Sinais que o SSD vai parar?

Eu tenho um SSD de 250gb no meu Desktop, só que de um tempo para cá, tem aparecido no Windows mensagem de erro nas notificacoes, dizendo para reparar o disco. e algumas vezes quando eu ligo o PC na propria inicializacao o Windows tenta reparar o disco. Eu baixei uma vez o HD Tune In e aparece em azul uma mensagem de erro no CRC do Cabo. O que e isso? Sera que vou perder o meu HD?

Opções de Programas para verificar a “saúde” do SSD:

Por precaução, faça de imediato um backup dos arquivos importantes nesse ssd.

Depois, faça uma limepeza no PC e passe um limpa contatos ou álcool isopropílico nos cabos sata.

Se possível, nas memórias e outros componentes de encaixe também.

Se depois da limpeza não ocorrerem mais mensagens, tudo ok.

Caso contrário, poderá ainda ser o cabo, ou o ssd.

Melhor trocar o cabo, antes do SSD (maid barato e fácil).

Por último, grande chance do ssd estar próximo do adeus.

Cabo sata costuma ser uma coisa barata, eu trocaria ele, pegue um com aquelas travinhas de metal na ponta, eles costumam manter o cabo melhor encaixado.

Primeiro instala o SSDLife ou o CrystalDiskInfo e verifica se dá algum aviso, se der faz backup. Se não der… compra um cabo sata novo. Se mesmo com o cabo sata novo continuar dando problema… ai recomendo testar o SSD em outro PC. Se parar, é o computador. Se continuar, é o SSD. (ou o cabo novo que também tá ruim)

Eu baixei os programas que o @Keaton me indicou e tá tudo ok! ou seja problema nenhum com o SSD. Pode ser um falso positivo do HD Tune In. Porque esses 2 que ele me indicou nao mostra problema algum com o SSD em si. Mas eu nao sei porque que o Windows mostra que tem erro com o Disco. Eu fiz o reparo ontem de manha com o Windows, e ate agora nao deu problema.

Troca o cabo sata só para garantir, é tipo 10 reais. hahaha

@Tantrum

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.