Sistema da VTEX para lojas online expõe dados parciais e preocupa especialistas

1 curtida

Essa é a grande desvantagem de contar com frameworks a APIs de terceiros. Quando acontece alguma merda é federal.
Sistemas cruciais tinham que ser programados na unha, mas quem faz isso hoje? :man_shrugging:

2 curtidas

Mas ser programado caso a caso não garante segurança. Um zé aleatório pode esquecer de implementar/atualizar algo e os dados estão vulneráveis. Obvio que não em proporções gigantes que nem o de uma grande API, mas seria muito mais comum.

1 curtida

Muito pelo contrário. Programar um sistema “na unha” o expõe a muito mais riscos do que uma plataforma grande como é o VTEX, com dezenas, centenas, talvez até mais pessoas trabalhando em cima disso, cumprindo etapas e exigências que não conseguiriam ser estabelecidas em uma equipe pequena.

Aliás, a brecha apontada não é uma falha na programação, é um real funcionalidade™️ que não foi muito bem pensada pra ser à prova de engenharia social.

5 curtidas

e ninguém avisou que essa funcionalidade é uma puta falta de segurança?
parece que não adianta ter tanta gente envolvida num projeto se ninguém pensa.

Só uma multa de uns 5% do faturamento anual da empresa pra resolver esse tipo de cultura burra.

Cara, tem coisa que não adianta ser avisado. Eu concordo que é no mínimo arriscado, mas vai falar isso pra diretores que recebem a ideia de “olha, a gente planejou uma coisa aqui, vai ser foda”. Não vão mais querer saber se pode ou não ser inseguro. Aliás, na real, não é inseguro, apenas abre uma brecha pra quem é desatento poder cair num golpe.
Então devem ter tacado um grande e enorme f0da-se.

2 curtidas

A lógica da VTEX é basicamente “nosso sistema só vaza a informação do jeito que nós planejamos portanto o sistema é seguro”.

como eu disse antes, 5% do faturamento anual em multa faz os diretores aprenderem a prestar atenção nesses problemas, Brasil tem de mudar essa cultura do tudo acaba em pizza.

2 curtidas

E pra casos como este, também seria bom acabar com a cultura da Anti-Lei de Murphy movida à Lei de Gerson, do “deixa disso, não vai dar xabu não” que motiva muita gente neste Brasilsão a ancorar sua vida inteira em eternas gambiarras, em prol de uma vantagemzinha extra.

3 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.