Snapdragon 888 é "exagero" para muitos aplicativos, sugere OnePlus

Eu concordo em partes! Seria adequado essa otimização como um recurso com possibilidade de ser habilitado pelo usuário, que decide se quer diminuir um pouco a potencia a fim de ganho na bateria.

7 curtidas

ISSO!!! É ISSO!!! Eu sinceramente não entendo essa busca da Samsung, Apple e Qualcomm em criar um processador de Supercomputador com trocentos núcleos, 3 GHz, baixo consumo energético pro sujeito usar o Twitter? Pro cara abrir o Instagram? Pra pessoa assistir Tiktok??? É sério, 99% dos usuários do PLANETA estariam super satisfeito com processadores intermediários. Aí você vê na fila do pão, aquele tiozão que diz que não vai comprar o Xiaomi “X” ou o Motorola “Y” porque o processador é um Mediatek… rs o camarada mal mal assiste vídeo em Full HD no celular e quer um Snapdragem 888. Porquê? Por que sim! rs

7 curtidas

Ter justificativa para uma pessoa querer trocar de celular.

2 curtidas

Não vejo problemas. Eu mesmo quando usei Samsung, na maioria do tempo usava em modo de economia de energia que reduz o processador a 70%. E achava a diferença para esses aplicativos triviais praticamente inexistente.

1 curtida

Curioso isso vir da OnePlus. Meus últimos dois smartphones foram deles (OnePlus 6T e Nord N10) e os dois apresentavam engasgamentos e queda de framerates aleatórios acentuados “do nada”. As vezes durava um dia inteiro, as vezes duravam alguns segundos.

Na época pesquisei muito nos fóruns e várias outras pessoas relatavam o mesmo problema nos flagships da marca.

Eles deveriam se preocupar com isso antes de querer limitar ainda mais o poder de processamento por acharem que já tá tudo rápido demais.

Essa busca por processadores mais rápidos foi o que nos gerou o M1 e está introduzindo a arquitetura ARM nos notebooks (e possivelmente até desktops daqui um tempo).

Até pra “redes sociais”, um processador mais potente pode sim ajudar, tendo em vista que o próprio Instagram admitiu recentemente que o futuro das redes são vídeos (TikTok, Kwai e SnapChat tbm mostram isso). Agora pensa processar vídeos + filtros visuais + áudio + efeitos de interface + 5 apps rodando em background + podcast tocando de fundo, tudo isso em um celular com processador fraquinho.

3 curtidas

Se colocarem uma forma fácil de desabilitar essa função, não vejo problema nenhum nela. Poderiam ir além e da a opção de desabilitar só nos apps que o usuário quiser, do tipo, da lista não quero que o Chrome seja limitado, o resto deixa com as configurações padrão.

4 curtidas

Isso faz diferença pra quem produz conteúdo, mas pra quem só consome, eu acho que não é tão crucial.

2 curtidas

Mas ai o foco é outro, a OnePlus não cria processadores, só adequa o software. Tudo que vc citou é feito por outras partes do processador que ela não mexeu (ela limitou o acesso ao núcleo X1 basicamente): processar videos: GPU / Processador de imagem; Filtros: GPU/ NPU; audio: processador de audio; apps em background: núcleos de baixo desempenho. Essa otimização em hardware é que faz dos chips móveis tão mias eficientes que os em x86 por enquanto, Intel e AMD ainda fazem os seus SOCs muito mais simples.

Não precisa ser um “influencer” pra ser produtor.

Hoje em dia acaba que todo mundo produz conteúdo, principalmente os jovens. A diferença é que eles não necessariamente produzem para tornar público. Quem tem irmãos mais novos ou filhos sabe que é o dia inteiro gravando, aplicando e experimentando filtros, mandando direct pros amigos ou em grupos, salvando na galeria, etc.

Então, também acho que essa coisa de cortar o processamento deve existir como OPÇÃO para o usuário!
Mas me veio uma dúvida: e para programas que exigem processamento maior, como jogos, edição de vídeos e talz? Tem Snapdragon 888, 12 GB de memória e talz, mas, se eu REALMENTE precisar disso, terei?

1 curtida

Isso me lembrou daquela história, de que Bill Gates teria dito que 640KB de ram era mais do que suficiente para qualquer um.

1 curtida

Minha opinião é que o processador não deveria ser limitado, o cliente pagou pelo produto que diz bem claro em suas especificações “processador tal”, se precisa ou não é problema do cliente, entrega o que vendeu e ponto.

1 curtida

E eu não falei que quem produz conteúdo é influenciador.

1 curtida

Concordo com o pessoal ai, no meu entendimento essa “limitação” até poderia vir habilitada por padrão, porém deveria dar a opção ao cliente se ele quer desabilitar tal recurso ou não.

Enfim se algum aplicativo desses que são limitados em performace no futuro atualizam para uma versão mais “pesada” e que necessite de poder de processamento adicional, eu duvido que a OnePlus vai liberar uma atualização que destrava tal recurso, ainda mais quando esse aparelho já não for mais o carro chefe da empresa.

1 curtida

Penso o mesmo, por isso quando troquei de celular optei por um intermediário “premium” com um snap 730G. Com isso consigo ótima duração da bateria

1 curtida

Até hoje uso um Mi A2 com S660, e ainda uso no modo de economia de energia na maior parte do tempo, e o desempenho da e sobra.

1 curtida

História incorreta inclusive.