SSD aumenta a capacidade de armazenamento ou não?

ssd da mais memoria tipo,se eu comprar um ssd de 240gb essas 240gb podem ser usadas tipo baixar um gta 5 e etc

Sim*.
SSD é um disco de armazenamento, que nem HDD.
A diferença é na tecnologia, com o SSD sendo bem mais rápido que o HDD porque o SSD é memória flash, não tem nenhuma parte mecânica.

*Lembrando que os 240GB anunciados geralmente correspondem a 240.000.000.000 bytes, o que dá menos do que 240GB.

1 curtida

É importante notar que ele, assim como qualquer outro tipo de memória, vai expandir sua capacidade desde que você mantenha seu conjunto atual de memória e não troque seu HD por um SSD. Nesse caso tudo que estiver no ssd vai ter os benefícios dele enquanto o que ficar no HD não.

Como SSDs ainda tem um custo por conta Gb mais elevado que HDDs, usualmente vemos uso do SSD para instalar softwares onde você precisa de melhor velocidade (photoshop, editores e até alguns jogos menores) mas ainda mantendo mídia (música e filmes) e arquivos de grande formato (como jogos) no HDD.

Esse gerenciamento vai depender da sua organização e seu objetivo com o upgrade.

Bem, depende… Se você for adicionar um SSD junto ao seu HD, sim, aumentará. Agora, se você for substituir seu HD por um SSD, obviamente só vai aumentar o espaço para armazenamento se o SSD tiver uma capacidade maior que seu HD.

1 curtida

Se é pra instalar jogo, pode partir dos ssd de 480gb pra cima, os jogos atuais são enormes, um de 240gb não daria pra mais do que 2 ou 3 jogos.

Mais infos:

5 curtidas

Acho que um SSD de 240GB dá conta de ter o Windows e o GTA V instalados, mas recomendo ter mais um HD para colocar os jogos/dados. Windows e alguns jogos no SSD, o resto dos jogos e dados no HD.

1 curtida

Acho que dá conta também.

Pela pergunta que o OP fez, eu assumi que ele possui um computador com HDD. Como 10 anos atrás já era normal HDD de 320 a 500 GB, também assumi que a capacidade que ele tem seja maior que 320 GB. Então um SSD de 240 seria menor que o HDD dele.

Como ele não deu mais detalhes, então resta saber se ele pretende instalar o SSD numa outra porta SATA (ou m.2) e usa-lo junto ao HDD, ou se ele vai remover o HDD e substituí-lo pelo SSD.

Pelo contrário, ele vai diminuir kk.

O SSD vai deixar seu PC mais rápido e isso é inegável (faça o teste, ele faz milagres), porém, SSDs costumam ter uma vida útil bem reduzida tanto em quantidade de gravações, quanto em vida útil.

Então, assim como as baterias de celulares, é normal os SSDs irem se desgastando com o tempo.

1 curtida

Tecnicamente falando, isso já não é tão verdade quanto era na época dos primeiros SSDs. Atualmente os SSDs conseguem tem uma vida até bem aceitável.

SSD hoje em dia vive o suficiente pra morrer só depois do resto da máquina já estar no ponto de você querer fazer upgrade.
A não ser, claro, que você trabalhe muito com edição ou alguma outra atividade que requeira vários ciclos de leitura e escrita.

Eu recentemente comprei um Crucial BX500 de 960GB, na especificação dele diz:
Durabilidade: 240 TB de total de bytes gravados (TBW)

Ou seja, se eu gravar 240GB por dia nele, ele vai durar 1.000 dias (mais de 2 anos). Mas quem grava 240GB de dados em disco todos os dias?
então vamos a uma média mais realista, 48GB por dia (pra facilitar os cálculos não coloquei 50).
Isso dá 5.000 dias, ou seja, cerca de 13 anos, agora pergunto, que HD que dura 13 anos usando todos os dias?

3 curtidas

Acabei de fazer esse calculo com o meu e meu uso nem chega a metade do seu exemplo. Tenho um 850 evo de 500GB o TBW dele é de 150TB já usei 27,1TB e tenho ele a uns 5 anos ou seja a mais de 1500 dias, oque deu algo em torno de 18GB usados por dia. Se continuar assim ele durará 27 anos no total, levando em conta os 150TB, mas em testes de durabilidade o modelo do meu SSD bateu a casa dos 1000TB, 6X mais que o garantido pela Samsung. Em suma, vou acabar comprando outro muito antes desse quebrar.

2 curtidas

Assumindo que vc vai adicionar esse SSD ao lado de um disco rígido e manter o HD onde ele está, sim!Por exemplo, eu tenho 2 SSDs 480 GB e um HD 1 TB (notebook). Screenshot_20200819_191755-1

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.