Será que os notebooks com Snapdragon permitirão Hackintosh, se a Apple mudar para o ARM?

Será que no futuro dá pra transformar esses laptops com Snapdragon em Hackintosh, após a Apple migrar para a arquitetura ARM?

A arquitetura pode ser ARM, mas como a Apple mesmo diz, os chips dela foram projetados para funcionar apenas no sistema dela. Ainda mais se tratando de processadores da linha A que tem camadas de segurança fortíssimas de hardware e software.

O hackintosh hoje no Mac funciona em função dos processadores Intel.

2 curtidas

Bem lembrado, mesmo sendo a mesma arquitetura, os fabricantes são diferentes e os processadores também deverão ser bem distintos. Pelo visto essa migração deve decretar o fim do Hackintosh e Bootcamp.

A questão de rodar Windows depende da Microsoft dar suporte ao Chip da Apple, quem sabe não rola uma parceria entre elas. Ultimamente a relação das duas tem estado bem boa.

Eu me pergunto algo anterior: o que restará do macOS após a migração pra arquitetura ARM?

Dia 22 próximo vc saberá, na WWDC.

1 curtida

Resposta curta: não.

ARM é um conjunto de tecnologias. Cada fabricante faz processadores conforme a necessidade e a demanda do mercado. Temos o Snapdragon, Samsung Exynos, Huawei Kirin, MediaTek Helio, Apple Bionic…

Certamente a Apple vai desenvolver um processador próprio BASEADO nas tecnologias ARM.

O consolo é que as 5 próximas versões do MacOS vão ser retrocompatíveis com os computadores baseados em tecnologia x86 (processadores Intel). Isso me baseando na transição do PowerPC para Intel que a Apple fez anos atrás.

2 curtidas

Restará ser um SO bem mais redondo, assim como na época dos PowerPCs. Os periféricos devem ser basicamente exclusivos da Apple (se não vier tudo soldado na placa-mãe).

Vai ser bem mais difícil. O Hackintosh é viável hoje porque os processadores Intel e vários outros componentes (como GPUs da AMD, por exemplo) também são usados em outros PCs. Fica mais fácil fazer o sistema rodar em outro lugar se os componentes são os mesmos ou pelo menos similares. Ao migrar para ARM, a Apple certamente vai concentrar tudo no seu próprio SoC (CPU, GPU, RAM…) igual é no iPhone e iPad, e como esse SoC é único, você não vai conseguir rodar macOS em outro dispositivo ARM da mesma forma que não tem como rodar iOS em um celular Android, mesmo que o iPhone e o celular Android sejam ambos ARM.

Por outro lado, isso não quer dizer que o Hackintosh já vai morrer nos próximos meses. A Apple ainda tem uma quantidade enorme de Macs à venda com Intel, e mais vários outros antigos que ainda suportam a versão mais recente do macOS. Eles não vão mudar toda a linha de Macs pra ARM tão cedo, e isso quer dizer que ainda vai continuar existindo uma versão Intel do macOS por um bom tempo.

2 curtidas

Resposta curta: É possível instalar iOS em um Galaxy S20?
Tecnicamente, deveria ser, mas existem uma série de bloqueios no software que não permitem isso na prática, no final, os Macs vão funcionar de maneira semelhante;

Acho que vai ser o fim do Hackintosh quando apenas os computadores Apple com processador ARM vierem a ser os únicos a serem suportados…

1 curtida

Não. O funcionamento do iOS depende intrinsicamente do SoC próprio. Fora todas as camadas de proteção do iOS.

Exatamente o que eu falei na parte da resposta que você não clipou :smiley:

Por um tempo considerável sim, mas nunca duvido da capacidade dos homebrews… Cedo ou tarde vão achar uma portinha e entrar…

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.