Starlink recebe aval da Anatel para vender internet via satélite no Brasil

3 curtidas

Antes tarde do que mais tarde ainda.

10 curtidas

A Anatel não divulgou o motivo de não ter autorizado no primeiro momento? Ou de ter autorizado agora?

1 curtida

O que ela não autorizou foi um uso temporário e pontual para testes, então acredito que ela segurou aquela autorização já visando liberar essa que é definitiva.

7 curtidas

Enfiar uma antena num kitnet em 2022. Brega kkkk

1 curtida

Você diz em relação a aquele teste que queriam fazer? Decidiram esperar pra sair essa aprovação de hoje (provavelmente até pra evitar queixa de algum concorrente ou outra empresa de satélite).

Se não for isso, a decisão saiu agora por que um dos conselheiros da Anatel havia pedido vistas do processo em dezembro.
Eu até pensei que essa decisão de hoje ia ficar pro dia 10 de fevereiro, que é a data da próxima reunião ordinária da Anatel.

4 curtidas

Brega é, em pleno 2022, ter alguém mesmo dentro dos grandes centro urbanos sem acesso à internet.

6 curtidas

O jogo virou, antes era o interior que sofria com falta de internet, agora são as capitais e grandes cidades que tem menos opções.

2 curtidas

Infelizmente o valor é salgado. Moro em uma zona rural, a Vero Internet passa fibra na estrada de terra e tem caixa e tudo, mas se negam a descer cerca de 2km com o cabeamento para ligar em 10 residências. É difícil!

1 curtida

Fibra não funciona assim. Essa fibra serve apenas pra ligar uma central na outra. Não dá pra puxar um cabo dela e ligar num modem.

A central que faz a ligação da fibra principal e o modem dos clientes é cara, então as operadoras não vão investir pra atender poucos usuários.

4 curtidas

Se for realmente um backbone/backhaul da empresa, realmente, não rola.

Se for uma fibra com GPON, não deve ser tão complicado meter um splitter.

E mesmo que seja GPON, eles não tem obrigação, se não quiserem prestar serviço.

4 curtidas

Eu cancelei esses dias minha reserva que fiz na pré-venda da Starlink. A internet via rádio que leva internet até a fazenda que meus pais moram está bem decente ultimamente, mesmo com chuva todo dia está funcionando bem.
Desde Abril só teve 2 dias que ficou fora do ar por conta de um raio. Como é bem mais barato que os USD 99 da Starlink, eles vão continuar com essa via rádio.

5 curtidas

Francamente, eu não trocaria rádio por Starlink não, especialmente se estiver funcionando direito.
Entre preço e prováveis problemas (até por que a constelação não tá pronta)…

Por aqui mesmo ouvi um zumzumzum que um provedor que fornece rádio no interiorrr (é o mesmo provedor que eu uso, mas aqui é fibra) tá planejando partir pra GPON até na roça.

4 curtidas

Se não tem fibra sobrando no cabo é complicado puxar ele pra atender algum lugar, teria de fazer muita manobra e monta um armário no meio da zona rural. Raramente esses cabos na zona rural são do mesmo tipo que os usados pra leva internet da central até a casa do clientes.

2 curtidas

São iguais a estas ao longo da estrada tem varias nos postes.
image

2 curtidas

Isso é uma caixa de emenda óptica. Até aonde eu sei, pode ser utilizada pra qualquer tipo de fibra.

3 curtidas

Isso aí é uma caixa de emenda óptica (CEO), não uma caixa de terminação óptica (CTO). Não necessariamente a fibra que está ligada na outra ponta usa tecnologia GPON, que é adotada para a última milha de banda larga fixa.

3 curtidas

Parece que o tal do mundo não se acabou, rs…

Ou só ter disponível os 2mb.

Né Vivo? XD

1 curtida

Nem com você e os outros interessados se propondo a pagar os custos?

1 curtida