Spotify pode finalmente lançar plano Supremium com áudio de alta fidelidade

2 curtidas

Em tempos de celulares sem fones especializados para tal (maior parte deles sem a entrada P2/P10) isso será um excelente meio de ganhar grana de quem se diz ser purista e não sabe o que está falando e fazendo.

Mas, se a pessoa só usa do PC e tem o equipamento apropriado, aí pode ser legal.

3 curtidas

Sinceramente, entendo que a usabilidade do aplicativo e ampla compatibilidade com dispositivos ainda faça do Spotify líder do gênero de streaming musical (msm que eu tbm ache que existe o fator comodismo, assim como existia com a Netflix antes do aumento), porém, pagar por um plano mais caro para áudio Hi-Fi/Lossless, sendo que os 3 principais concorrentes (Amazon Music, Apple Music e Deezer), além do Tidal, já oferecem no plano básico, tem que ser mto fã do Spotify pra isso.
Ah não ser, que o Spotify lance nesse plano “Supremium” áudio Hi-Fi com qualidade MQA (até 9216 kbps) com Dolby Atmos, que aí nesse caso só o Tidal (e tlvz o Qobuz, porém não o conheço muito) tem planos equivalentes pra justificar o preço mais alto!

1 curtida

Não creio que tenha clientes o suficiente para arcar com os custos de fazer áudio de muita qualidade.

São tão poucas pessoas capazes realmente(muitas fingem. Fingir é algo comum) de perceberem a diferença que não acho que valha a pena os custos disso.

Vamos ver o que vai dar :slight_smile:

3 curtidas

Só tô no Spotify Premium pq é presente. A navegação é melhor que outros apps.
Em relação ao áudio, achei o Qobus bem melhor.

2 curtidas

Pior que eu consigo distinguir áudio lossless. Pra mim o som fica muito mais nítido. Dependendo da música, é como se fosse ouvir uma versão completamente diferente.

Mas ultimamente perdeu o sentido pra mim que só escuto música via fones ou caixas Bluetooth. Seria mais negócio um Dolby Atmos pro Spotify.

3 curtidas

“supremium”

fml

Cheguei a testar os serviços Tidal e Apple Music. Só dá para notar a diferença usando um bom fone de ouvido, caixa de som por trás de um DAC.

Acredito que nem usando um dispositivo de áudio via bluetooth que tenha suporte a codec LDAC ou Aptx HD, consegue notar uma diferença.

Agora o YouTube Music que disponibiliza as faixas em AAC 256kbps, apresenta uma qualidade melhor que o plano atual do Spotify.

2 curtidas

Cobrar a mais por um serviço que os concorrentes oferecem pelo mesmo preço é uma piada, por outro lado as pessoas não ligam pois quase ninguém tem equipamento para ouvir áudio Lossless.

para quase todo mundo só faria sentido um Dolby Atmos.

Com equipamento certo, a maioria das pessoas conseguem distinguir, mas não significa que vão querer somente assim, na verdade, duvido que a grande maioria queira

Tenho essa mesma sensação

YouTube Music na qualidade mais alta usa Opus, não AAC. É um codec mais eficiente em comparação com o AAC…

4 curtidas

Eu senti que o Qobuz entrega um som mais claro também. A questão é que em troca vc leva uma interface horrível no app. Fiquei no spotify mesmo.

2 curtidas

No chromecast áudio também? Pra mim eles usavam mp3 em 256.

Meu Deezer com áudio hi fi manda um abraço. Sem contar que a UI do Deezer é muito melhor do que o Spotify se tornou de uns anos pra cá.

Eu também consigo, mas admito que é sutil. O som tem mais brilho (detalhes) e extensão. Mas só consigo perceber usando um DAC e o fone hifi. Para quem só escuta música via bluetooth, não vai perceber diferença alguma.

Até que enfim. Quando experimentei isso no Amazon Music via Echo Studio, fiquei encantado e se eu tiver a mesma experiência com o Spotify, posso considerar a assinatura.

Como citaram, a música vem com tanta qualidade e clareza que parece ser outra versão. Ao menos na Echo Studio, eu consigo ouvir cada instrumento e as vozes bem “nítidas”… A melhor experiência em um álbum que já ouvi, foi o “1000 Forms of Fear” da Sia, que inclusive recomendo.

E comparando a qualidade lado a lado entre Spotify padrão e Amazon Music Unlimited, fica evidente a diferença.

Fico pensando se não é melhor colocar o arquivo HiFi por Bluetooth também. Acredito que haja (poucos) ganhos na qualidade pois não converte pro SBC ou AAC de um arquivo lossy. A transmissão ocorre somente com uma camada de perdas ao invés de duas. Talvez com o arquivo de sample alto, o codec do Bluetooth também aumente o sample do padrão 44,1 kHz pra ao menos 48 kHz. Claro que isso é pura tecnicidade.

Trouxa de quem assinar. Assinei o Deezer recentemente numa promoção de 1 ano e pago somente R$ 9,90 e tenho a qualidade HiFi inclusa no plano. A percepção de uma acentuada melhoria na qualidade sonora varia de pessoa pra pessoa, não é todo mundo que percebe a diferença de uma música na qualidade MP3 pra uma música HiFi. Eu mesmo não percebo tanta diferença assim, então ao meu ver é só mais uma forma de arrancar dinheiro de trouxa. Quase certo que após o lançamento desse “Supremium” as outras plataformas vão querer aumentar o valor do plano que contem essa qualidade, podem apostar.

Da última vez que eu verifiquei, as faixas de áudio do YouTube Music só eram oferecidas em AAC (nos bitrates mais baixos) e em Opus (nos bitrates mais altos). Se no Chromecast Audio eles usam MP3, a conversão deve acontecer diretamente no dispositivo e o resultado deve ser ainda pior, visto que você estará convertendo de um formato lossy (AAC/Opus) para outro formato lossy (MP3)…