esse golpe pode atingir diretamente os mais idosos, pessoas que mantem o mesmo numero da linha por vários anos, ou alguma família que comprou 3~4 chips e distribuiu entre os filhos, pai, mãe.
Exemplos:
- um idoso que mantem o numero 9xxxx-xxxx pois é o que algum parente do interior, que o tem “anotado” desde a ultima visita à 8 anos atrás.
- Pai e Mãe que comprar as linhas para seus filhos, com inicial igual, e que muda só o final (conheci casal que colocou ano de nascimento), era 9xxxx-2002 e 9xxxx-2007.
Ah, acho que isso explica por que alguém me ligou ontem dizendo que eu tinha ligado
A faculdade do crime cada vez mais fazendo doutorado kkk.
Está insuportável, tem dia que são umas 20 chamadas, se não fosse pelo whoscall, acho que desabilitaria as chamadas.
Resolvo esse problema deixando meu celular com o “não perturbe” ativado quase sempre e só atendendo quem tenho adicionado. Fora isso, acho o filtro de ligação do Android bem satisfatório.
Por aqui vou de truecaller, tá impossível atender chamada, recebo cerca de 100 chamadas por dia de desconhecidos, golpe, claro e vivo com oferta “imperdível” um verdadeiro horror.
Eu bloqueei todas os números que não tenho na agenda (pelo iOS). Estava insuportável.
O que você faria se recebesse uma ligação do tecnoblog com uma oferta imperdível?
Na regulação brasileira, o spoofing é uma prática completamente proibida e as operadoras não podem permitir a manipulação do código de acesso do usuário originador da chamada na sua rede.
Ainda bem que é regulamentado e proibido… Imagina se isso acontecesse? Não, pera… hahaha
Mas eu duvido que isso mude cedo… mesmo com o STIR/SHAKEN…
E eu que já recebi 2 ou 3 vezes ligação do meu próprio número de celular?
Eu tenho uma técnica que funciona bem. Quando começa a entrar muitas ligações assim, eu ativo a função de receber apenas as ligações de quem está nos contatos. Após alguns dias (uns 3 ou 4 dias) essas ligações param. Eu acredito que o sistema deles identifica que o número não é bom para isso e pára de ligar. Então é possível desativar novamente a função de recusar desconhecidos, até que volte a acontecer novamente.
Eu também fazia isso, mas agora pela matéria percebi que provavelmente estou bloqueando telefones a toa, porque nem sao da pessoa de verdade que está ligando. As vezes inclusive é de pessoas reais.
Essa matéria serviu pra enterrar de ver a função de chamada do telefone. Se dá pra falsear quem liga, nao faz nem sentido usar esse protocolo mais.
Está acontecendo isto com o telefone da empresa em que trabalho, ele recebe muitas ligações que possuem uma certa familiaridade.
Eu encerro a chamada antes mesmo de atender e vou consultar se o número está cadastrado em “QUAL EMPRESA ME LIGOU?” (me ajuda muito a identificar se são empresas de telemarketing) ou consulto a qual operadora ela pertence no site da ABR Telecom. Eu comecei a ficar preocupado quando os números que eu consultava não estava vinculado a nenhuma operadora (como assim?) até ler essa matéria e entender o esquema por trás. Ainda bem que sou desconfiado e já desligo quando percebo algo estranho.
Há muito tempo ativei a opção de receber chamadas só da minha agenda, nunca funcionou
Sem dúvida alguma, esse assunto é tão importante que merece um Tecnocast só sobre isso. Infelizmente, também tenho recebido entre 20 e 30 ligações diariamente e por mais que silencie ou ative a função de só receber ligações locais tem hora que acabo atendendo por parecer números de ramais do meu trabalho e para minha surpresa são os golpistas.
Estou torcendo pra que esse assunto chegue ao STF, pois, só assim irá ter fim. (/ironic)
Aconteceu comigo. Uma luta pra registrar BO. Avisei pra Vivo e nem uma resposta. Só esperando a policia bater na minha porta e eu aparecer como golpista nas notícias. Até para a Vivo aparece que eu fiz a ligação que eu tenho a mais absoluta certeza de não ter feito. Estamos nas mãos dos bandidos. Eles fazem o que bem querem.
Pro Android o único app que funcionou pra mim para bloquear ligações pelo prefixo foi o NoPhoneSpam. Não tem no Google play, mas vc pode baixar o APK do fDroid.
Esse app é quase perfeito. O problema é que o celular toca por 1 segundo antes do app derrubar a chamada. A solução que arrumei foi colocar um toque que a música demora 1 segundo pra começar. Desde então tem sido uma paz.
Fiz o mesmo por aqui. O Truecaller é excelente mas é caro demais kkkk.