STF determina bloqueio de perfis do Telegram e ameaça suspender app no Brasil

O Telegram vai continuar não respondendo a justiça achando que só ignorar resolve. Sempre devemos lembrar que, não é porque está na internet que não existem regras ou que vale o que eu quiser.

Particularmente, acho ótimo que a justiça no Brasil esteja se manifestando, afinal, isso inibirá uma infinidade de crimes que acontecem aqui e no resto do mundo. Não, não acho que ele é usado somente para “o mal”, mas como uma plataforma de interação social, ela tem responsabilidades sobre abusos de seus usuários.

PS.: Parabéns pela matéria!

11 curtidas

Amigo se eu tivesse nascido de 1990 pra cá, eu apoiaria totalmente a decisão do STF e sua visão simplista. Nossa é a melhor coisa do mundo “bloquear” o lado “mau” e as “mentiras”. Isso é FANTÁSTICO!!! Imagina o mundo sem ‘FAKE NEWS’?! Pois é…

Só que a humanidade tem mais de 6 mil anos de historia e como conhecedor da raça humana e de sua historia eu lhe digo com toda franqueza do mundo: VOCÊ ESTÁ REDONDAMENTE ENGANADO.

AMOR & PAZ

9 curtidas

O máximo que vão conseguir fazer é tirar o app da lista da Play Store e App Store.

[…] e terá que pagar uma multa diária de R$ 100 mil por perfil indiciado e não bloqueado a tempo.

Vão multar quem? :rofl:

8 curtidas

Hahaha vc tá vivendo em Nárnia né? Tem quantos anos, 20 aninhos? Vou te contar uma coisa, caro amigo da sabedoria infinita. Não existe lado certo e o “mau” está em todo lugar.

6 curtidas

1 curtida

Nasci em 1.982 e odeio esses caras. Agora como classificar o que é Fake News? O que pode ser verdade para você, não pode ser para mim. Acho até somos todos adultos para julgar aquilo que nos achamos e não um carega togado que tem de dizer o que eu devo ou não pensar! Isso é ditadura, basta ver nossa países comunistas. Como diz o filósofo: “Quem é dono da verdade!” Isso e cerceamento da Liberdade de Expressão…

9 curtidas

Isso me lembra uma frase das guerras de antigamente “não mate o mensageiro”.

Tem de achar e punir o culpado, não culpar o aplicativo.

12 curtidas

Segundo umas matérias, Telegram tem representante no BR, vão processar esse provavelmente.

1 curtida

Devem ir na mesma premissa de que os EUA vão atrás de sites da deep web que cometem crimes, não basta só prender os criminosos, tem que também tirar do ar a divulgação dos materiais.

1 curtida

Um juiz do STF surtando e dando chilique só porque alguém tá xingando ele na internet.

Ah, sinceramente, meu…

Fazer um mutirão para analisar os milhares de presos no Brasil sem sequer uma condenação em primeira instância – 200.000 presos preventivamente – isso nenhum dos ministros do STF se interessa, não é? Parece que no Brasil a pior coisa que alguém pode fazer é xingar um ministro do STF. Se você trafica drogas, rouba, mata, etc… é capaz de responder em liberdade e só ser preso depois de 20 anos quando todos os recursos na justiça já acabaram.

O traficante André do Rap deve estar curtindo a vida em alguma praia paradisíaca depois de ter sido solto pelo STF, aliás.

7 curtidas

Correto. Mas se tratando de um app global, ele deve seguir as regras de quem?

O consenso jurídico nesses casos é respeitar a jurisdição do país sede da empresa ou com filiais locais.

Atualmente a sede do Telegram está em Dubai nos Emirados Árabes Unidos e não conta com filiais no Brasil.

Em termos práticos, o Telegram pode ignorar completamente qualquer decisão judicial do Brasil sem ter qualquer consequência legal.

É bem capaz do Google e Apple ainda conseguirem deixar o app nas lojas. :joy:

Para mim essa é certamente a melhor linha de ação a se tomar:
https://comunidade.tecnoblog.net/t/tse-cogita-banir-telegram-no-brasil-para-combater-fake-news-nas-eleicoes/53527/103?u=gustavoguerra

Não, tudo o que o Telegram tem é um escritório que representa comercialmente a empresa. Para que haja uma aplicação da justiça (e multas), a empresa precisa ter uma filial local.

São essas distorções bizarras que existem na nossa justiça que faz ela ser tão descredibilizada e muitas vezes odiada pelo povo.

9 curtidas

No brasil eles se limitam a matar o mensageiro, muito dificil irem atrás dos peixes grandes responsáveis por operarem as redes de bots.

4 curtidas

Daí esses mesmos irão migrar para outras plataformas mensageiras, ganhar mais relevância por toda essa exposição e só quem se prejudicou foi quem faz uso consciente da aplicação.

A menos que esse seja o intuito, criar um cenário de crise, para perto das eleições aplicar um apagão, como já fizeram algumas vezes em menor escala.

7 curtidas

Que palhaçada!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

2 curtidas

Quando o app não entra na modinha de censurar o coleguinha o argumento que “o dono do serviço possuí termos e você concordou com esses termos” voa pela janela! rs

4 curtidas

O que o que o AM quer é mostrar poder. Conforme a rede for estabelecida para acesso vai ter que bloquear centenas de IP e portas e outros tantos irão aparecer, isso se ao bloquear o telegram impressa o acesso a diversos outros sites.
Acho que esse bloqueio vai dar ruim.

3 curtidas

Francamente, acho que a decisão do todo poderoso não vai dar em nada. O ultimo bloqueio de site que eu li sobre (acho que foi de um torrent) foi uma simples remoção do DNS. Ou seja, bastava colocar um outro DNS (cloudflare, google, etc) e o site entrava. Ridiculo. Bloqueio para “ministro” ver.

Fake news é um assunto complexo. Propagar mentira é complicado, mas as pessoas acreditam em mentiras há séculos. Isso não é de hoje. O telegram, twitter, whatsapp são apenas os veículos. Mesmo bloqueados, proibidos e presos, as pessoas vão continuar acreditando em fake news. Isso é o mesmo que proibir andar de carro por que tem muitos acidentes. Não é a solução.

Francamente, acho que proibir o telegram só vai prejudicar quem usa o sistema para fins legais e lícitos e não vai adiantar nada.

Seguimos debaixo da monarquia do STF. Nada sabem, nada viram e tudo proibiram. :roll_eyes:

6 curtidas

Se nem o Stalin 2.0 conseguiu bloquear o Telegram, imagina o Xandão. E o mais engraçado é ter gente que acredita em “censura do bem” em pleno 2022, só rindo mesmo dessa turminha.

8 curtidas

Telegram acabou de seguir a determinação do STF, já bloqueou os fake newzeiros:

3 curtidas