STF decidirá se Anatel pode obrigar telemarketing a usar prefixo 0303

Por que não se dão ao trabalho de fazer algo mais útil? Tipo proibir telemarketing? Não tem serventia nenhuma esse serviço, tipo, pra 90% das pessoas (ou 100%?).

4 curtidas

Quanta choradeira.

1 curtida

Reclame com o livre mercado, foram as empresas de telemarketing que entraram na justica, elas que querem proibir isso, o STF só está fazendo o que é obrigado a fazer, responder essa demanda judicial, provavelmente os juízes tambem achem que esse tipo de questionamento não deveria ir parar lá.

5 curtidas

Obvio que a Anatel vencerá, a contraparte não tem condiçõe$ de mudar o veredito. :x

Quem não apoia o 0303 só espero que se aposente e comece a receber ligações dos mais diversos números aleatórios oferecendo empréstimo.

Minha mãe recebe mais de 50 ligações por dia, o celular dela não para de tocar e ela não pode ativar a opção de silenciar números desconhecidos pois ela faz tratamento de câncer e não pode deixar de receber ligação do hospital.

Maioria das ligações são números de celular mas alguns são de fixo e acho que só teve uns 3 que já eram 0303.

4 curtidas

Primeiro que não tem nenhuma empresa querendo proibir o telemarketing. Isso não faz nem sentido, nenhuma empresa vai querer isso. Nem a Anatel tá movendo uma proibição, apenas obrigando um prefixo, que pra mim é muito pouco.

Eu, particularmente, não sofro com isso pq o app que tem instalado aqui não deixa passar nada. Sossego total. Mas há pessoas que não podem se dar ao luxo de bloquear tudo, então…

Que proíbam essa prática, que não tem utilidade alguma pra 90%, senão 100% das pessoas. Penso que quase todo mundo, quando quer algo, vai lá e contrata, não quer ficar recebendo oferta de ninguém.

2 curtidas

Acho que o proprio Google já está fazendo um ótimo trabalho nesse sentido no aplicativo de phone deles. Quando aparece um numero esquisito tocando, deixo uns 2 segundos e já aparece que é spam. Nem perco mais tempo.

1 curtida

Mas é um povo podre, metralha e ao mesmo tempo tio patinhas, são arcaicos e movem um mercado abusando de pessoas como se fosse algo digno, tem brasileiro que dá nojo de verdade.

1 curtida

Piada. Telemarketing, tanto ativo quanto passivo, é importante pra caramba. Pode não ser pra você, mas ajuda financeiramente muita gente com esses empréstimos/ planos, etc. Nós mesmos aqui na empresa, conseguimos um contrato melhor de telefonia graças a uma dessas ligações. Sem falar nas inúmeras pessoas que tiram o sustento com isso.

O problema não é o telemarketing ativo em si. O que causa ranço, e com razão, é a má forma que é feita. Se a pessoa recusou o serviço de primeira, por que diabos ligar outras 30 vezes no mesmo dia? Se fosse um negócio dosado, controlado e não perturbador, ninguém ia ter esse ódio todo.

3 curtidas

Po… se o STF disser que não pode, espero que eles obriguem as empresas de telemarketing à respeitarem o não perturbe…

Mas o 0303 também adiciona segurança ao consumidor. Ele vai saber que aquele número de celular que liga pra casa dele oferecendo cartão de crédito ou informando que o cartão de crédito foi roubado não é telemarketing e provavelmente um scam. (se SAC e contato ao consumidor não for incluso, deveriam criar um prefixo tbm)

1 curtida

Importante pra quem? Faz um gráfico aí e me mostra a porcentagem de pessoas que realmente conseguem proveito com isso. Vamos ver em números absolutos e proporcionais o quanto é importante.

Fora o fato de que eles escondem muita informação que após um prazo o cliente é lesado se não procurar seus direitos. Há muitos que são ignorantes que caem nessa lábia.

Devo falar então das inúmeras pessoas que sofrem com problemas psicológicos com esse tipo de trabalho? Aqui na minha cidade tem a CONTAX, uma empresa que se gaba de ser “a que mais contrata”. Mas tbm… é a que mais botam pra fora/pedem pra sair. Eu ainda fui querer cair na besteira de entrar lá. Graças a Deus não fui contratado e procurei coisa melhor.

Observe os números. Só o cadastro do Não Me Pertube tem mais de 10 milhões. Isso pq tem muita gente que não foi cadastrar. As pessoas simplesmente não querem isso. E as que trabalham com isso podem conseguir sustento com outro trabalho. Não é obrigado uma profissão se manter ativa durante toda a eternidade, quando podemos evoluir/mudar.

3 curtidas

Mas quem fala que não serve pra nada é você. kkkk

Se fosse tão ineficiente assim, você realmente acredita que as empresas destinariam parte da verba de marketing com isso? Aqui na empresa mesmo, temos um departamento de marketing ativo que vai muito bem, obrigado (mesmo sendo B2B). Mesmo não fechando negócio, consegue fazer a captação de leads e prospects, colocar no banco e utilizar outras ferramentas pra concluir negócio posteriormente.

Os pontos continuam válidos. Além dos problemas psicológicos, tem a questão lógica. Pra fechar negócio é preciso ligar. É preciso ir atrás. Tem que insistir pra ter a comissão, pra atingir a meta e manter o cargo. Não existe milagre no telemarketing. O negócio é ligar (e agora tão fazendo até por mensagem em WhatsApp).

Fora isso, como eu citei, tem as enroladas nos contratos que milhares de consumidores são lesados por se envolverem com essas ofertas, mas não conhecem os direitos e não vão atrás e acabam se prejudicando.

Consegues tu, responder a tudo isso?

Rotatividade em trabalho não é só empresa de telemarketing que tem, não. Pressão pra atingir metas? Vai ver qual é o setor com mais processos trabalhistas e tu vai ver que não é o de tele, não. É o bancário. E digo isso com conhecimento de causa.

Trabalhar em agência de publicidade? Deixa qualquer um dodói da cabeça, também. Ser dev? Ter prazo pra desenvolver robô e meta de produtividade? Pourraaaa, bagulho é intenso. Telemarketing é só um trampo ruim, mas que paga salário e emprega gente. Paciência. Vai lá no CINE de sua cidade e veja o quanto de gente não agradece por aparecer um trampo desses, pelo menos até ajeitar as coisas.

E, reforço o meu ponto, o Não me Perturbe existe não porque existe o telemarketing ativo e sim pela forma errada que é conduzida. A má execução não é culpa da ferramenta. Tem que saber separar isso.

Uma coisa é a teoria, outra é a prática. O Não Me Perturbe existe, mas é eficiente? O Procon existe, e quantas reclamações ele recebe desse setor? A questão ao menos foi minimizada, com as várias medidas que tentaram implementar? O 0303 é só mais uma, e nem estão cumprindo direito.

Se proibissem ligações desse tipo (milhões não querem apenas receber ligações indicativas com 0303, não querem é receber ligações de telemarketing alguma), traria mais jus à lei da perturbação do sossego. E não falo por mim. O próprio cadastro do Não Me Perturbe mostra que definitivamente não estou sozinho nessa.

Ah, e sabe por que tem muito dinheiro fazendo rotatividade no setor? Porque não tem prejuízo no dinheiro da empresa de pagar indenizações aos milhares que poderiam entrar com ação mas não o fazem por inúmeros motivos, dada a tamanha dificuldade de se mover uma ação desse tipo. Imagina o tanto de dinheiro que perderiam.

Se a proibição geral é tão custosa e prejudicial assim, que se faça uma lei proibindo, por CPF, quaisquer ligações do tipo telemarketing. E espalhar a medida. Aí é o consumidor receber uma ligação dessa, quebrando a lei, e facilitar a entrada de ação contra a empresa. Aí eu queria ver como o setor se sustentaria com meia dúzia de gatos pingados que deixariam a possibilidade de receber ligações desse tipo.

mesma coisa do 0303, mesmo com o não me perturbe as empresas continuaram empregando soluções que incomodam as pessoas, então merecem regulações mais pesadas. E o próximo passo é dar um jeito de multar essas empresas com a multa sendo paga a quem foi perturbado recebendo esse monte de ligações.

1 curtida

Pra mim São terroristas em parte, liga pra pessoa dezenas de vezes todo dia, quando atendemos cai a ligação, isso é terrível e deveria ser enquadrado como crime de terrorismo inafiançável para os donos dessas empresas nefastas, quem sabe assim aprendam a trabalhar sério sem perturbar a paz do povo.

E eu nem sei o porquê que não já é assim…

1 curtida

Esse é o meu ponto. As empresas tem a ferramenta, ela funciona. O problema é a forma como elas usam. Se tivesse uma maior austeridade na fiscalização, certamente a solução não ia acabar com as ligações, mas iam ser menos intrusivas.

1 curtida