Smartphones: funções abandonadas que eram úteis. Quais vocês sentem falta?

Nossa, bem me lembro quando eu tinha infravermelho e usei só uma vez pra trocar arquivos. Foi uma penitência e achava aquilo a maior falha. Até o dia que peguei um Xiaomi com isso, pra controlar vários dispositivos. Foi só um celular pra testes e vi como o infravermelho era útil, sinto falta dele (pra controle remoto) no meu celular.

Trabalho com atendimento ao público onde eles precisam trazer alguns documentos até a mim…
Mas sabe como é brasileiro,deixa tudo para última hora e sempre esquece alguma coisa…
Então eles querem enviar para o meu whatsapp… Claro que eu não aceito,eu peço pra passar pelo bom e velho Bluetooth. A risada é certa. Alguns nem sabem mais como ativar. Mas sempre dá certo. Geralmente recebo arquivo pequeno. Sim,o Bluetooth ainda me salva muito. Salva minha produtividade e minha privacidade!.

4 curtidas

Já tive cel com infravermelho, mas nunca usei.

O meu atual nem tem Led de notificações, mas não me faz falta pq tenho um smartwatch (Amazfit bip). Meu cel só vive no silencioso sem vibração.

Outra coisa q uso muito raramente é o rádio FM.

Rádio FM eu vejo mais como um motivo pra reclamar se tirarem. Não conheço ninguém que usa :smiley:

Meu último telefone com LED foi um S7 e naquele tempo era interessante, mesmo com o always-on. Mesmo longe do telefone conseguia saber quando chegava alguma mensagem ou coisas assim, porém achava dispensável.

Sempre quis ter um telefone com infravermelho, mas pra falar a verdade, acho meio inútil. Minha atual TV tem Wi-Fi e eu não uso nunca a função de controlar pelo smartphone.

Além lento, é ineficiente. Eu tenho de ligar o celular, desbloquear a tela, abrir o app e controlar bem porcamente a TV, por exemplo.

1 curtida

Sinto falta do LED de notificações colorido também. Não entendo pq em smartphones com tela Oled não implementam nativamente algo para substituir. Um simples ponto piscando no canto da tela.
Também sinto falta de rádio FM. Mas hoje em dia da pra achar a transmissão on-line.

2 curtidas

sinto falta é do HDMI MHL para transmitir a tela do celular via cabo.

1 curtida

mas as tecnologias avançaram e dá pra usar sem fio, vc não curte?

mas o app precisa dar suporte ao Chromecast, oque faz com que nem todos sejam, no MHL bastava o celular ser, ai tudo que tava na tela era transmitido para a TV. Fora que o chromecast não me permite controlar o bitrate de videos, a qualidade da transmissão depende de como o app implementou o suporte, um exemplo é a Amazon Prime o suporte dele ao chromecast é sofrivel, eu prefiro ligar o meu PS4 a usar o app de celular via Chromecast, pois no celular o video vive travando.

entendi

tem tb a função miracast que muitas TVs tem, que aí vc consegue espelhar tudo da tela pra TV

A minha TV tem, ele consegue ser mais instável que o chromecast além de praticamente só funcionar com o youtube para videos, pois os demais apps usam DRM incopativel com o miracast transmitindo apenas o audio e a UI do app, mas o video em si fica todo preto.

1 curtida

Tenho um Redmi4A e ainda uso essa função de led colorido exatamente assim, acho muito útil. Infravermelho só usei uma vez, não me pegou; radio FM acho quase indispensável, uso bastante.

Acho que sou um usuário tão básico que meu celular ainda tem essas funções que muitos novos abandonaram…

1 curtida

Hoje o USB tipo C já faz isso. Basta o celular ter suporte ao protocolo HDMI (tops de linha)

Eu lembro dos meus tempos de ensino médio, lá pelos anos 2008, 2009, que passávamos música via Bluetooth!

Deve ser a geração que nasceu nos anos 2000 que não teve acesso a isso.

2 curtidas

Com certeza! rs!

1 curtida

Tenho saudade do WPS no Android. Vi que o Android 9+ não tem mais suporte ao protocolo.
Dia desses precisei conectar meu celular no Wifi da minha tia, e seria mais conveniente apertar o botão de WPS no roteador e conectar o aparelho, sem precisar digitar a senha.

Muita gente reclama da ausência da entrada P2 e do rádio FM em alguns celulares atuais. Hoje em dia, há apps que substituem a função que o rádio FM possui ao fazer stream da transmissão ao vivo de rádios gratuitamente. Com relação à entrada para fones de ouvido, acho ela totalmente dispensável, pois sinto incômodo ao usar fones de ouvido.

A diferença é que rádio FM funciona mesmo em lugares onde internet móvel não funciona ou não pega bem, além de gastar menos bateria e não gastar dados.

4 curtidas

Para ligar e desligar a TV eu acho a Alexa com a skill da Samsung muito eficiente. Ainda não achei uma forma de trocar canais ou abrir o netflix por exemplo, mas ajuda bastante e é rápido.

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.