Startups em crise? Se sim, por quê?

Fiquei sabendo, por notícias, que as startups estão demitindo funcionários. Queria saber por que está havendo demissões em execução. É meu engano sobre a informação dada, ou não? Link de uma notícia relacionada: Demissões nas startups: veja quais empresas demitiram mais - Forbes

já tinha lido algo parecido, o perfil do investidor mudou, antes arriscava mais e rasgava muito dinheiro investindo e pagando as contas das startups para um futuro um pouco distante ter muito retorno, agora, já se busca retorno mais rápido e menos arriscado.

A pandemia e limitação do dinheiro (que antes era quase ilimitado) mudou o cenário, nascimento de startup hoje está mais difícil.

até a mais famosa de investimento, a Softbank está fazendo menos investimento, quase não sai muita notícia.

3 curtidas

Ainda na questão de investimentos excessivos, as startups quando recebiam esse dinheiro tinham que gastar de alguma forma pra justificar o valor injetado, e faziam isso na forma de muitas contratações (mais fo que o necessário) com salários altos. Reduzindo o dinheiro precisam cortar gastos excessivos

1 curtida

E por erros constantes de planejamento por parte dos PMOs, um monte de gente acaba sendo contratada de varde e depois demitem sem mais nem menos, como um objeto descartável. Falo isso pq já fui vítima de cagada de Project Manager incompetente que achava que estava planejando certinho, me convenceram a pedir as contas do meu emprego, não durou 2 meses e me jogaram pra célula de outro cliente por não prever que o cliente atual não ia dispor o budget pra manter toda aquela galera, e o outro cliente qual fui realocado fez o mesmo 2 meses depois. Resultado: uma visita sem volta ao RH! :rage: :face_with_symbols_over_mouth:

Isso que ainda foi com uma empresa grande, fábrica de software que não posso mencionar, e antes mesmo de existir o termo “startup”. Imagina agora… Acompanhando tudo isso, vejo que a situação só piorou de lá pra cá. Empresa inovadora? Pagadora de cool/hipster? Diferencial é ter playground pra funcionário (que não pode usar pq a chefia mata todo o tempo dele sobrecarregando o trabalho)? Café à vontade e cerveja (sério isso? Permitir se embriagar no meio do expediente? Se ainda fosse pra trabalhar dentro da Ambev, até vai, mas dev?)? Tô fora! Já mostra com um sinal vermelho que se trata de startup.

3 curtidas

Cortar pessoal não vital é uma das vias mais rápidas de se poupar caixa. Com a crise global que estamos passando, é melhor focar em fazer o básico que traz resultados do que sair gastando loucamente em inovação que pode não dar fruto algum.

1 curtida