Sugestão: criptografia de ponta a ponta na Comunidade

Que tal haver a implementação da criptografia ponta a ponta do fórum???

As mensagens postadas na comunidade são públicas. Você quer criptografia na DM?

Se sim, se importa em explicar qual a utilidade? haha

2 curtidas

Ai só pode ler a tua postagem quem tem a tua chave de criptografia, ou seja, ninguém.

5 curtidas

Ou todo mundo, o que também não tem sentido.

1 curtida

Bom, se falou comigo, desejo sim criptografia ponta a ponta para maior privacidade, pelo menos na DM mesmo para evitar possíveis invasões e outros incidentes cibernéticos!

engraçado que tinha isso na comunidade, eu tinha configurado na minha conta, tanto que tenho anotado aqui as 5 palavras que formavam a frase de criptografia, já tive de usar ela, pois após ativado só conseguia postar depois autorizar o navegador, tive que fazer isso 3 vezes, em casa, no celular e no trabalho. Mas fui ver agora e sumiu a opção de Gerenciamento de Chaves.

1 curtida

Eu desativei porque achei que ninguém usava hahaha

O sistema não nos dá estatísticas nesse sentido. Mas se estão pedindo, acho que vale reativar sim :slight_smile:

3 curtidas

Se tem opção de deixar minha conta mais segura eu sempre uso, e sempre que possível eu gosto de cadastrar a minha yubikey como segundo fator no lugar dos Google Autenticadores da vida, acho muito mais seguro.

2 curtidas

Criptografia ponta a ponta é vida! Já que o @mobilon deseja reativar, espero logo em breve a reativação do recurso!

Nas DM é o único lugar que faz um minimo de sentido em usar criptografia de ponta a ponta, no fórum é uma ideia absurda.
Mas eu não usaria um lugar como esse pra troca de informações sensíveis, usaria um meio de comunicação mais protegido, logo o que vazasse aqui seria irrelevante.

Entendido! Prefiro a criptografia implementada para passar a real sensação de segurança, não ficar afobado de ser hackeado ou algo semelhante — falei assim porque crimes cibernéticos aumentaram bastante neste ano nos ambientes virtuais!

Tu sabe que se a chave de criptografia fica no servidor e não contigo é mais efeito placebo do que pratico né?

Independente do efeito placebo, a segurança estaria reforçada! É isso…

Não entendi qual o sentido da criptografia em um fórum público.

Eh, segurança reforçada! Assim como é o Whatsapp, por exemplo!

Estaria muito levemente reforçada, já que se hackearem o servidor todo eles pegam a tua chave de criptografia e leem as tuas mensagens.
Só estaria protegido em caso de vazamento só de parte dos dados.

Whatsapp faz sentido porque a chave fica contigo, fica no teu celular e não na nuvem.

Caso conseguissem hackear o servidor, as mensagens seriam lidas?? O propósito da criptografia ponta a ponta não é a ‘bagunça’ do conteúdo?

no ponta-a-ponta sim, mas no exemplo que ele deu, seria uma criptografia convencional, onde as chaves ficam armazenadas no servidor, consequentemente alguém poderia roubar essas chaves e descriptografar todo o conteúdo.

1 curtida

Como ressaltei: espero pela criptografia ponta a ponta no DM deste fórum; em todo o ambiente dessa comunidade talvez não dê! Vi por aqui que o @mobilon vai colocar sim de volta, mas não sabe-se quando!

Acredito que no sistema que estava habilitado antes a chave fique com o usuário, sim. Você salvou a sua aí, não foi isso?

O único ponto é que aí as duas pessoas precisam habilitar a criptografia.

1 curtida