SpaceX lança mais satélites Starlink e alcança taxa de 100 Mb/s

Originally published at: SpaceX lança mais satélites Starlink e alcança taxa de 100 Mb/s – Tecnoblog

Esta é 12ª missão da SpaceX para lançamento de satélites Starlink; em teste, serviço já alcança download de 100 Mb/s

2 curtidas

Certo, mas e o upload?

1 curtida

No post anterior onde a média de download que os usuários postaram o speedtest é de +/- 5 a 15mbps, o download tava na faixa de 35 a 60mbps e a latência na faixa de 30 até 90ms, perto do que temos hoje de internet por satélite, são marcas bem boas, principalmente de latência!

1 curtida

O upload não deve ultrapassar 10 a 20% do download. Em redes sem fio (e redes com fio do tipo xDSL) um é inversamente porcional ao outro, e acaba se dando prioridade ao download.

Comparado com outros serviços via satélite é excelente, o problema é que o Elton Musk esta promovendo como competidor da fibra óptica, aí já é impossível de bater.

Quando a rede estiver completa e em conexões de longa distancia, de um continente para outro, deve competir em latência com a fibra, isso é útil para serviços de baixa velocidade e necessitam de latência muito baixa.

E se for pensar só em velocidade sem a latência, 100 Mbps já tá competindo com a fibra, já que só o docsis alem da fibra consegue essa velocidade para o cliente final.

1 curtida

Nem tanto. Pra redes no mesmo continente, sim, não baterá, mas aplicações intercontinentais possa que tenha um ganho muito bom sim.
Tô usando fibra e dei ping no site da Amazon Reino Unido pra te dar um exemplo. Se meu negócio dependesse de agilidade nas informações (Como bolsa de valores) e o Starlink me desse metade disso (Coisa que já estão alcançando nos testes) eu já teria uma melhora significativa.

image

Olha esse vídeo que o cara compara o ganho que poderia ter nas operações de Bolsa de Valores hoje em dia se a Starlink entregar o que tá prometendo. É realmente animador.

1 curtida

Acho que a SpaceX já provou que essa tecnologia será muito viável principalmente em marte.

Um dos objetivos do projeto é fazer uma rede dessas lá também.

Se com 700 satélites já está nesse nível…

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.