Seu PC está lento? Chrome OS Flex, lançado pelo Google, pode ajudar você

Assim como várias distribuições Linux.
Uma pena que o Linux tenha essa fama de sistema complicado.

3 curtidas

Não é só fama (ou eu sou burro).

O eMMC do meu Samsung Flash F30 queimou. Eu comprei um SSD M.2 SATA, mas tanto o Windows 10 quanto o 11 se recusaram a instalar. O instalador sequer iniciava, ficava pra sempre na tela do logotipo com bolinhas girando.

A alternativa seria então um Linux. Instalei diversas distros e não consegui fazer a aceleração por hardware (GPU) funcionar em nenhuma delas. Em todas ficou impossível assistir um vídeo ou participar de reuniões do Zoom porque o vídeo travava muito e o computador superaquecia.

Então eu descobri o projeto Brunch, que possibilita a instalação do Chrome OS completo, incluindo suporte a apps Android, em qualquer computador. Foi o que salvou meu notebook. O Chrome OS instalado na gambiarra funciona perfeitamente, incluindo a aceleração por hardware. Os vídeos rodam sem travamentos e sem fazer o notebook virar um forno.

3 curtidas

Na verdade isso é problema da fabricante. Muitas marcas dificultam a instalação de Linux na maquina com bloqueios, sem contar hardwares nao compatíveis. A Dell e a Lenovo sao mais amigáveis com o Linux. Tenho um Asus vivobook e tive que mexer bastante na BIOS pra conseguir instalar o linux.

2 curtidas

Finalmente depois do google comprar o cloudready temos alguma iniciativa de algo para o desktop, entretanto as limitações são as mesmas do próprio cloudready, se for para colocar o logo e mudar o nome já podia ter feito no cloudready mesmo.

1 curtida

Tá com cara de algum outro problema, já que você relatou que nem Windows funcionava. Você teve é sorte de conseguir dar boot no linux, foi o que te salvou.

A maioria das pessoas não consegue nem usar Windows direito, imagina linux.

O que me salvou foi o Brunch/Chrome OS, porque todo Linux que eu instalei ficou inutilizável. Eu segui todos os tutoriais que encontrei ensinando a ativar a aceleração por hardware, mas nenhum funcionou.

Obvio que deu pra entender isso na primeira sentença, mas deu pra entender também que Windows nem funcionou, mas não vimos reclamação quanto a isso. Alias, qual distribuição linux você testou?? E tá ligado que Chrome OS também é linux?

Eu não fiz reclamação quanto a isso aqui porque não teria relação com o tópico, só citei para dar contexto. Mas eu fiquei mais de um mês quebrando a cabeça pra tentar instalar o Windows nele. Fiz o pendrive bootável pelo utilitário da própria Microsoft, pelo Rufus, em formato GPT, MBR… Em todos os casos o resultado foi o mesmo. Ao dar boot pelo pendrive com Windows o computador ficava pra sempre na tela com o logo da janela e bolinhas girando embaixo. Também tentei resetar a BIOS, desativar o boot seguro, desativar o TPM 2.0, mas de nada adiantou.

Levei na assistência autorizada da Samsung e condenaram o aparelho. Cobraram R$900 pra trocar a placa. Obviamente eu não concordei, esse valor é absurdo.

Ubuntu, Lubuntu, Xubuntu, Kubuntu, Mint, Pop!Os, Zorin, Zorin Lite. Instalei todas no SSD M.2 SATA. Em todas elas a GPU não foi utilizada pelo sistema, causando até mesmo tearing e lentidão nas rolagens e transições. A reprodução de vídeos ficou impossível.

Chrome OS pode ter Linux por debaixo dos panos, mas não é exatamente como as outras distros. Nem dá para instalar aplicações desenvolvidas para Linux diretamente no sistema, só através do contêiner de desenvolvimento Linux, e ainda assim cheio de limitações como o não suporte a aceleração por hardware.

1 curtida

Todas baseadas no ubuntu. Seria legal testar outras como Manjaro, Opensuse Tumbleweed…

1 curtida

No momento eu tô tranquilo com o Chrome OS, mas quando eu comprar um pc novo com certeza farei mais experimentos com esse.

1 curtida

Chrome OS já tá bem mais popular que Linux, e ele é Linux. O grande problema do Linux é essa fragmentação e “burocracia” pra fazer as coisas.

2 curtidas

“Transforme seu PC em um spyware ambulante do Google!”

Não, obrigado.
Se for pra usar algo leve, prefiro um Mint da vida.

2 curtidas

Não testou umas das features mais importante para muita gente.
Será que a Google limitou a versão Flex de rodar apps do Linux?
não encontrei na pagina do sistema.

Apesar de achar que hoje tanto o Windows quanto o Ubuntu fazem bem o seu papel, o Windows tem WSL agora e se a pessoa prefere um sistema mais livre, tem o Ubuntu que pode rodar alguns apps do Windows com wine, além de ser um sistema que funciona muito bem em muitos hardwares.

Instalei num SSD externo que uso e é muito rápido, estou brincando no meu notebook mas meu notebook tem bom hardware já. Instalei também num pendrive 2.0 da Sandisk e coloquei ele num PC antigo que tem apenas 2Gb de RAM e rodou liso. Chrome OS Flex tem futuro.
O que tá pegando ainda é a falta de Dual Boot (não permitir escolher qual disco instalar quando se tem 2 na máquina). Mas acredito que em breve teremos Dual Boot.

2 curtidas

Estou testando(inclusive escrevo dele), via live pendriver multilaser 3.0, e queridos, já testei o brunch e cloudready, mas jamais vi um desempenho absurdo como esse atual, tipo nada de novidade em relação ao cloudready em recursos, ainda não tem android, entretanto o desempenho está bem melhor comparado aos outros dois que para a primeira inicialização demora bastante, sobre as atualizações são bem rápidas, já que hoje assisti um video do diolinux de lançado a 18h atrás, e ao contrario da versão que ele gravou já removeram os logos do cloudready, estou desde cedo com essa versão sem problema algum, agora sim estou acreditando e empolgado com o futuro do Chrome OS Flex.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.