Soluções para jogar consoles antigos em TVs e monitores modernos?

Vendo esse tópico aqui, fiquei com vontade de jogar uns consoles antigos.
A questão é que eu não tenho TV com entrada RCA mais.
Na verdade, nem TV funcionando eu devo ter aqui.
Então eu tenho que usar um monitor de PC com entrada HDMI, DVI ou VGA.

E daí surge a dúvida. Como conectar um console antigo com saída RCA em um monitor mais atual, com entrada HDMI?
No ML eu encontrei esses mini upscalers:


mas vi reviews (de outros países) com resultados variados. Em alguns não sai cor, em outros a cor sai saturada demais, em outros tem alguns artifícios na imagem, em vários tinha chiado (mas o som não me preocupo porque eu nem passaria pelo upscaler, iria jogar direto pra uma caixa de som).
Essa variedade de resultados provavelmente se dá porque esse é o típico produto chinês que copiaram aos montes e vendem sem nenhum teste de qualidade.

Então ficam as perguntas.
Alguém já testou esses mini upscalers? Funciona?
Alguém tem alguma sugestão de solução barata e que funcione razoalmente bem?

Na era analógica tudo depende…

Se sai sem cor é pq o equipamento não usa um sistema de cores de Hertz do país (EUA é NTSC 60fps na TV e Europa é PAL 50fps). Se não tem som é pq o sistema de som não é suportado ou o formato identifica o conversor como um “copiador”.

Eu indico comprar no Brasil em lojas mais especializadas, eles vão ter algo garantido.

Teria que casar o protocolo analógico do seu console (PAL → Europeu // NTSC → Americano // Brasil → PAL-M ) com o do aparelho, acho melhor ver em lojas brasileiras que dão uma garantia e devolução boa caso dê problema

Se você não se importa tanto com jogar diretamente no console original, vale a pena pegar as versões mini que já vem com HDMI, apesar de ser emulação a Nintendo fez um trabalho muito bom de customização no NES e no SNES, o desempenho é melhor que de um Raspberry genérico ou PC (no caso do PS1 não tem diferença pro Rasp, mas tb é bom)

Caso prefira jogar realmente nos consoles, duas opções: pegar uma versão boa desses conversores de sinal (que são bem caros) ou levar numa loja especializada em console antigo que faça mod no aparelho pra usar entrada HDMI (pra alguns consoles tem umas placas chinesas que fazem isso), se manjar de eletrônica sai mais em conta ainda

Isso acontece quando tu tem um monte de resenha de produtos diferentes. hahaha

Mas existe alguns desses que são bem decentes. Por exemplo, falam bem desse aqui: https://www.amazon.com/dp/B01JYCXP3S/

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.