Sugestão para diminuir Fake News em tempo de Covid-19

Olá pessoal, espero que todos estejam bem nesse tempo de covid-19.

Eu estava pensando nas formas que podemos ajudar nesse período tão complicado de pandemia. Todos nós temos parentes, amigos ou estamos em um grupo em que o pessoal sai compartilhando coisas que são fakes e as pessoas não checam. Hoje, diante do problema mundial que estamos vivendo, mais do que nunca é bom ter prudência e evitar surtos coletivos. Por estar dentro de casa e com muita vontade de fazer algo pela humanidade, fiquei pensando no que poderia ser feito e até que cheguei numa coisa e queria que nós, entusiastas, pudéssemos colaborar. É o seguinte:

Cada vez que alguém compartilhar algo com você, a gente pergunta a fonte, a pessoa falando apenas que recebeu e compartilhou a gente corre pra pesquisar se a notícia é de uma fonte confiável. Nã sendo, mais que imediatamente a gente notifica a pessoa e pede para ela fazer a “logística reversa” dizendo que aquilo é uma mentira. Dessa maneira a gente cria uma coletividade com o compromisso pela verdade. Não sei se vai dar certo, mas já é alguma coisa que podemos estar fazendo.

Obrigado a todos que toparem, eu já comecei a fazer isso aqui, mas quanto mais, melhor, não é mesmo?

1 curtida

Bom, o que eu faço dentro do meu grupo de amigos, familiares é esclarecer quando alguém me manda algo relacionado e eu tbm proativamente posto informações corretas e com links de fonte confiáveis e verificadas.

E cabe a cada um de nós termos discernimento de buscar informação antes de falar algo. No YouTube em particular (que milhões de pessoas vão ter acesso) vejo muitos canais ensinado a fazer álcool em gel, ou ensinando receitas milagrosas pra curar ou n pegar o COVID-19, o que eu faço é reportar o YouTube.

Se fala muito em lugar de fala, e esse é um momento em que o lugar de fala está com os profissionais da saúde; médicos, enfermeiros, técnicos, cientistas e autoridades. Esse é um bom filtro para buscar informações confiáveis.

2 curtidas

Concordo contigo integralmente.

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.