Sugestão de celular para tirar fotos em ambiente urbano

Câmera nunca foi meu foco ao escolher celulares, mas recentemente fiquei perigosamente interessado em tirar mais fotos na cidade. Meu Galaxy m21s funciona bem, mas as fotos constantemente me decepcionam.

Qual celular me recomendam para tirar fotos rapidamente e com qualidade? Imagino que não vou conseguir fugir do iPhone (mas quem sabe né?..), e gostaria de saber até quantas gerações pra trás ainda entregam uma boa performance nas imagens.

Obrigado!

Edit rápido: aceito sugestões de todas as marcas!

Edit 2: o valor máximo acho que seria uns 5000? Mas ficaria feliz com opções mais baratas!..

Seriua bom tu dizer até quanto. hahaha
Dependendo, é melhor pegar uma SLR usada…

Eu preferia um celular pela familiaridade, whahahah

Mas não sei… Até uns 4000-5000? Acho que consigo levantar esse valor em alguns meses, com sorte…

Se for comprar novo, até 5k, acho que o S22… hahaha
Mas poderia ser uma boa hora de tu expandir para uma camera. Sei lá. hahaha

Fotos diurnas ou noturnas?
Pois os mid-end da Samsung já conseguem entregar ótimos resultados se as fotos forem durante o dia.

Você também pode dar uma olhada em point and shoot, como a Nikon W300, que te dará um zoom ótico muito melhor que qualquer espertofone. Por volta de R$ 2800,00 você acha usada.

Ou então uma Canon SX740 HS que encontra até por menos R$ 2300,00.

Toda essa categoria você operará basicamente igual um celular, aponta e dispara.

2 curtidas

Cara, eu estava tão cabreiro com essas point and shoot… Mas acho que é mais por eu só acompanhar a cena de smartphones, e não de câmeras - então, eu manjo zero do assunto

Dito isso: fotos diurnas e noturnas!

Você vai literalmente apontar e disparar. Os controles são quase que os mesmos de smartphones.
Dá uma olhada em reviews.

Agora, o que tá te desagradando das fotos do M21?
Eu tenho um A52s, a câmera nativa até quebra um galho, mas consigo resultados realmente consistentes com a Google Camera, então talvez um software melhor possa resolver o seu problema.
Tirei essa foto às 19h, despretensiosamente, o céu já estava bem mais escuro que o mostrado aí. Sou fotógrafo e pra mim é um resultado um tanto quanto decente pra um smartphone de menos de R$ 2.000.

2 curtidas

Então, eu não consigo pegar as cores. As fotos ficam com uma sensação muito “chapada”. Queria uma câmera que conseguisse cores mais fiéis.

Claro, há sempre a possibilidade de ser limitação da minha técnica mesmo


Essa eu fiz no meu S10 plus.

2 curtidas

Claro que precisaria ver uma foto pra falar melhor, mas a sensação de chapada, não é problema de cores e sim de contraste.
É meio estupido, mas já verificou se não está com a lente suja? Ou então se ela não está suja internamente?
Ainda, já verificou se o HDR automático está ativo? Na Samsung Camera ele vai basicamente aumentar o contrate.

Eu tive um Redmi 7 que usava com GCam, e ficava muito bom. Não sei dizer se melhor que o m21s, mas eu gostava muito dos resultados. Infelizmente, não fiquei satisfeito com nenhuma GCam disponível para m21s.

Eu sempre costumo deixar o HDR ligado, porque achava mais legal nas GCam… Vou mandar umas que achei que ficaram boas:



E umas que eu não curti:



Essas que eu não gostei, achei que as cores ficaram muito diferentes do que eu estava vendo. Principalmente a do meio, fiquei com a impressão que toda profundidade se perdeu.

Estou viajando?..

1ª imagem:
Isso é um problema de reflexos internos na lente, pois a luz está incidindo diretamente. Só será um pouco amenizado com smartphones caros, que usam vidros de maior transmissibilidade de luz e com revestimentos que visam evitar que esse tipo de problema ocorra. Isso acontece até em câmeras maiores com lentes de menor qualidade.

2ª imagem:
Ela está superexposta, ou seja, tem mais luz aí do que deveria. Talvez, se na hora de fotografar você tivesse tocado em algum lugar para focar, o smartphone iria usar esse ponto pra fazer a medição de luminosidade e tentaria reduzir um pouco. Eu chuto que aí ele viu que tinha áreas mais escuras, então pra deixá-las mais clara, aumentou a exposição geral. Fora isso, não me parece um problema com cores não, até o balanço de branco parece bastante acertado.

3ª imagem:
É o pior caso e aqui nem é o problema de cores, e sim mostra a limitação do sensor em captar luz. Todos os detalhes foram embora, o ISO deve estar altíssimo, e o processamento JPG destruiu o que restava da imagem ao querer combater o ruído digital. Neste caso eu acho que o processamento da GCam teria feito um trabalho muito superior.

1 curtida

Eu tive um Redmi 7 e a camera dele era ruim em termos de dynamic range… mesmo com o Gcam ficava ruim. Os detalhes não ficavam tão ruins num celular de 700 reais, mas as cores… ah, é outra história… (O meu morreu do nada em março se não me engano…)

Gostei do céu, mas as cores parecem um tanto lavadas.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.