Sobre MacBook Air no Paraguai

Olá,

Pretendo passar o final do ano com minha esposa em uma cidade vizinha das Cataratas do Iguaçu, e, obviamente, vou aproveitar para ir no Paraguai comprar alguns eletrônicos, incluindo aí um Macbook Air m1, visto que mesmo com o dólar a R$ 5,60 ainda vale a pena comprar lá.
Acontece que o preço praticados lá, de aproximadamente $ 950,00, é menor que o preço oficial da Apple, de $999,00, então surgiu a dúvida: Esses Macbooks são recondicionados?

E outra, valeria mais a penar investir R$ 5.500,00 em um M1 recondicionado no Paraguai ou R$ 6.900,00 em um novo aqui?

1 curtida

Não é somente isso, compra em débito fora do país tem adicional de 5%, e crédito é de 10%

Se comprar no dinheiro não tem esses adicionais aí.

Não necessariamente recondicionado. Alguns produtos tem isenções por acordos comerciais de importação e chegam com preços menores. No Chile também é comum encontrar produtos Apple ou Samsung com preços menores que os dos EUA.

Se vale um exemplo tupiniquim, carros fabricados no Brasil são vendidos por preços muito menores no México por exemplo.

6 curtidas

Se for recondicionado pela Apple, é até ok. Ela dá garantia de 1 ano mesmo pra produtos recondicionados, e o pessoal que testou, diz ser igual ao novo.

Porém, no meu caso, não arriscaria pegar um recondicionado haha.

1 curtida

Aproveitando o tópico, e como faz para entrar com ele legalmente no Brasil depois?
Pois, mesmo que vá por terra, acredito que ao cruzar a fronteira é necessário declarar bens, ao entrar vale a mesma regra dos 60%?

1 curtida

Quando retorna ao país o imposto devido sobre produtos adquiridos no exterior é de 50% do valor do produto que exceda a cota individual.
Desde janeiro de 2020 a cota via terrestre também é de US$500 (eu acho que não mudaram isso).

Claro que existem esquemas pra tentar trazer sem pagar o imposto, principalmente na fronteira com o Paraguai, mas dai vai de cada um arriscar ou não. E eu já ouvi dizer que os fiscais dessa fronteira também já possuem mais ou menos os perfis de viajantes que tem mais chances de ter atravessado a fronteira pra comprar eletrônicos caros e eles acabam focando mais em pessoas que se encaixam nesse perfil.

3 curtidas

É que os recondicionaria da Apple são interinamente desmontados e remontados, tendo o vidro e a carcaça substituídos por novos e submetidos aos mesmos testes de padrão de qualidade. Porém no Brasil a apple não vende produtos refurbished.

Para quem é desapagado com essas coisas refurbished, é uma opção de pagar menos, mas particularmente não sou o público alvo dessa categoria de serviço e produto.

2 curtidas

Somente se você tiver azar, quando passei por lá, fui abordado pelos marretas que pega turista.

3 curtidas

Meu sobrenome é azar, então nem considero essa opção. :crazy_face:

1 curtida

Opa Marcelo! Cara, realmente é um pouco mais barato em alguns casos e mais caro em outros, mas não é recondicionado não. As lojas grandes como Casa Nissei e Cellshop são bem claras quando o produto é refurbished.

Agora é importante você ter consciência que 5,60 é o dólar americano comercial aqui no Brasil, que não tem nada haver com o valor do dólar lá no Paraguai. Lá, além de ser mais caro o dólar, várias lojas praticam um dólar mais caro ainda, então te recomendo entrar nos sites das lojas (essas que citei acima são extremamente confiáveis) e consultar o dólar delas. Várias vezes está 15 até 25 centavos mais caro que o dólar aqui no Brasil.

Meu MacBook Air eu comprei na Nissei no início do ano e está tudo perfeito: garantia ativada na Apple e tudo mais. Minha sugestão é sempre essa: vá somente nas lojas certificadas da Apple, não deixe o preço um pouco mais baixo fazer você comprar em lojas como Madrid Center ou Victoria Store.

Precisando, estamos aí!! Valeu

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.