SSDs para Lenovo - Upgrade em performance

Olá pessoal!

Recentemente adquiri um Lenovo Ideapad Gaming 3i (Modelo 15IMH05 Laptop - Type 82CG) com SSD de 240GB e minha namorada tem um Lenovo Ideapad S145 com 1TB HDD, e eu queria melhorar o desempenho de ambos (o 3i é só pra ter mais espaço mesmo), adicionando mais um SSD.

Sei que ambos são compatíveis com SSDs M.2/PCIe, mas estou perdido com relação a qual marca comprar e pra ter certeza da compatibilidade do novo componente - os documentos de suporte da Lenovo não indicam com clareza - e queria saber se vocês tem indicações de compra/já fizeram esse tipo de upgrade.

Obrigado!

O teu IdeaPad, segundo o site da Lenovo, suporta PCIe NVMe Gen 4 da Crucial. Mas acredito que funcione com qualquer SSD NVMe Gen 3/4.

Já o IdeaPad da tua namorada parece ser compatível com SSD SATA 2.5 ou com os SSD M.2 PCIe. Tem uma nota de até 500GB no fórum deles, mas acredito que esteja errada uma vez que o notebook já tem 1TB de armazenamento.

Quanto à compatibilidade, acredito que qualquer marca deva ser compatível por que todas as marcas devem seguir certos padrões. Essas recomendações são só as que eles testaram e deu certo. Mas não sei informar se teve alguma que eles testaram e deu errado por algum motivo.

Quanto à recomendação de marcas, sem uma sequencia especifica (as que eu fui lembrando, na sequencia que eu fui lembrando): Crucial, Corsair, Kingston, ADATA, Samsung, Sabrent, SK hynix, etc. Só to com pé atras com a Western Digital.

1 curtida

Com exceção da Intel e da Samsung, que fabricam seus próprios chips de memória flash, praticamente todas as outras fabricantes de SSD já foram pegas fazendo downgrade sem alterar o modelo do produto. O caso da WD foi apenas o mais recente ¯\_(ツ)_/¯

Para armazenamento, sempre utilizo da marca Kingston, nunca deu problema em nenhum upgrade que fiz. As marcas que @Keaton falou também concordo e os pé atrás também acho igual, e o pé atrás ainda colocaria a Samsung quando é com Linux. Porém, eu resumiria: Kingston, Samsung, Intel, Seagate, depois vai ser de acordo com seu bolso, para jogar caça um com mais de 2000 MG/s de leitura.

O seu note pelo que vi aceita M.2 2242 SSD up to 512GB ou M.2 2280 SSD up to 1TB.
Da sua namorada se for o que eu vi, o modelo do note aceita m.2 (mas não mostra qual funciona) ou sata, e não tem placa de vídeo dedicada. E se ela não for um usuária exigente ou de performance e não usa muito armazenamento, no seu caso, passaria o ssd do seu para ela, e comprava uma case e transformaria o HD dela em um HD externo para ela. Outra coisa, é você comprar um m2 para o seu e fazer um teste se funciona no dela e se apresenta alguma incompatibilidade, se não, compra outro igual

Até a Samsung foi pega. E a Intel vai sair do negócio de NAND.

Ênfase no “sem alterar o modelo do produto”. A Samsung trocou o código do produto e publicou especificações técnicas atualizadas. As outras simplesmente mudaram um ou mais componentes na surdina, sem nenhuma forma de identificar a mudança a não ser desmontando o SSD para conferir.

1 curtida

Nem lembrava mais da existência dela… queria apagar ela da minha memória. hahaha

Em teoria deve aceitar 1TB 2242 pois os protocolos são iguais… hahaha

kkkkkkkkk, eu não te culpo por esquecer a Kingston, quando se tem problema, e logo com armazenamento, a ultima coisa que quer é algo da marca.

eu também acho, porque normalmente, tecnologia mais nova tem retrocompatibilidade, e notebook raramente tem limitações e são muitos abrangentes.

Eu nunca tive problemas com a Kingston e pelo menos os itens que comprei da marca até o momento tem apresentado uma durabilidade absurda.

No notebook, por exemplo, uso um Kingston mS200 de 120 GB que atualmente reporta mais de 90 TB de dados escritos e mais de 20 mil horas de uso, inclusive chegou a operar no passado por algumas poucas horas em temperatura muito superior (85 ℃) ao limite sugerido pela ficha técnica (70 ℃) devido a problemas com a refrigeração do notebook. Mesmo passando por todos esses perrengues ele reporta 80% de vida útil restante e continua entregando as mesmas velocidades de leitura/escrita de quando era novo.

Em comparação, no PC de mesa tenho um WD Green M.2, também de 120 GB, que teve muito menos uso que o Kingston (7 TB de dados escritos e pouco menos de 3 mil horas de uso) e que já está reportando apenas 86% de vida útil restante, se continuar assim é capaz dele pifar antes do Kingston que é bem mais antigo. Também notei que se rodar um benchmark no WD agora a velocidade de escrita está levemente inferior (uns 10%) dos números que ele entregava quando era novo…

1 curtida

Eu já tive o suficiente, mas não com SSD. O tanto de pendrive que pifou na minha mão… lembra aqueles DT100 originais que eram um fumê beeeeeeem escuro e esverdeado? Essas coisas.

Kkkkkk é bem esses que eu estou comprando agora, e até agora continuo sem problema com a Kingston

A Kingston não fabrica mais o DT100 original. wtf.
Esse: image
Não esse:

O S145 só aceita nvme. Não compre O M2. Digo isso pq eu comprei um ssd Green da wester digital, que era um m2, achando que serviria. Encaixou direitinho, mas não era reconhecido. Tive que pedir reembolso. Coloquei um Kingspec nvme e foi reconhecido imediatamente e funciona super bem.

O que deu incompatibilidade foi esse aqui: https://www.submarino.com.br/produto/102929266

mas NVME é m.2

tu deve ter comprado um sata m.2 por isso não funcionou.

Jurava que M.2 se referia ao encaixe na placa e NvME ao tipo de memória usado.

Pois é. Lerdeza minha. Na minha cabeça era basicamente “se encaixou é esse” kkkk

M.2 é o conector, mas diversos protocolos podem ser usados nele. USB, SATA, PCIe, etc.
Tanto que existem várias “keys”, como essa imagem que eu surrupiei no google images explica grosseiramente

2 curtidas

Então era oque eu entendia mesmo, mas não sabia que haviam variações, bom saber para não cometer erros por causa da key errada.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.