Steam Deck vai rodar novo SteamOS baseado no Arch Linux em vez de Debian

Mete logo um Free BSD e pronto.

Se a Valve conseguir resolver a incompatibilidade do Proton com o Easy Anti-Cheat e o BattlEye, essa porcentagem vai crescer exponencialmente da noite pro dia…

1 curtida

Exatamente! O Proton já é capaz de rodar a maior parte do acervo, o que quebra em alguns casos são essas ferramentas de DRM, que a Valve já está em negociação para resolver esse problema.

Além disso, existe uma inverdade na abordagem, diz que apenas 26% do acervo é capaz de ser rodado pelo Proton. Não é bem assim, 26% OFICIALMENTE, ou seja, aqueles que já foram homologados pela Valve e estão 100%. Mas se você entrar nas configurações da Steam e habilitar o Proton para todos os jogos, mesmo os não homologados. Ele roda praticamente tudo, conforme pode-se ver no próprio ProtonDB, dos Top Thousand, ou seja, dos mil jogos mais jogados na Steam, apenas 6% não rodam.

Lembrando, inclusive, que ele é uma ferramenta relativamente nova, mas que já faz um excelente trabalho e com a evolução da Vulkan e do próprio Proton, o cenário melhora a cada dia.

E com um hardware dedicado e controlado pela Valve, manter o Proton funcionando é muito mais simples. Portanto, com a chegada do SteamDeck a tendência é que aconteça um “boom” e, acredito sim, que todos os jogos estarão jogáveis e aposto que a curto prazo muitos subirão de bronze para gold no desempenho.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.