[Solução] Microfone diminuindo o volume sozinho (mesmo com opção de controle por programas desativada)

[TL;DR]

Se desativou o controle por apps terceiros, pode não ser o OS. Desabilite uma flag no seu navegador chromium que o dá controle sobre o microfone.
(O link abaixo funciona pra qualquer Chromium)

chrome://flags/#enable-webrtc-allow-input-volume-adjustment

Minha história grande e chata

Passei por um caso muito curioso. Comecei a trabalhar home office e adquiri um headset da DELL, a qualidade é boa, funciona perfeitamente, só que o Windows 11 fica abaixando o volume conforme eu vou falando.

Eu não fazia a menor ideia de como resolver isso! Eu trabalho com ligações e não dá pra ter minha voz sumindo. Tinha que manter a aba da janela de som aberta pra toda hora conferir e aumentar o volume, abaixo de “75” a pessoa praticamente não me escutava mais.

Já havia desabilitado a opção de controle por programas, mudei de volume pra dbi, desabilitei a opção de aprimoramento e várias outras coisas. Algumas delas inclusive que estavam num post no fórum da Microsoft.

Só que percebi que quando ligava no meu Whatsapp instalado na máquina isso não acontecia. Desconfiei ser o navegador. Pesquisando, voltei nesse mesmo post que mencionei e lá nos comentários, eu deixei passar batido, alguém mencionava que instalou uma extensão pra sanar o problema.

Só que eu pensei, como habilita e desabilita funções num navegador Chromium!? Flags! Então fui lá e achei a bendita. Basta disativa-la. Usando o link abaixo você poderá encontrála e desativala. O link funciona mesmo se seu navegador não for chrome, é padrão de todos os Chromiums, eles enxergam “chrome” e depois atualizam com o nome deles.

chrome://flags/#enable-webrtc-allow-input-volume-adjustment

2 Likes