Steam Deck é um console portátil poderoso da Valve que roda jogos de PC

1 curtida

Muito bom! Achei 399 USD um preço ok, parece um Switch com melhor desempenho :grinning_face_with_smiling_eyes:

1 curtida

Sim !! Par perfeito, SW pra ZELDA e STEAM Portátil para CyberPunk… por aí…

1 curtida

Importante mencionar que apesar de ser Zen2, utiliza 16 GB LPDDR5.

1 curtida

Pelo menos a versão base veio com 64GB kkk

Sou bem atrás com a Valve, até hoje não arrumaram aquele app porco da Steam para Android (acredito que no IOS seja a mesma m#rda).

A idéia do aparelho é muito boa e o preço está bem convidativo, mas concordo que também tenho um pé atrás.

Na verdade, tem duas coisas que me deixam com pé atrás, sendo a primeira o uso do Steam OS.

O Steam OS que está disponível para máquinas x86-64 é extremamente porco, possui um gnome rodando por trás, sem qualquer necessidade disso, uma versão totalmente desatualizada dos drivers de vídeo e uma versão totalmente desatualizada do kernel Linux.

O segundo ponto que me deixa pé atrás é a história com as Steam Machines, a proposta também era ótima, porém foi mal executada, primeiro por causa dos valores das máquinas (que parece ter sido resolvido nesse portátil), segundo devido ao Steam OS que não é lá muito bem feito e terceiro porque na época não tinhamos algo como o Proton, que consegue trazer uma compatibilidade de quase todos os jogos disponíveis na Steam (Ao menos para mim, não teve nenhum dos meus 500 jogos na biblioteca, que eu não fosse capaz de rodar com a ajuda do Proton – Sem contar os que possuem versão nativa).

Diante disso, eu desejo que o projeto dê certo, seria um ótimo concorrente para o GPD e algo que, com certeza, teria mercado, caso seja bem feito.

Mas eu ainda acho que seria mais ganho, fazerem uma parceria com o time do Manjaro, por exemplo, para que eles fossem responsáveis pelo sistema e a Valve apenas pelo hardware e interface (Big Picture). Seria mais certeza do portátil chegar com um S.O capaz de rodar uma biblioteca gigantesca de jogos.

1 curtida

Achei muita coincidência a Valve revelar esse aparelho alguns dias depois da Nintendo anunciar o Nintendo Switch “pro/oled”.

Aí nem dá pra ficar com pé atrás com a Steam, já que as Steam Machines eram caras devido as OEMs que enfiavam a faca num PC com skin da steam, basicamente.

Como ressaltei, não foram só os preços.:

…primeiro por causa dos valores das máquinas (que parece ter sido resolvido nesse portátil), segundo devido ao Steam OS que não é lá muito bem feito e terceiro porque na época não tinhamos algo como o Proton

E conforme abordei sobre o Steam OS:

O Steam OS que está disponível para máquinas x86-64 é extremamente porco, possui um gnome rodando por trás, sem qualquer necessidade disso, uma versão totalmente desatualizada dos drivers de vídeo e uma versão totalmente desatualizada do kernel Linux.

Praticamente um PS4 Portátil, gostei dele, principalmente por ele não ser reto que nem outros portáteis. Ele é um controle com tela, a pegada deve ser muito boa.
E diferente das Steam Machines ele é um console, ou seja, tem o hardware previsível, oque faz com que seja possível criarem versões dos jogos otimizadas para ele.

Edit já tem pagina no steam BR Steam Deck

O SteamOS agora tem como base o Arch Linux. Antes era baseado no Debian (ou Ubuntu?), que costuma ter pacotes bem antigos.

Era e é baseado no Debian ainda, inclusive, a imagem disponível no site da Valve é feita em cima do Debian 8, sendo que o Debian está no 10. Ou seja, por si só, o Debian já usa pacotes mais antigos e os caras ainda mantem como base uma versão bem desatualizada.

Acho que você está confundindo com o GamerOS, que é um projeto sem vínculo com a Valve, que usa o shell do Steam OS com o Arch Linux.

Foi o que eu disse, acho que seria mais ganho fazer parceria com um projeto tipo esse e ficarem responsáveis apenas pelo shell e hardware. O Steam OS não me passa muita confiança. Mas torcer por estar errado.

O SteamOS 3.0 é baseado no Arch Linux:

2 curtidas

Legal, não tinha visto essa página do projeto.

Bem, pelo visto estavam trabalhando em uma versão do SteamOS por trás das cortinas. Bom saber que teremos algo renovado (Talvez até usaram o GamerOS como base). Inclusive vi que nessa nova versão, o visual do BigPicture está renovado e, me pareceu, bem mais agradável.

É torcer pelo sucesso do projeto, pois não nego que estou bem interessado. Mas só topo comprar depois que ver que realmente é funcional.

4 curtidas

Rapaz, compraria fácil se morasse na civilização. Um PC portátil e com hardware bastante decente, ao contrário da porqueira do Switch, acho que vai vender bem.

Nos EUA o povo tá sedento por ele, vai fazer sucesso. Imagina um Steam Deck 5 no futuro, com poder de um PC fod*stico sendo portátil e só vc plugar no deck e virar um desktop parrudo? Perfeição.

O produto parece interessante e competitivo, porém fico com algumas dúvidas enquanto não sai os reviews:

  • Consegue rodar jogos pesados de maneira satisfatória? (PS4 já sofre com alguns títulos)
  • Quanto tempo vai durar essa bateria jogando? (Processador de PC não costuma ser econômico)
  • Tem algum sistema de resfriamento ativo? (Não é ARM, então deve esquentar bem)

Eu achei que o armazenamento também deixou a desejar na versão básica, que já poderia vir com 128GB em SSD, afinal, um game de PC é bem mais pesado.

Outra coisa que a Valve poderia ter feito é um modo tablet, rodando um Android para quando você quiser usar o dispositivo para outro fim além de PC gamer portátil.

Seguindo essa linha, não vi menção a conexão de internet móvel, o que poderia ser interessante nos países civilizados para jogar online andando na rua.

1 curtida

Eu vejo ele como sendo mais forte que um PS4, pois justamente tem um hardware mais moderno e eficiente, ele usa zen2 enquanto o PS4 usava a mesma tecnologia dos FX.

de acordo com o site dele vai durar de 2 a 8 horas, dependendo do jogo.

Infelizmente não tem muito oque fazer neste quesito já que SSDs grandes encarecem ainda mais o produto.

Mas isso não comeria ainda mais armazenamento interno? Afinal seriam 2 OS instalados.

O PS Vita chegou a ter uma versão com SIM Card para usar 3G, mas acabou sendo descontinuado bem cedo, não vejo isso como algo que melhoraria algo, afinal diferente da época do lançamento do PS Vita, hoje em dia qualquer celular tem função Roteador WiFi.

Como eu disse, temos que esperar os reviews, na teoria tudo é lindo.

Os SSDs reduziram muito o preço nos últimos anos, dava pra colocar um ali com um acordo bacana nos fornecedores. 64GB é nada pra um PC gamer portátil, a menos seja para rodar jogos retrô.

De fato, por isso mais espaço ali cairia bem. Mas acho que ter Android expandiria ainda mais a proposta do produto, pois você conseguiria rodar games mobile e outras opções de uso.

Sim, mas isso gera ping alto e conexões instáveis, algo embarcado seria o mais interessante para uma experiência satisfatória.