STF vai julgar recurso do Google sobre quebra de sigilo em buscas

Chega a ser cômico a Google comentando questões de privacidade de seus usuários…

Privacidade na internet é utopia.

Sou a favor da quebra de siglo das buscas neste caso, que não será o último.

A decisão do STJ determina a identificação dos IPs que usaram o Google entre 10 e 14 de março para pesquisar palavras-chave (…)

Eu sinceramente acho isso um nonsense enorme. Alguém realmente acredita que um crime não resolvido em mais de um ano de investigações tenha mesmo sido planejado em 4 dias? Sérião mesmo…

Tem de descobrir à quanto tempo foi marcado aquele evento onde ela estava e a quanto tempo ela foi convidada para tal.

1 curtida

Pra mim não importa oque o STF decida, se a constituição diz que não é permitido, então não tem que entregar dado algum,.

E qual a utilidade de uma lista de IPs?

Esconder/Mudar o IP é a coisa mais fácil do mundo.
IP também não é necessariamente fixo.
IP também não dá localização exata.
IP também não é necessariamente único pra cada conexão.

Eles vão fazer uma análise mais profunda, indo atrás dos provedores e pedir os dados de acesso de IPs específicos também?

Quando o pessoal quer mostrar serviço pra midia só saem três coisas: leis bizarras, investigações nonsense e discursos sem sentido algum…

Pelo que eu havia entendido, o MP gostaria de ter acesso a todas as pessoas que estavam proximas ao local do crime na hora em que aconteceu, coisa que o google e as operadores tem via triangulaçãod e sinal etc… me parece bem sensato, seria o mesmo que pedir os registros das cameras dos locais, identificar as pessoas que por ali passaram e chamar pra depor, eu sou favoravel nesse caso. Agora nesse das pesquisas, não sei se faz sentido, o pedido é muito amplo, precisa ser mais direcionado, mas não deixa de dar um norte pra policia, pra esses casos de homicidio, corrupção etc…
Eu não me importaria em ter meus dados compartilhados, é por esse e outros motivos que mais de 90% dos homicidios no Brasil não são resolvidos, se a policia federal com todos os recursos que tem, não consegue acessar esse tipo de dados, imagina o policial civil comum… Enfim, entendo que temos direito a privacidade, mas em caso de investigação policial algumas concessões precisam ser feitas, mas o MP precisa refinar melhor essa busca ai tbm, não da pra pedir um milhao de dados de pesquisa assim, com um intervalo tão grande.

O único problema é que essa lista não vai servir de absolutamente nada, pois no Brasil a grande maioria é de IP dinamico e à menos que tenham acessado de uma rede Wi-Fi de alguma empresa, é muito provável que mesmo que a pessoa tenha buscado esses termos não tenha usado um IP fixo. Se a pessoa acessou com IP dinamico, como eles vão recuperar exatamente de onde veio uma conexão à mais de um ano atrás? Acredito que as operadoras não guardam esse tipo de informação por tanto tempo…

Se for de IP fixo, até pode ser possivel determinar de onde foi conectado, mas não quem conectou. Ai a empresa teria de verificar quem conectou à um ano atrás, e empresas que não são do ramo não costumam guardar essas informações pois é muita coisa à longo prazo… se eles querem encontrar as imagens da camera de segurança, vai ser ainda pior. Acho que ninguém guarda imagens por mais de 6 meses, né?

E como se ninguém conhecesse proxy ou VPN…

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.