Que SSD são mais rápidos é uma verdade comprovada, mas da para ser ainda mais rápido se você optar pelos modelos NVMe, que é o caso deste produto em promoção da WD Green, que alcança até 2400MB/s de leitura e 1900MB/s na escrita.
Problema é onde colocar a placa de video, só tem um slot 16x e o resto é 1x 2.0, fica mais lento que a porta SATA, queria poder dividir essa 16x em 2 8x, ai não dava problema nem pra placa de video (ela é fraca) nem pro ssd.
É a mesma coisa com a minha placa mãe.
Mas dizem que o PCI x1 2.0 é melhor que o SATA 3 em velocidade, então se você quer adicionar mais espaço no seu PC, é uma opção comprar um nvme barato para usar nesse slot x1
5 gbps do pci-e 1x 2.0 contra 6 gbps do sata III, a nao ser que tenha uma bruta otimização no protocolo, não vejo como ser melhor.
O que pode acontecer é estarem comparando o pcie com o sata II, esse sim é inferior e era bem comum nos pcs mais antigos, tipo os ultimos do socket 775.