Starbucks inaugura primeira loja feita com impressão 3D

Bonita não é! Mas é um começo!
Se isso baixar os preços vai ser bom

4 Likes

Vi um vídeo desse tipo de “construção” dia desses. Uma coisa é certa: o tempo que leva pra erguer as paredes é infinitamente mais rápido que os métodos tradicionais (principalmente do BR).

5 Likes

Aguarde mais 72 horas. :slight_smile:

“You Wouldn’t Download a Starbucks Store”

2 Likes

Spoiler: não vai

Já tinha visto há uns anos atrás sobre imóveis impressos. É exatamente a mesma estética de “cubo arredondado” que, por um lado, até que é legal e esteticamente “OK”. Considerando que é possível personalizar o modelo através de edição do mesmo no AutoCAD/similares, é praticamente o sonho de consumo de engenheiros civis que lidam com plantas em múltiplas dimensões (que incorpora sistema hidráulico, elétrico, tudo na mesma planta).

Também tem um potencial social, se bem usado por governos e ONGs, porque pode rapidamente erguer imóveis àqueles que não tem onde morar (apesar que o problema nem é a falta de imóveis nem de terreno, mas sim a má-distribuição da riqueza, mas isso é outro tópico).

Por outro lado, há um problema com relação à viabilidade ecológica disso.

Pedras e blocos, ao meu ver, usam menos material que “erguer contreto derramado do chão ao topo” como a impressão 3D faz. Mesmo aqueles blocos/tijolos industriais, feitos de concreto possivelmente usam menos concreto que esse método de assentar concreto como se estivesse assentando uma lasanha ou bolo. Isso leva a preocupações sobre quão poluente isso seria em comparação à alvenaria tradicional (tijolo e cimento) ou, mesmo, à alvenaria mais “rústica” (pedras), tipo essas.

Talvez eu esteja equivocado, mas a construção à moda antiga (principalmente sem o uso de concreto, como as construções rústicas) parece mais sustentável em um mundo que já excedeu o aumento da temperatura média global previsto no Acordo de Paris décadas atrás. Construção civil é uma das atividades que contribui para as mudanças climáticas.

3 Likes

Em países onde a mão de obra é muito cara, soluções que usam menos mão de obra podem acabar ficando mais baratas

Isso beleza. Mas abaixar o preço dos produtos, ao menos nesse caso, acho improvável. Principalmente pq Starbucks nos EUA tem um a cada esquina, ia criar uma certa disparidade com outras unidades.

Bom, eu acho que uma unidade exclusiva para drive-thru e retiradas poderia, em tese, ter preços um pouco mais baixos.

Seria o cenário ideal, sem dúvida. Mas sou cético quanto a isso. Até pq devem querer cobrar pelo fator novidade