SSD NVMe com problema ou a entrada PCI-e M.2

Venho enfrentando problemas com um SSD da Corsair MP510 e conto com a ajuda de vocês.

Há alguns dias o computador começou a apresentar telas azuis em momentos de alta carga de escrita/leitura (essa unidade alcança 3Gbps em ambos). Após isso acontecer, ele não é reconhecido mais pelo computador, era preciso esperar algumas horas (ou removê-lo do slot), como se estivesse “desenergizando”.

Tentei passar o chkdsk diversas vezes (no modo de inicialização do Windows, pra garantir que o disco não estaria em uso), mas sempre o teste falha:

No entanto, ao fazer a análise rápida, ele não encontra nenhum cluster defeituoso:

Agora o computador sequer reconhece-o mais.
Minha dúvida, será que o erro é realmente no disco, ou na porta PCI-e (todo o restante no computador funciona normalmente, por isso não sei como analisar apenas esta porta)? Alguém já passou por isso?
Sei que o ideal era eu ter outra placa-mãe para testar o disco e também outro NVMe para testar minha placa, mas no momento não possuo nenhum dos dois, há outras maneiras de testar?

Uma opção que você teria seria pegar um case USB pra SSD M.2 pra testar o SSD em si, mas você acaba colocando uma nova variável que pode ser o case estar estragado.

https://www.amazon.com.br/Case-Ssd-Cs2-C31-VINIK-29865/dp/B07VHXYK9D

O problema é que é meio caro.

1 curtida

Compra um case/placa case e roda o SSDLIFE.

Mas tem de olhar a reputação do vendedor que eu não olhei

1 curtida

O problema dessa solução é que ela ainda não cobre se a placa mãe teria problema.

Aliás, vocês já viram alguma motherboard com problema apenas no PCI-e? Eu não sei, estou levantando essa possibilidade apenas porque o SSD não morreu de uma vez, eu consegui transferir quase 30Gb de dados para um HD externo (mas como não elevou a leitura, ele não desligou).

As vezes é um simples problema de mal contato/sujeira nos contatos, limpa com spray limpa contatos, tanto o ssd quando o slot da placa mãe, não é caro, e vale a tentativa.

1 curtida

Claro que cobre. Se o SSD funcionar, o problema não está nele. Ai tu descarta ele como problema.

1 curtida

O seu problema tem cheiro de hardware. Você apertou muito o parafuso quando instalou? Pode ser isso

1 curtida

Ja chegou a ver como fica a temperatura deste SSD em idle ou sob carga?

1 curtida

Mas ele pode não funcionar e o problema estar em ambas peças. :man_shrugging:

Já tenho mais de 1 ano de uso, antes de apresentar esse problema.

A temperatura dele sempre ficou na casa dos 35ºC em carga média/alta. Mas agora é impossível de medir, pois ele não é mais reconhecido.

Solução melhor: compra outro SSD e instala pra testar. :V
Ai se funcionar, é o SSD.

Tu tá usando fonte de boa qualidade? Qual é a MoBo? Tenta CLEAR CMOS

Acho que o MELHOR teste pra isso, seria pegar uma MoBo que tu tenha certeza que o slot esteja funcionando e um SSD que tu tenha certeza que esteja funcionando e testa o SSD na mobo antiga e o SSD na mobo nova. Só que tem o perigo de um dos dois estar com defeito sério e queimar a peça… por isso falamos dos adaptadores…

Isso quando dava já problema? 35°c não é muito comum nestas condições em um SSD, o guru3D pegou 50°c em stress.
https://www.guru3d.com/articles_pages/corsair_force_series_mp510_m_2_ssd_review,6.html

qual é a temperatura da sala do pessoal do Guru3D?

Não, era em uso comum. O problema não é temperatura baixa e sim alta. Ele estar frio só indica que a refrigeração do gabinete está boa.

Sem contar que nesse link, eles conseguiram alta temperatura rodando um teste de stress, não é uma condição normal de uso. Como as velocidades desse disco são muito altas, tudo é executado (lido/gravado) rapidamente e logo entra “em modo de espera”.

Pois é, essa é a melhor solução mesmo. :joy:
Estou perguntando pra amigos se alguém tem um conjunto semelhante pra testar.

A fonte também é da Corsair e estava dimensionada com bastante folga.

O ponto é mais pra entender se não há bug no sensor, ja tive problema com SSDs onde o sensor estava bugado e ao mesmo tempo tinha perda de desempenho por exemplo.

Ao menos nesse review eles não disseram, mas normalmente o pessoal mantém entre 21 e 27°c.

+/-3°C é muito alto pra chutar.

Mas tecnicamente falando, SSDs operam direito entre 0°C e 70°C, não estando próximo à nenhum dos extremos deveria funcionar.

Obrigado a todos que tentaram ajudar.
Troquei (para teste) um outro NVMe com um amigo, o meu SSD também não foi reconhecido no computador dele, e o dele apareceu normalmente na minha BIOS.
O problema era no SSD mesmo, já abri um chamado com a Corsair, agora é só aguardar eles fazerem a troca.

2 curtidas

RIP dados e boa sorte. hahaha

Consegui pegar os 30Gb que não estavam no One Drive antes dele morrer completamente. Então estou tranquilo.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.