O usuário @mbc07 sugeriu um driver mais recente que habilita o Bluetooth para 5.3, marcarei como solução, fique a vontade para escolher o que melhor funcionar pra você!
Clique-direito > Salvar link como… > Extraia para uma pasta (usei o 7zip) > Abrir “Gerenciador de Dispositivos” > Selecione “Bluetooth” > Vá em “Ação” > “Adicionar drivers” > Selecione a pasta que extraiu > Aguarde o fim da instalação e reinicie o computador.
Aqui funcionou de boas, espero que funcione aí também! Ah, e partir daí as atualizações no Drive Booster passaram a funcionar direitinho.
Motivo e fonte
Tive uns problemas de conexão com o driver Realtek do meu adaptador bluetooth Orico no Windows 11 e demorei pra encontrar uma solução, então vou deixar aqui pra facilitar pra quem também estiver passando pelo mesmo problema. Eu encontrei a solução aqui, está em inglês.
Eu tô com um adaptador Bluetooth aqui, usando o mesmo chipset, e depois de muito fuçar descobri que o driver pode carregar uma firmware mais recente do que a que foi gravada na ROM do adaptador, durante a fabricação.
A maioria dos adaptadores usando o RTL8761BUV (Orico BTA-508, Ugreen CM390, entre outros) saem da caixa suportando apenas o Bluetooth 5.0, mas se você utilizar essa versão do driver (pode ser necessário instalar manualmente), uma firmware mais recente será carregada e eles ganham suporte ao Bluetooth 5.3…
O tipo de arquivo é o mesmo, então o processo pra instalar é o mesmo que eu descrevi. Depois vou testar pra ver. Tem como ver se a versão do Bluetooth atualizou de verdade? Digo fazer testes e não apenas checar o que está escrito.
Bom, as versões do HCI e LMP que aparecem no Gerenciador de Dispositivos são reportadas pelo próprio adaptador, e com o driver que eu linkei eles passam a reportar, de fato, HCI e LMP 12 (correspondente ao Bluetooth 5.3).
Para testar, na prática, acho que no momento só com um fone que suporte o codec LC3 (faz parte da especificação do Bluetooth 5.3), mas aí depende do Windows também suportar o codec, não faço ideia se a Microsoft já implementou no sistema…
Eu atualizei, mas não foi pro 5.3. Afinal o HCL/LMP ficou no “9”.
Segundo o Driver Booster essa versão é de 07/09/2021, que é de fato mais recente que o driver que estava usando que era do começo de 2021. Porém existe um mais novo de 01/11/2021 no próprio Driver Booster. Mesmo após essa atualização o HCL/LMP permaneceu o mesmo.
Edit: Depois de olhar com mais atenção, na verdade a versão do driver que eu passei originalmente é a mesma do Driver Booster (está inclusive descrito no post original também linkado). Só que eu quis testar mais algumas vezes e mandei o DB desinstalar o driver, aí ele foi pra versão no dispositivo com data de 12/12/2019 que é… HCL/LMP 10 (?).
Logo nos primeiras repostas lá um usuário relata a mesma coisa. Porém, outros usuário relataram que foram pro 5.3 utilizando esse driver que você passou, então acho que a questão seja o Windows mesmo.
Aliás, qual a versão Windows que está utilizando 10 ou 11 ?
Faz a instalação manual do driver que eu postei o link que o adaptador recebe suporte para o Bluetooth 5.3. Nesse caso específico, não adianta olhar a data do driver, o que importa mesmo é a firmware que vai junto com o driver, ser mais recente não significa necessariamente que inclui o binário com suporte ao Bluetooth 5.3…
Se não houve mudança, você não instalou a versão correta. Como eu mencionei, você precisa instalar manualmente (apontar o local do INF, desmarcar a caixa “mostrar hardware compatível” e escolher o que menciona Bluetooth 5.3 na lista). Segue os prints usando o driver que eu linkei neste post:
Atualizei colocando o arquivo .inf pelo gerenciador de dispositivos só pra testar e aqui foi do 9 pro 13 (e o título da janela foi de 5.0 pra 5.3). O meu tbm é o BTA-508, até a versão do HCI e e LMP são exatamente as mesmas.
Sim, eu tentei de mais de uma forma mas não vai. Uma das formas aparece essa mensagem:
Eu cheguei a desinstalar todos os drivers manualmente pra ter certeza que não teria outro driver, deixando o dispositivo aparecendo dessa forma:
Aí eu instalei o driver que você passou e nada aconteceu, não mudou nada dessa condição, parece não ser reconhecido pelo sistema. Como disse, talvez seja uma questão com o Windows (inclusive estou usando o W11).
A versão do Windows não é relevante, o driver suporta tanto o Windows 10 como o Windows 11 (já testei em ambos). Mais uma vez, você precisa instalar manualmente, não foi o que você fez (olha a mensagem do seu primeiro print, “O Windows determinou que o melhor driver para este dispositivo já está instalado” – é pra você selecionar manualmente, não deixar o Windows pesquisar por conta própria).
No gerenciador de dispositivos, clique com o botão direito nesse Generic Bluetooth Adapter => Atualizar driver => Procurar drivers no meu computador => Permitir que eu escolha em uma lista de drivers disponíveis em meu computador => “Com disco…”. Clique em “Procurar…” e aponte o local para onde você extraiu o driver, ao clicar em OK você voltará para a lista, desmarque a opção “mostrar hardware compatível” e selecione o “Realtek Bluetooth 5.3 Adapter” na lista.
Quando você clicar em avançar, vai aparecer um aviso dizendo que “não é recomendável instalar este driver porque o Windows não pôde verificar se ele é compatível com o hardware […] Deseja continuar instalando este driver?”, clique em sim e aguarde. Após a instalação, o driver fará o upload da firmware com suporte ao Bluetooth 5.3 para o adaptador e as versões do HCI/LMP serão incrementadas para 12.
Lembrando que a alteração não é permanente, esse upload ocorrerá sempre que você plugar o adaptador. Se você desinstalar o driver, a firmware regride para a versão de fábrica, assim como a versão do HCI/LMP…
Show, funcionou! Obrigado! Eu havia tentado de 3 maneiras diferentes e não havia ido. Eu vou marcar o seu post como solução, acrescenta o link pra download pra facilitar pros próximos usuários, por favor!