Spoofing numérico: golpistas te ligam com números parecidos com o seu

esse golpe pode atingir diretamente os mais idosos, pessoas que mantem o mesmo numero da linha por vários anos, ou alguma família que comprou 3~4 chips e distribuiu entre os filhos, pai, mãe.
Exemplos:

• um idoso que mantem o numero 9xxxx-xxxx pois é o que algum parente do interior, que o tem “anotado” desde a ultima visita à 8 anos atrás.
  • Pai e Mãe que comprar as linhas para seus filhos, com inicial igual, e que muda só o final (conheci casal que colocou ano de nascimento), era 9xxxx-2002 e 9xxxx-2007.
1 Like

Ah, acho que isso explica por que alguém me ligou ontem dizendo que eu tinha ligado

1 Like

A faculdade do crime cada vez mais fazendo doutorado kkk.

2 Likes

Está insuportável, tem dia que são umas 20 chamadas, se não fosse pelo whoscall, acho que desabilitaria as chamadas.

Resolvo esse problema deixando meu celular com o “não perturbe” ativado quase sempre e só atendendo quem tenho adicionado. Fora isso, acho o filtro de ligação do Android bem satisfatório.

Por aqui vou de truecaller, tá impossível atender chamada, recebo cerca de 100 chamadas por dia de desconhecidos, golpe, claro e vivo com oferta “imperdível” um verdadeiro horror.

Eu bloqueei todas os números que não tenho na agenda (pelo iOS). Estava insuportável.

O que você faria se recebesse uma ligação do tecnoblog com uma oferta imperdível? :grimacing:

Na regulação brasileira, o spoofing é uma prática completamente proibida e as operadoras não podem permitir a manipulação do código de acesso do usuário originador da chamada na sua rede.

Ainda bem que é regulamentado e proibido… Imagina se isso acontecesse? Não, pera… hahaha
Mas eu duvido que isso mude cedo… mesmo com o STIR/SHAKEN…

E eu que já recebi 2 ou 3 vezes ligação do meu próprio número de celular?

Eu tenho uma técnica que funciona bem. Quando começa a entrar muitas ligações assim, eu ativo a função de receber apenas as ligações de quem está nos contatos. Após alguns dias (uns 3 ou 4 dias) essas ligações param. Eu acredito que o sistema deles identifica que o número não é bom para isso e pára de ligar. Então é possível desativar novamente a função de recusar desconhecidos, até que volte a acontecer novamente.

Eu também fazia isso, mas agora pela matéria percebi que provavelmente estou bloqueando telefones a toa, porque nem sao da pessoa de verdade que está ligando. As vezes inclusive é de pessoas reais.
Essa matéria serviu pra enterrar de ver a função de chamada do telefone. Se dá pra falsear quem liga, nao faz nem sentido usar esse protocolo mais.

Está acontecendo isto com o telefone da empresa em que trabalho, ele recebe muitas ligações que possuem uma certa familiaridade.

Eu encerro a chamada antes mesmo de atender e vou consultar se o número está cadastrado em “QUAL EMPRESA ME LIGOU?” (me ajuda muito a identificar se são empresas de telemarketing) ou consulto a qual operadora ela pertence no site da ABR Telecom. Eu comecei a ficar preocupado quando os números que eu consultava não estava vinculado a nenhuma operadora (como assim?) até ler essa matéria e entender o esquema por trás. Ainda bem que sou desconfiado e já desligo quando percebo algo estranho.

1 Like

Há muito tempo ativei a opção de receber chamadas só da minha agenda, nunca funcionou :pensive:

Sem dúvida alguma, esse assunto é tão importante que merece um Tecnocast só sobre isso. Infelizmente, também tenho recebido entre 20 e 30 ligações diariamente e por mais que silencie ou ative a função de só receber ligações locais tem hora que acabo atendendo por parecer números de ramais do meu trabalho e para minha surpresa são os golpistas.

Estou torcendo pra que esse assunto chegue ao STF, pois, só assim irá ter fim. (/ironic)

1 Like

Aconteceu comigo. Uma luta pra registrar BO. Avisei pra Vivo e nem uma resposta. Só esperando a policia bater na minha porta e eu aparecer como golpista nas notícias. Até para a Vivo aparece que eu fiz a ligação que eu tenho a mais absoluta certeza de não ter feito. Estamos nas mãos dos bandidos. Eles fazem o que bem querem.

1 Like

Pro Android o único app que funcionou pra mim para bloquear ligações pelo prefixo foi o NoPhoneSpam. Não tem no Google play, mas vc pode baixar o APK do fDroid.

Esse app é quase perfeito. O problema é que o celular toca por 1 segundo antes do app derrubar a chamada. A solução que arrumei foi colocar um toque que a música demora 1 segundo pra começar. Desde então tem sido uma paz.

1 Like

Fiz o mesmo por aqui. O Truecaller é excelente mas é caro demais kkkk.