Sony e Valve são processadas sob acusação de monopólio em lojas de jogos

Tá, agora queria entender qual o objetivo, eles querem que a Sony e a Steam abaixem os preços isso?

No caso da Sony seria permitir a comercialização de jogos digitais em outras lojas. Estou totalmente de acordo com isso, visto que a Microsoft permite a comercialização de mídias digitais em qualquer loja; até a barraquinha do Seu Zé pode vender.

Mas a prática da Sony não choca, pois é o que ela faz de melhor: ir contra seus consumidores.

Já a questão da Steam tem mais a ver com as imposições que ela coloca nos publicadores.

2 curtidas

Não entendi, a Microsoft permite que você baixe jogos fora da loja do Xbox?

Lembre-se que a Sony e Microsoft lucram na venda dos jogos na loja, sem isso, os aparelhos vão custar mais caros… Não tem almoço grátis aqui.

2 curtidas

Baixar não, mas comprar ela permite. Várias lojas vendem os códigos de download do Xbox, inclusive as grandes redes varejistas em suas lojas online e físicas; você vai lá e resgata na MS Store; o que foi proibido pela Sony em detrimento da venda exclusiva na PS Store com aqueles preços astronômicos.

O que ando vendo é que agora tem cara vendendo conta compartilhada, mas assim como no Xbox vc pode ter o console banido.

Não sei se muda alguma coisa, quem coloca os preços na PSN são as empresas de jogos, imagino que da mesma forma que é feito na app store ou na play store, a sony lucra seus 30% em cima disso, só o que mudaria é que haveria negociação entre uma B2W da vida e a empresa de jogos pra vender os códigos para resgate do jogo.

Eu não sei como ficaria a logistica da coisa, pois em tese a desenvolvedora poderia registrar os jogos com preço de um dolar e repassar por 30 para b2w, de qualquer forma tem que ver mesmo essa questao ai.

Que ridículo!!! Se é pra processar a Sony, processem a Microsoft e a Nintendo tb. O Xbox só tem a loja da Microsoft, e o Switch tb só tem o e-shop,

Acho que a 99 deveria abrir um processo contra a Uber por não oferecer as corridas dela dentro da concorrente. Isso é um absurdo!

Tirando a minha clara ironia, sério, tá ficando chato. A lógica dessas leis anti-monopólio estão completamente erradas.

Se o produto é de uma empresa, ela é que decide o que vai funcionar ali ou não. Isso não é monopólio.

Depois que o cliente compra, ele tem total direito de fazer o que quiser com o produto, inclusive tentar furar as proteções dele.

Algo que também permite a empresa contra-atacar, seja negando a garantia ou impedindo que aquele produto acesse a rede privada da empresa.

É simples gente. Mas pelo visto é mais fácil processar a rival, chorando pro governo dar uma multa só porque não consegue competir de igual pra igual.

E para quem ainda não sabe o que é monopólio, vou dar um exemplo do dia-a-dia: Transporte público. Já reparou que não se pode ter outras empresas competindo? Então, é porque o governo não permite, isso é um monopólio. Quando você estiver na sardinha ambulante, pense em abrir uma ação coletiva e vê no que vai dar.

Vou processar a Fiat, pq qnd compro um Palio não posso colocar o motor de um Onix. Isso é monopólio da Fiat sobre o Palio, um absurdo!!!

O Xbox tem a MS Store, porém permite que os jogos digitais sejam comprados em qualquer loja, bastando você resgatar o código dentro da loja do Xbox. A Sony não permite isso, o que caracteriza monopólio (as concorrentes permitirem abre precedentes para tais acusações)

Mesmo assim, não deixa de ser a única loja disponível nos consoles Xbox.
Se a justificativa é a venda de jogos por resgate via código, porque a Steam tb tá sendo processada, sendo que tem lojas que vendem jogos fornecendo códigos pra resgate na Steam (Nuuvem, Humble Bundle em alguns casos) ou em outros launchers? :thinking:

De fato mas, como a compra não precisa ser exclusivamente feita na loja do console, não é caracterizado monopólio. O que a Sony passou a fazer é prática monopolista, visto que não dá nenhuma opção pro consumidor dela que não as disponíveis dentro do sistema, mas não que ela tenha bom histórico em dar opções pro jogadores de PS…

Já a Steam não é questão da venda de jogos, mas sim dos termos de publicação na loja que fazem com que a Valve detenha monopólio do setor

Uma das reclamações é de que a Steam proíbe que um jogo seja vendido mais barato em outra loja do que na Steam (não sei se é verdade, é o que a acusação alega). Isso basicamente trava o preço mínimo ao que é cobrado na Steam, mesmo que, por exemplo, o produtor tenha uma loja própria e pudesse não cobrar os 30% de taxa que a Steam cobra. Isso acaba dificultando a concorrência por preço.

E sobre resgate de código, eu não sei exatamente como funciona a distribuição desses códigos para revenda. Não sei se a Steam fornece gratuitamente ou se oferece por um preço menor, sei lá. Mas um código para ser resgatado na Steam basicamente serve pra prender o consumidor na Steam também, o que acaba dificultando a concorrência.

Claro que no processo contra a Steam não é considerado o que leva as pessoas a preferirem a Steam.

1 curtida

A Steam não tem lucro algum com os códigos vendidos em outras lojas, inclusive a geração deles é gratuita

Ah sim.
E uma das reclamações da acusação é de que a Valve resguarda o direito de negar a emissão dessas chaves também a partir de regras não totalmente objetivas como

O que significa “extreme” e “good value” para a Valve? Isso não é explicado.

Enfim, a Steam oferece benefícios que os consumidores gostam, isso é fato.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.