SpaceX, de Elon Musk, inicia pré-venda da internet Starlink

Originally published at: SpaceX, de Elon Musk, inicia pré-venda da internet Starlink – Internet – Tecnoblog

Encomendas não garantem a obtenção do serviço, mas valor pode ser completamente estornado, segundo o site da Starlink

O Linus Tech Tips soltou vídeos sobre a tecnologia. O primeiro é de um canal do mesmo grupo, que é mais unboxing e testes preliminares.

E um do canal principal que o equipamento é testado na prática. Esse vídeo também explica mais sobre a tecnologia em si.

E tenho a dizer que: se alguém falava sobre “democratizar” a internet mas na prática não fazia muita coisa (Google e Facebook, oi) a Starlink está abrindo essa porta pra valer.

6 curtidas

Starlink vai ser a versão do século 21 dos contrabandos de discos em raio-X na URSS.

1 curtida

Coloquei meu endereço e previu final de 2021 :heart_eyes:

Agora a STARLINK vem!

4 curtidas

Starlink pelo que vi videos no youtube parece ser uma opção bem interessante pra quem depende de internet por satélite, basicamente o dobro ou o triplo do custa por conta da conversão dolar atualmente, porém, bem mais velocidade, latencia bem menor e principalmente, sem limite de dados que costuma ser bem pouco nesses planos por satélite de hoje em dia

Isso não deve ser viável pra quem mora na cidade e é atendido por fibra, mas é uma excelente opção pra regiões mais remotas!

1 curtida

Esse negócio de vem pro Brasil em x tempo deve ser uma resposta padrão, igual a OIfibra que você coloca o CEP e diz que está “quase lá”. Infelizmente como tudo no Brasil vai ter muito político interferindo, e lobby e chororo das operadoras principalmente as de satélite, pra isso não funcionar aqui, ou pelo menos adiar o máximo possível…

1 curtida

Eu acho que não. A Startlink já teve uma reunião com a Anatel no dia 2 de dezembro e recentemente a Anatel liberou algumas frequências para utilização com satélites. Sem contar que a Startlink abriu 2 CNPJs recentemente, um como Holding e outro para provedor de internet via satélite.

2 curtidas

esse ping baixo é absurdo.

o Google e Facebook tentaram aquela internet de balão por um tempo, mas não deu certo. a Starlink prometeu e está cumprindo muito, mas a astronomia já está sendo afetada mesmo não tendo todos os satélites necessários da empresa em órbita. e, como disse o Linus, daqui a 5 anos, teremos milhares de satélites riscando o céu.

Se o preço for esse mesmo mostrado no site (99 dólares), lascou-se. Em reais é uma fortuna

Não se vc morar numa fazenda. Um plano pra fazenda de internet satélite comum custa no mínimo 800 R$. Se o Starlink vier por uns 400 ou 500 R$ isso é cerca de 40 a 50% menos preço.

1 curtida

Tomara que você esteja certo, onde moro passa uma meia dúzia de fibra, mas tenho conhecidos que moram no campo que contam os dias para aparecer uma internet “usável” … aguardar pra ver …

Ah legal, eles investem bilhões para rechear a terra de satélites e o público alvo se restringe às fazendas. Faz todo sentido

não está caro, se converter nesse momento dar 531 reais. Você já viu o preço das empresas que vendem internet via satélite no Brasil? É na média de 200 reais pra cima e ainda limitam a velocidade, ping altíssimo e possuem franquia que acaba em poucos dias. A proposta Starlink vale muito a pena…

Não disse que o público alvo são fazendas. Disse que pra propriedades rurais (Sobretudo as pequenas) é interessante, dependendo do preço.

1 curtida

Acho que você está por fora da internet em zona rural, hein? 99 dólares por mais de 100Mbps é um valor justo se comparado aos 200 em internet via rádio (sem contar a infra de 5K) ou 300 em internet via satélite. Essas duas opções não passam de 30Mbps.

O público-alvo é qualquer um interessado. Em cidade populosa, por exemplo: tem região que não tem concorrência nenhuma e basicamente só tem NET/Claro. Tem cidade pequena que é só a Oi. Tem cidade que sequer tem internet, é só telefonia. E tem quem more em localidades ou lugares em que não existe nenhum tipo de sinal de internet a não ser o do satélite.

Caso aqui na família: pais da minha cunhada moram em Lins/SP, só que na fazenda, que fica algo em torno de 10km do centro da cidade. Lá malemá pega celular e telefone fixo nem em sonho. Pra eles um Starlink seria muito interessante.

Ta, mas obviamente eles não vão concorrer só com empresas de internet via satélite. Não vejo lógica em tanto investimento pra um mercado tão pequeno.

image

Ok que são dados de 2017, mas nos EUA 50 milhões de casas tendo menos de 25 Mbps disponíveis, com 5 milhões não tendo nem 3 Mbps não me parece um mercado pequeno, não estão competindo só com satélite, estão competindo com todas as internet que não sejam fibra, e se mantiverem a promessa de subir as velocidades nos próximos anos e não subirem o preço, nem se fala no quanto serão competitivos.

1 curtida