Sugestão de compra de PC

Olá pessoal.
A configuração do meu PC é a seguinte:

  • Intel Core i3 - 2120 3.30GHz
  • 16 GB de Ram DDR3
  • HDD 500GB

Meu Pc ainda está funcionando normalmente, porém estava fazendo uma pesquisa para um troca futura e gostaria de sugestões.
Obs: porém como nunca usei processadores da AMD tenho dificuldade em associar ou fazer a equivalência dos processadores da Intel com AMD.
Existe uma tabela ou algum artigo que facilite esse entendimento ?

  • Abaixo um dos que achei interessantes, esse Processador AMD Athlon 320GE é bom ?

Pelo que eu vi aqui, ele esta um pouco abaixo de um i3 de 7ª geração, mas gasta um pouco menos tambem, essa performance deve aguentar por mais alguns anos coisas do cotidiano, como navegação e office.

Você precisa fornecer muito mais informações pra gente. Quanto quer gastar, qual vai ser o uso?

Sobre AMD-Intel, geralmente o lado vermelho da força possui na “geração passada” o mesmo desempenho dos Intel na geração atual.

Existe algum artigo que facilite o entendimento da equivalência entre um processador intel e AMD.
Tipo você falou que ele está um pouco abaixo de um i3 de 7ª geração, como chegou a essa equivalência?

Lendo benchmarks e comparando eles, mas há uma forma fácil em relação as famílias principais de ambas as marcas.
Os Ryzen (principal linha da amd) tem uma nomenclatura que deixa claro com qual CPU intel ele compete, um Ryzen 3 vai competir com um i3, um Ryzen 5 com um i5 e assim por diante.

1 curtida

Muito obrigado !!

1 curtida

Eu não iria num processador tão de entrada se o teu computador continua funcionando é não te dando gargalo, melhor ir juntando e partir para um ryzen 3 ou core i3.

verdade, Felipe.
Tenho pensado nisso. vou juntando depois passo para um Ryzen 3.
que acredito que é compatível com meu uso que é mais acesso e não uso programas tão pesados.

de vez em quando uso esses sites para fazer comparações entres processadores

1 curtida

Cara. Tu quer dar uma sobrevida a esse PC? Compra um SSD de 250GB e instala o Windows nele. Deve dar uma melhorada significativa no carregamento das coisas, mas não no processamento.

Se eu fosse tu, esperava mais uns meses e tentaria comprar um Ryzen 5 1600 AF usado (Max 600, se não tá caro), uma placa mãe A320 e 16gb ddr4 3200 além de uma placa de vídeo de entrada já que esse processador não tá vídeo integrado. Mas tu pode tentar os G ou GE que tem.

1 curtida

isso é verdade que o keaton falou

agora, a pergunta mais importante é? você quer o computador para que? somente office e navegar, precisa trocar o SSD já e mais do que suficiente. Mas se for para jogar ou trabalhar arquivos pesados, aí não é.

@rafaelup21 vc quer fazer upgrade pensando em que?

Verdade, Vou comprar um SSD e colocar nesse PC para dar uma sobrevida e depois vou atrás de um Ryzen 3 ou 5.

Ah… outra coisa. Deixa o SWAP nele. Apesar de SSD ter uma vida útil até limitada, o ganho vai ser bom também. Se bem que com 16GB de RAM, acho que tu nem precisa tanto do SWAP.

Você tem que estar ciente de que se você vai trocar de intel para amd, o único que vai aproveitar, e talvez nem vale a pena aproveitar seria o HD(SSD vale desempenho), então seria outro computador de qualquer jeito, porque se você pegar uma placa mais antiga para ter suporte a ddr3(e aproveitar sua memoria) é melhor continuar como está, pelo que entendi(principalmente olhando o atual) você quer algo para durar bastante.

Agora já com esse raciocínio, vc tem que pesquisar e focar em um processador(custo beneficio ou não) e como ter o melhor despenho possível, com placa mãe, memoria placa de video e etc, e você tem que compreender também que os melhores processadores normalmente não possuem vídeo integrado, você teria que ter no mínimo uma placa de vídeo para começo de conversa, processadores amd com o “G” no final possuem video porem são mais caros, e na comparação final com placa de video perdem para suas variantes sem video.

Cara meu uso é bem tranquilo sabe, é mais office e navegar.
não uso programas tão pesados no máximo uso programas de simulação de elétrica que não são tão pesados.
Esse i3 não sofre na minha mão, as vezes que exigi o máximo dele foi em testes de stress.

Acredito que você não tem necessidade de trocar, upgrade mesmo seria só um ssd para o sistema rodar mais rápido, e ou gabinete caso a aparência atual te incomoda. :thinking:

1 curtida

No caso as duas opções abaixo possuem vídeo:

Ah…ai nem compensa tanto trocar. fluidsim/cadesimu/etc? hahaha

Pega um Core i7-3770K e um cooler novo e tu terá um PC mais rápido que o que eu estou usando com CAD no momento. Nota: deve ter uns i7 baratos no AliExpress.

Yep. i7-3770 tá 75 USD e o i7-3770K tá 100 USD. Eu iria de i7-3770 por ter o mesmo desempenho e provavelmente não ter sido usado em over. Além disso o K é 33% mais caro pelo mesmo desempenho em stock. (se for fazer over, teria de ter mais gasto, mas ai não compensaria)

Ah, cooler também tem no AliExpress. O que eu comprei saiu menos de 130 reais, mas veio sem nenhuma pasta térmica… sovinas. :V

Se tu pegar tudo do AliExpress, pega em pedidos separados. A chance é menor de pegarem. Cooler: vou jogar o preço pra cima, mas… cooler 150 reais, SSD 250 reais, i7-3770 425 reais. 825 reais e tu dá um bom boost no PC. (com essa grana tu não compra nem o processador novo por enquanto. hahaha)

O i7-3770 tem o desempenho pouca coisa inferior ao do Ryzen 5 2200G, mas sem o desempenho gráfico do Ryzen. Se tu precisar de uma placa de video básica para jogos, uma GTX 750 até deve servir. (A GTX 750 Ti não tem gráficos pro Windows 11, a GTX 750 normal tem. e tem arquitetura mais nova que a Ti. hahaha)

1 curtida

Então… ficou claro que sua maquina te atende, e isso é bom, se fosse você colocaria o SDD para finalizar esse seu PC, pela especificações ele roda até Windows 11 sem esforço, no seu lugar eu investiria em outra coisa como um notebook ou um bom smartphone para te dar mais mobilidade por exemplo.

1 curtida