Respeito quem faz concurso, mas pra quem é bom, não faz sentido. Você pode ganhar muito mais que isso.
“Ah, mas não tem a estabilidade”, se você for um cara bom, vai trabalhar pra fora do país, ganhar em Dólar ou Euro (30 - 60k reais por mes), se tiver educação, vai investir e pensar no seu futuro. Digamos que ganhe 40k, viva com 10, e invista 30, em 10 anos, rendendo 10% a.a. vc tem quase 6M, com juros de ~50k mensal, da pra se aposentar com o estilo de vida de 30k/mes e deixar a bola de neve crescendo. (Conta de padaria, eu sei, mas deu pra entender a lógica).
E por mais que as big techs estejam demitindo, ainda tem vaga pra caramba no mercado internacional.
Bom… Na verdade nem precisa ter tal discursão, por mais que seja um concurso publico, ele não dá estabilidade:
1.4 Os candidatos contratados estarão subordinados à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Tá no Edital:
Ed_1_SERPRO_2023_abertura (cebraspe.org.br)
Puts, então 0 vantagens. Pensando que essas provas não são fáceis e normalmente um Jr não tem tanto sucesso.
Não é Cargo público, é Emprego público. O Regime é CLT e não o RJU.
Não tem vantagem nenhuma receber 9k de salário + vantagens, num país que o salário-mínimo não paga nem a comida de uma família.
Apesar de não contarem com estabilidade nos mesmos termos que os estatutários, os empregados públicos não podem ser demitidos sumariamente (existe jurisprudência consolidada nesse sentido). Na prática, acabam tão estáveis quanto servidores públicos.
Tem uma galera que viaja muito nas comparações, chega a ser cômico.
Parabéns pelos seus 60k cara
Não chega a 60, embora tenha colegas que estão no 60, mas obrigado de toda forma.
Por mais que você tenha sido irônico, eu não. Se quiser te mando print do extrato. Abraços.
[Selo b4baca] eu sei, mas sei do que estou falando, vivo na “bolha”.
Claro. Se tu souber investir em um negócio tu pode faturar muito mais que essa mixaria de 60k/mês no Brasil, isso já descontado os impostos. Basta saber e ter dinheiro para começar. Mas é possível, ué. Tudo é absolutamente possível. (Ps.: Ninguém falou que precisaria ser coisa legal. hahaha)
Que preguiça desses caras que usam o topo da pirâmide dos 0,01% dos profissionais de TI como exemplo e faz as coisas parecerem ser fáceis.
Nossa como é simples né? Poxa
Concurso e emprego CLT nunca foram realidade para mim.
Mas é para muita gente que não teve a mesma oportunidade que tive ou não tem o mesmo perfil que o meu.
E tá tudo certo. Nesse país instável em que vivemos, a vida passa bem rápido. Se eu estivesse próximo dos 30 sem muita perspectiva, patinando em empregos, eu faria concurso.
Vai realmente da realidade de cada um.
Você só pode ter falado isso sem pensar, só pode… ou sei lá, te falta humildade.
Falta de humildade porquê? Todo mundo quer ter uma vida estável.
A minha é, mas a da maioria não, infelizmente.
Apesar de não considerar concurso como objetivo, eu entendo a massa que procura por esse tipo de estabilidade. Não tem absolutamente nada errado nisso.
E sim, após os 30, 35 anos, infelizmente as portas vão se fechando no mercado privado. Existe um etarismo absurdo nas empresas e isso não vai mudar. A vida é curta.
Pelo visto você de fato falou sem pensar mesmo, desde quando a pessoa tem que estar sem muita perspectiva prox(ou além) aos 30 para tentar um concurso público? Literalmente você xingou e muito quem opta a fazer concurso público, então abaixo dos 30 é errado fazer concurso público? Quem faz está errado? O cargo Publico só serve para quem não consegue fazer outras coisas porque “as portas vão se fechando no mercado privado”?
Para mim isso ou é falta de noção ou falta de humildade.
Putz, cara… realmente vc não sabe interpretar o que as pessoas falam.
Vc pode fazer concurso com a idade que vc quiser. Tá certo?
O que eu quis dizer está claro nas postagens acima, sobre quem está indo pra mais de um terço da vida, sem perspectiva. Aí, eu acho que é caso de ser prático, fazer um concurso e viver uma vida menos conturbada. Porque a vida passa rápido e depois dos 30 as coisas ficam cada vez mais difíceis. Vai se contentar com subemprego?
Concurso serve pra pessoas competentes também, mas eu estou falando de praticidade na vida. Conheço N pessoas que saíram do mercado privado e foram para o serviço público somente pra ter estabilidade.
O que não quer dizer que não existem pessoas que fazem por amor, pois querem ser servidores públicos desde sempre.
As pessoas se vitimizam muito. Vc está procurando cabelo em ovo. Não quis ofender funcionário público nenhum. Se vc é um, foi mal.
Mas, de fato, nunca foi opção para mim.
O problema de ser funcionário público é o salário só… mas tem funcionário público que ganha “apenas” 5-6k, mas quase não tem despesas pois o VR/VA é absurdamente alto (as vezes somando uns 80% do salário), plano de saúde que muitas vezes chega a sair 1/3 do salário… etc… É quase como se o salário fossem exclusivamente pra lazer ou investir/poupar. Vários bancos costumam dar % de lucro… etc.
Claro que dá para ganhar mais, maaaaaaaaas… sei lá.
Com a vantagem da estabilidade. Nem todo mundo vai só pelo salário, mas sei lá…
O Serpro foi um dos lugares mais bacanas que trabalhei. Empresa muito organizada, com uma gestão de pessoas e serviço médico exemplares. O plano de saúde era a Cassi (parece que hoje nem é tão bom assim, mas me atendeu super bem) e tinha plano odontológico e previdência privada tb. O ticket alimentação era maior que o judiciário (onde tô atualmente) e ainda rolava um 13 do ticket. Ou seja, o seu salário não era devorado por ter que pagar por fora todos esses benefícios como acontece hoje em dia com esse monte de PJ. Enfim, eu gostava muito de lá, apesar de não ser o melhor dos salários. Não adianta pagar os 60 mil (???) que o outro citou aí se o trabalho acabar com sua saúde física e mental. Vai morrer (ou se matar) antes de usufruir dos investimentos.