webcam da Logitech (se não me engano, existe o Review de uma no Tecnoblog mesmo): Qualidade de imagem boa, não vai “comprometer” o uso do celular e ainda permite usar o compartilhamento de tela, que não é possível/viável no celular.
  2. Ring light, softbox ou luminária led: Uma coisa que muita gente não entende é que a qualidade de imagem está diretamente ligada à quantidade de luz na cena. Este item eu recomendo independente de qualquer outra solução acima, pois melhorará substancialmente a imagem transmitida.
3 curtidas

Eu pessoalmente não gosto muito desses com perna flexivel à longo prazo porque eles geralmente usam um pedaço de metal para tal… e com o tempo esse metal vai perdendo a flexibilidade e acaba se partindo… mas sim, eles são mais flexiveis.

Tu já pegou tripé Weifeng da vida? São uma desgraça… Mesmo com gancho, eles não prestam. O pé desliza mesmo se tu colocar pouco peso para estabilizar. E dependendo de quanto peso tu coloca, as pernas entortam… (nem falo de muito peso, falo de 2~3kg…)
Sem contar que vai sair 1/3 do Manfrotto básico. (quebrando duas vezes, já deu o preço do Manfrotto)

Essas duas ultimas opções são interessantes.

Ring light nem é tão caro, o médio tava 140 numa loja do centro de Curitiba… mas a webcam Logitech mais decente já estoura o orçamento sozinha. (Tem a C922, mas ai teria de economizar no tripé e no resto)

Edit: Lembrei de uma coisa: muitos ring lights tem slot para tu colocar uma camera. (Ai tu só precisaria de um adaptador para celular caso não incluso. Tu pode tentar comprar um daqueles tripés descartáveis de 5 reais com o adaptador só pelo adaptador. Mas é capaz de vir junto.)
Claro que o tripé dos ring lights não será um manfrotto da vida, mas…

Edit2: A webcam do Odissey 2 é 720p… não considero uma resolução tão baixa, dependendo da qualidade da imagem, até deve dar para usar sim. (Não consegui encontrar amostra da qualidade da imagem… então nem idéia)

1 curtida

Sim, mas infelizmente isso é uma característica do produto. Se não ficar dobrando a todo momento, a durabilidade aumenta.

Me expressei um pouco mal. Não é pegar o mais simples/barato possível, apenas que não precisa do ultra top power pra segurar apenas um celular, um tripé de chão mediano atende sem problemas. A própria Manfrotto tem um de fibra de carbono, extremamente dobrável, mas supera o orçamento e é como matar uma formiga com tiro de canhão.

A webcam C922 parece que está em média 500-600,00, sobra 400,00 pro tripé+ring (ou um softbox com bocal pra lâmpadas E27).

1 curtida

Ah sim, a desgraça que eu me refiro é essa: TRIPÉ WEIFENG WT-3770 - ALUMÍNIO | TRIPÉS | lojaportssar - lojaportssar

Pow, não é pra comprar o tripé mais caro da Manfrotto. hahaha
O MT055CXPRO4 já custa uns 1200 dólares e nem é o mais caro. (Ps.: Esse ai tem 185cm e suporta 9KG… é outro nivel completamente.)

Da ultima vez que eu olhei, o Compact Light custava 475~500 reais.
Claro que é um dos simples da marca, mas ainda sim bem parrudo e sobra dinheiro pra ring light sem tripé e adaptador.

Pelo que lembro, a C922 tem uma qualidade de imagem aceitável, mas só. Dá para usar, mas provavelmente o celular da pessoa já tenha uma qualidade melhor. (acredito que a pessoa, pelo orçamento e modelo do notebook, tenha um smartphone mais highend, que costumam ter uma camera melhor)

Não entendi a relação entre usar o smartphone como webcam e não poder compartilhar a tela do notebook no Zoom/Teams.

Se você usar o smartphone como webcam tudo bem. Mas se usar o programa direto no celular, você ainda precisará logar no notebook também, mais um trabalho, só isso.

1 curtida

Acho que dá para usar esse app: DroidCam - https://www.dev47apps.com

@xavier e @Keaton conhecem este modelo SUPER TRIPÉ - GSHIELD https://bit.ly/34NJCuD

Me parece ser uma cópia do Manfrotto Pix Mini. Já que você quer uma solução robusta, eu não apostaria na cópia não.
Mas eu não posso falar nada dele especificamente, pois não conheço.

Entendi seu ponto. Mas pelo que captei do post inicial a ideia é usar o Smartphone como webcam mesmo.

1 curtida

Como já foi mencionado, é uma cópia do Pixi Mini. Cópias não costumam ser duráveis… e custa metade do original… quebrando uma vez, já tá no prejuizo.

Ah, não gostei muito da garantia que esse produto oferece. 3 meses (garantia MINIMA exigida por lei e nada mais)
Ps.: garantia co-participativa = tu paga uma parte para substituir/arrumar, Muito provavelmente o custo integral de produção do produto…

1 curtida

Para conhecimento: a câmera do Notebook Samsung Odyssey 2 é sofrível. Tem resolução VGA e foi a pior que vi na última década. Certamente usarei o aplicativo DroidCam.

Olha, na black friday comprei uma Logitech c920 Pro, também por questões de home office (algumas reuniões e a remover a necessidade de ficar com o notebook aberto) e foi uma excelente escolha. A qualidade é impressionante. Estou muito satisfeito.

1 curtida

@rpetterson Tenho esses suportes aqui abaixo faz 5 anos e não tenho do que reclamar, me atendem super bem aqui no estúdio. Acredito que para você deve servir:

Se vai trabalhar com ângulos bem diferentes e precisa de flexibilidade, estes são boas opções, mas a estabilidade fica comprometida:

Tem também opção com ring light embutida:

. Podem me ajudar a identificar a marca e modelo deste tripé?

Não tem na descrição do vídeo, ou no próprio vídeo ?