SSD externo para armazenamento

Salve, pessoal.
Quero deixar alguns arquivos meus num armazenamento externo, deixando o interno só para programas e jogos.
A maioria das coisas do armazenamento externo seriam arquivos de mídia, como filmes e séries raros que não quero perder.
Para isso, pensei em um SSD Sata com um case para USB.
Qual marca de SSD seria uma boa? Eu já vi uns baratos da Crucial, mas tenho receio do barato sair caro.

Os da Crucial são da Micron… uma das maiores e melhores empresas de semicondutores do mundo. Eu uso um BX500 com o Windows 10 desde 2019 e muita swap nele e ele ainda continua ok.

Como é só para armazenamento, você pode comprar a maioria dos SSDs de marcas mais famosas (fuja do AliExpress se não 100% certa que sabe detectar as fraudes), mas eu ficaria com os Crucial BX500 mesmo. Só foge do Western Digital Green. Quem recomenda o Green essa bomba nem é gente. já já alguém oculta isso pelo “nem é gente”… só espera.

3 Likes

Não querendo ser aquele cara, mas o WD Green é perfeitamente adequado, dependendo do seu caso de uso. Pessoal adora detonar a linha mas porque compra ela pra usar em cenários que exigiriam um modelo mais robusto.

Para SSD externo, por exemplo, até mesmo o SN350 de 250 GB (o WD Green NVMe mais “lento” da família) funcionaria tranquilo, visto que no melhor caso você estaria instalando esse SSD em uma case com 10 Gbps (USB 3.seilaeuqual), que entregaria no máximo 1200 MB/s.

Quanto ao uso de uma case SATA, isso sim eu dispensaria. Parte logo para uma case NVMe (mais compacta e mais rápida) e um SSD compatível. Você encontra vários SSDs NVMe de entrada por preços muito próximos de SSDs SATA e até os NVMe mais básicos vão te entregar pelo menos o dobro de velocidade de um SATA.

SSD SATA hoje em dia eu só colocaria em máquina velha, sem conector M.2 ou PCIe disponível…

Se o Western Green realmente presta, eu devo ser a pessoa mais azarada do mundo. Todos os três (comprados novos, em lojas com procedência, usados principalmente para downloads grandes e poucos torrents) que eu tive apresentaram algum problema grave em menos de um ano e o SATA M.2 (esse era usado como OS, mas atolava o sistema com leituras de 30Mbps…) eu ainda possuo tem amnésia: hora e meia simplesmente perde os dados ou corrompe. (Só tenho esse ainda porque fiquei com preguiça de lidar com a garantia da Western Digital mais uma vez [é um porre, mais fácil só jogar fora])

Agora, os outros da Western/SanDisk eu recomendo. Só não o WD Green.

Eu não torraria M.2 com um SSD SATA, mas nada contra usar SATA III para OS ou armazenamento extra, principalmente para deixar o “disco” mais rápido para tarefas exclusivas que requiram 100% da velocidade. Além disso, a maioria das placas mãe possuem apenas 1 NVMe e 4-6 SATA III…

1 Like

Se é só pra armazenamento, ainda mais de arquivos que vão ser pouco acessados mas que você não quer perder, eu optaria por usar HDD mesmo.
Pelo preço de 1 SSD você consegue comprar quase 2 HDDs do mesmo tamanho (numa busca rápida que eu fiz aqui no ML), então eu optaria por 2 HDDs e deixaria eles em RAID 1.

Dito isso, respondendo a sua pergunta:

eu vou citar a minha resposta em um outro tópico parecido:

1 Like

É, eu diria que você é azarado.

Tenho um PC de mesa antigo que tá faz uns 5 anos usando um WD Green SATA M.2 como disco de boot e zero problemas. Única vez que notei alguma lentidão nele foi ao restaurar um backup grande (100+ GB), em que eventualmente a velocidade de escrita caiu ali para os 70~90 MB/s até o final da transferência, mas no uso normal do dia a dia, nunca aconteceu.

Já o WD Green SN350 (M.2 NVMe) eu tenho utilizado em uma case USB da UGreen e mais uma vez, zero problemas, mas esse é mais novo, completou 1 ano de uso recentemente.

Não tô dizendo que os WD Green são a última maravilha do universo, porque não são (SSD de entrada, afinal), mas eles também não são esse terror todo que você descreve aqui na comunidade. Tem modelo de entrada das concorrentes bem piores que o WD Green…

1 Like

Tem a questão do uso externo, presume-se vai ser transportado com uma certa frequência. Um HD externo que caia no chão, por exemplo, provavelmente vai pifar ou ficar seriamente danificado, já um SSD externo não tem esse problema, visto que não tem partes mecânicas que possam estragar com o impacto…

Perfeito então.

Eu pensei nisso, mas terei uma maior segurança contra impactos no SSD, como o colega @mbc07 comentou.

Tem SSD pior sim, só que pela metade do valor e com uma garantia que dá menos dor de cabeça.

Eu já ouvi relatos de SSDs que deram defeito depois de sofrerem algum impacto. Não tenho escadaria pra derrubar o meu pra testar. hahaha
Apesar de não ter parte mecanica, tem bastante solda, chips e trilhas (PCB). Dependendo da qualidade, acho que pode ser sim plausivel isso.

Para backup eu também recomendo HDD, além de ser mais barato, caso venha a brickar, a chance de você conseguir recuperar os dados é muito maior que num SSD.

Tenho HD aqui trabalhando a mais de 10 anos ligado 24/7, já vi HD de mais de 20 anos de idade e funcionando.
Eu sou do tipo que não confia muito em tecnologias novas até ficarem velhas pro tempo dizer.

Sobre mascas de SSD, SATA compro bastante da Goldenfir na loja oficial da Aliexpress, em uns 5 anos já comprei dezenas e nunca tive retorno. Já NVMe e M.2 SATA uso da Kingsdian também da loja oficial da Ali e nunca tive problemas.

1 Like

Se até a Multilaser vende isso, quem sou eu pra te impedir?
image

Mas é, eu vou concordar com o @mbc07, se puder, pega um SSD M.2 NVMe e um case, a diferença de preço hoje em dia é irrisória.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.