SP distribuirá chips com 3 GB de internet para estudantes

Originally published at: SP distribuirá chips com 3 GB de internet para estudantes – Telecomunicações – Tecnoblog

Chips do governo serão entregues para estudantes da rede pública em situação de pobreza e extrema pobreza

1 curtida

Muito pouco, 3GB vão embora em um instante ao assistir meia dúzia de aula em vídeo, transmissões ao vivo nem pensar também.

era mais facil ser ilimitado bloqueado a apps que possa ser utilizados para fins de estudos.

2 curtidas

Por mais otimizado que as video conferências sejam, a não ser que a transmissão das aulas fique fora da franquia, é realmente bem improvável que 3GB por mês seja o suficiente.
E 5GB pros professores? Se o professor quiser fazer uma chamada individual com os alunos, já era a franquia também.

Mas na própria matéria fala que tem “acesso ilimitado ao Centro de Mídias, onde os conteúdos pedagógicos são publicados pelas escolas”. Ou seja, os 3GB são pras outras coisas.

1 curtida

A pergunta é se nesse centro estão inclusas a transmissão de aulas ao vivo ou se é só gravação de aula onde o aluno não consegue interagir com o professor e os outros alunos em tempo real.

Confesso que passei batido nesse trecho, se vídeos e áudios da plataforma tiverem zero rating já ajuda bastante. Mas se não contemplar transmissões ao vivo e videoconferência, não sei se 3GB serão suficientes.

E se o dinheiro do contribuinte não fosse para o ralo da corrupção, daria para o governo comprar um Chromebook para cada estudante, porque redigir textos, ler documentos e assistir vídeo-aulas numa telinha de celular é sofrimento demais. Nos EUA o Chromebook fez sucesso na rede pública de ensino e já corresponde a mais de 60% dos computadores usados nas escolas.

Aqui na Unifesp, a faculdade distribuiu uma porrada de Chromebooks para quem realmente precisa. Achei fantástico. Além disso, para esses alunos, a faculdade está custeando a internet fixa até 80 reais, o que dá para contratar um plano razoável para quem se encontra nessa situação.

4 curtidas

Muito legal a iniciativa, o grande potencial do Chromebook é sem dúvida na educação, pena que ainda custem muito caro no Brasil. Com o Google Docs rodando na nuvem, e podendo instalar aplicativos de Android, já não se faz tão necessário um laptop rodando Windows e Office/LibreOffice.

1 curtida

Só se for aúdio, pq vídeo não dura uma semana isso e ao vivo então nem pensar.

O plano também dá acesso ilimitado ao Centro de Mídias, onde os conteúdos pedagógicos são publicados pelas escolas.

A menos que esse Centro de Mídias armazene as vídeoaulas, mesmo assim 3GB para um mês é muito pouco

Melhor que Tim Beta!

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.