Sugestão de roteador

Galera, em casa o modem da operadora fica na sala (Huawei HG8545). Para o sinal de wifi chegar no quarto atravessa duas paredes, uma com espelho gerando, ou seja, o sinal chega muito fraco. Passei dois cabos de rede até o quarto, um para o PC e outro para o roteador. A conexão do PC é ótima, porém no roteador é horrível. Meu plano é de 300 Mbps e a conexão do roteador do quarto não passa de 1.5 MB/s, não consigo assistir vídeo HD na TV, sem travar. Estou querendo trocar o cabo de rede por um de qualidade, talvez um Furukawa CAT 5e, pois o meu não tem nenhuma marcação nele, nem sei que marca é; daí já aproveitar e trocar o roteador também. Estou com um Multlaser RE057. Quando comprei ele não, eu queria um desempenho absurdo, só queria wifi para o celular e para a TV, porém ele é horrível. Gostaria da ajuda de vocês para sugestões de qual seria melhor opção de roteador para estes usos (custo x benéfico) e também aceito dicas sobre o cabeamento (eu mesmo irei passar e crimpar).

Tem orçamento ou é cheque em branco?

Eu não confiaria em multilaser nem pra caixinha de som. (Se bem que o leitor de cartão deles é muito bom pelo preço)

Eu até gosto do meu Intelbras RG1200, mas não sei se recomendaria ele. O sinal dele é bem decente no apartamento antigo que eu moro (no caso, tão antigo que nem foi pensado para ter cabeamento CAT5 e nem em Wi-Fi)

Mas se tu tá tendo problema de sinal, eu já recomendo fugir do ASUS RC-AC51… o sinal dele é muito inferior ao do intelbras.

Primeira coisa é ver se o problema é o cabo ou seria um desperdício de dinheiro trocar ele, inverte o uso deles se possível, se não só coloca o roteador no cabo do pc e testa.

Outro problema comum é a frequência de 2,4GHz tá sobrecarregada, nesse caso não tem o que fazer se a tua tv não tem 5GHz, teria de passar um cabo entre o roteador e ela.

Gostaria de gastar até uns 170 no roteador, afinal é para o mais básico… Porém aparelhos acima de valor, se for justificável posso levar em consideração. Só não quero ter mais dor de cabeça com isso

Como seu plano de internet é de 300 Mbps, você precisaria no mínimo de um roteador com portas de rede gigabit e de preferência dual band pra conseguir tirar proveito de toda a velocidade contratada. Acredito que o modelo mais acessível que atenda esses requisitos seja o Archer C6 da TP-Link, mas ele já foge do seu orçamento…

1 curtida

Infelizmente, para um desempenho compativel a velocidade contratada de internet com uso na Wi-Fi vai ser preciso investir mais.

Considerei usar a porta Lan, mas queria deixar o ambiente “mais clean”… Dei uma pesquisada, não achei nada especifico, mas por ser um modelo novo acredito que a TV é compatível com 5G, porém meu modem atual é somente 2.4G

Tu pode escolher, clean ou funcionando bem?

Manda um print da lista de redes wifi na tua volta, quero confirmar se o problema é congestionamento da frequência.

Tenda AC10 ou Mi Router 4A, os dois são vendidos por US$27~30 no Aliexpress e são Gigabit. Também são homologados pela Anatel.

@Felipe_Silva, segue print das redes 2.4 Ghz. Também tirei das redes 5 Ghz, pois estou pensando em investir um pouco mais e pegar um roteador compatível.

A tua região tá bem congestionado o sinal, a saída é ir pra 5 GHz.

A tua rede tá operando com largura de 40 MHz? se sim, isso causa muito interferência, muda pra 20 MHz que tem uma velocidade menos mas um sinal mais estável.

Bloco de Citação

Tenhum um par de RE057 e funciona muito bem, mas pra um plano de 300Mb não compensa pq ele atinge no máximo 100Mb.

Update: Fiz o teste no cabo de rede e provavelmente é CAT5, pois no speedtest ficou limitado a 100 Mbps. Então vou acabar trocando ele para um CAT5e.
O roteador também irei trocar e estou em dúvida entre 4 modelos. Se alguém tiver qualquer experiência com algum destes, será de grande ajuda:
TP-Link Archer C20-W v5 (R$ 199) // D-Link DIR-819 (R$ 218) // TP-Link Archer C50 V3 (R$ 226) // Mercusys AC12G (R$ 229)

Tá, mas nesse teste você conectou o cabo diretamente no modem da Huawei ou no roteador da Multilaser? O Multilaser não tem porta de rede gigabit e não vai passar de 100 Mbps mesmo se você usar um cabo CAT 5e.

Aliás, desses roteadores que você citou, apenas o Mercusys AC12G tem porta gigabit, nos outros você teria a mesma limitação dos 100 Mbps…

@mbc07 Fiz o teste do cabo do modem Huawei diretamente no pc.
Agradeço sobre a informação sobre os roteadores. Não conheço a marca Mercusys, mas provavelmente irei pegar ele por ser o único com porta giga.

Sei que provavelmente não seja o caso, mas não custa confirmar, o computador tem porta gigabit?

Confere com o suporte do teu provedor de internet se todas as portas dessa onu são gigabit, uma pesquisada rápida na internet me parece que ele só tem 1 porta gigabit.

Já que vai investir em um cabo novo, vai de Furukawa, tem muito cabo de alumínio se dizendo cat5e por ai.

edit ps: Brand new HS8545M5 price and datasheet - Thunder-link.com

FOGE DESSE.

@Felipe_Silva Até fui confirmar, mas é giga sim a porta do PC

A respeito do modem, eu não tinha me atentado a isto, irei verificar e entrar em contato com a operadora caso seja necessário trocar por outro com mais portas compatíveis.

O cabo irei sim de Furukawa, provavelmente CAT5e. Se a diferença de preço não for tão significativa, daí pego CAT6. Irei comprar 25 metros de cabo, porém nem sei se faz diferença para meu plano atual pegar o CAT6.

Sendo um cabo de cobre puro como os furukawa, para esse comprimento um cat5e vai te atender perfeitamente para uma rede gigabit.