Site Tecnoblog com seleção de cookies

É possível o site ter opção quais cookies o usuários poderia escolher? Certos sites oferecem este recurso. Na minha opinião, sou favorável que tenha. O que acham?

Tipo isso do concorrente? (fica pior no mobile) Melhor não, né? É bem chato ter isso na sua cara ao entrar em um site, parece paywall. Além disso, o próprio navegador possibilita que você permita/bloqueie determinado cookie, é o que o TB recomenda em sua Política de Privacidade.
Existem milhares de formas de te rastrear na internet e não vai ser um cookizinho bloqueado que vai impedir que isso aconteça. O Google - ou qualquer empresa de rastreio - vai utilizar teu IP e geolocalização pra tentar determinar teu perfil (é isso que ele faz sempre que formato meu celular e acesso o Google News ou sites com Adsense, ele começa a exibir noticias no perfil da minha mãe e irmã, que são os perfis de anúncios mais próximos do “novo dispositivo”)

Depende. Certos sites, quando possuem tal recurso, não tomam a página inteira. Podem possuir tamanho razoável para seleção de cookies pelo usuário, como o site Exame, por exemplo.

Ah não. Essa idéia é uma desgraça. Sim, serve para limitar o rastreamento… porém incomoda mais que ajuda/traz benefícios… teoricamente não será rastreado, ok. Mas as propagandas ficam extremamente inúteis.
Para tu ter idéia de quão irritante é isso, alguém já criou uma extensão para acabar com mensagens do tipo…

1 curtida

Do jeito que está não precisa mudar. Compacto e direto ao ponto.

Essa obrigação legal só serviu para trazer mais poluição visual aos sites, deixa-los mais pesados e fazer os usuários passarem mais raiva de fechar esses avisos na navegação.

Francamente falando, você acha que o usuário médio vai parar para ler o que o pop-up de consentimento de cookies diz ou ele vai simplesmente clicar no botão “concordo” para ver o que lhe interessa de fato.

Essa implementação não é benéfica para ninguém, até porque, quem realmente se importa com a privacidade, já sabe o que deve fazer para protege-la.

Para piorar, sem os cookies as publicidades que muitos já acham chatas ficam ainda piores, pois perdem os “gostos” dos usuários, exibindo assim as maiores aleatoriedades possíveis.

Lembro da época em que só precisava de um clique para entrar num website. Ahhh, velhos tempos…

Alguns sites tem Política de cookies (1), Popup de Notificações (2) e Banner (Principalmente em lojas, 3) ao mesmo tempo. Três fucking cliques só pra ler um website fora o clique para acessar o website em si (o link).

2 curtidas

Fora um possível pop-up gigante que tampa quase todo o site, onde eles pedem para desligar o ad-block.

Em relação a sugestão, provável que o @mobilon aceite-a, mas eu mesmo só saio dando Aceitar e nem ligo para isso.

1 curtida

Tu esqueceu daquele dos newsletter…

O que me deixa mais puto nesse sistema de seleção de cookies, é que ele não grava a sua escolha. Para qualquer artigo desse tipo de site que você tentar entrar, seja por hot link ou manualmente. Vai sempre pedir essa desgraça.

Era pra aparecer somente uma vez, se tá aparecendo toda hora seu navegador não tá salvando a preferência, ou então está limpando os cookies após cada visita, o que causa esse problema…

1 curtida

Essa configuração deveria estar no navegador e não nos sites. Não faz o menor sentido do ponto de vista de usabilidade.

Eu acredito fortemente que em breve o mercado vai discutir uma forma de padronizar os níveis de permissão (como funciona com apps nos smartphones) e aí será possível implementar a configuração no navegador.

8 curtidas

Ok. Entendido. Muito obrigado pelo esclarecimento.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.